Voltar para a página inicial

4 tipos de produtos que podem ser transportados por big bags

Modificado em: junho 7, 2023

Big bags são contêineres flexíveis – vêm da palavra Flexible Intermediate Bulk Container (FIBC). Elas também são chamadas sacos a granel ou jumbo. Esse tipo de container é utilizado para transportar produtos secos a granel. São amplamente utilizados no agronegócio e na logística de diversos materiais. Isso porque os produtos são facilmente acondicionados no interior desses big bags, para serem transportados.

Também é possível utilizá-los para armazenar produtos, facilitando assim o processo de logística. É uma embalagem prática para diversos produtos. Além disso, sua capacidade de carga é muito alta. Podem ser confeccionados de forma personalizada, contendo logo de empresas, numeração sequencial, ou outra informação necessária.

Nesta matéria, falaremos sobre os tipos de produtos que podem ser transportados em big bags. Leia e confira para saber mais!

O que são as big bags?

Os big bags são utilizados no segmento agro para transporte de vários produtos. Os FIBC, ou Flexible Intermediate Bulk Container, são fabricados para suportar altas cargas de peso. É um produto resistente e durável. Isso porque é produzido com lonas especiais, com tecido de fios de poliéster de alta tenacidade, revestidos com laminado flexível de  PVC. São embalagens laváveis e, se utilizados corretamente, suportam até 400 viagens. O peso do big bag vazio é de aproximadamente 12 a 15 kg.

Proporcionam alta proteção e segurança para os materiais transportados, além disso, as lonas com as quais são fabricados os big-bags, possuem proteção contra raios UV, prolongando sua vida útil. Devido a possibilidade de reutilização, o investimento inicial para sua aquisição é compensado ao longo do período de uso, traduzindo-se em grande vantagem econômica, pois, não necessita de aquisições recorrentes.

Os big bags são produtos de grande utilização no transporte de granéis secos, para a agricultura, produtos químicos, mineração, etc. Visto isso, são muito úteis para a comercialização desses produtos, possibilitando carregamento mais rápido, pois transforma uma carga dispersa em volumes organizados e adequados ao transporte em caminhões.

Para que servem?

Os Big Bags servem para transportar, armazenar e realizar a logística de produtos, como grãos, sementes, fertilizantes, rações, entre outros. Possibilitam agilidade e segurança durante a carga e descarga do material. Isso porque dispensa o trabalho de muitas pessoas para o manuseio da carga, diminuindo o custo com mão de obra. Também é possível otimizar o espaço e armazenar os big bags cheios, de forma organizada e segura, aumentando, assim, a produtividade.

Esse tipo de big bag tem muitos benefícios. Os big bags podem ser recicláveis , pois, são reutilizáveis após a limpeza interna. Isso torna os big bags uma forma de transporte mais sustentável.

Características do Big Bag

É um produto resistente e pode ser dimensionado conforme a necessidade do cliente. O modelo mais indicado é o vinicon®, pois proporciona redução do tempo de transporte e mão de obra no processo de carga e descarga. Em razão de sua alta resistência, o uso do vinicon® resulta em redução de perdas de materiais a serem envasados.

Possui alças metálicas destinadas para o içamento, facilitando seu manuseio com empilhadeiras ou caminhão do tipo munck. É confeccionado com material flexível, logo, facilita a armazenagem e transporte quando vazio, diminuindo os custos com frete. Pode ser produzido com lona de PVC atóxica e, executando-se manutenções periódicas, o número de viagens de cada vinicon pode chegar a 400 ciclos.

Quais produtos podem ser transportados pelo Vinicon®?

Existem diversos produtos que podem ser transportados de forma segura pelo Vinicon®, isso porque os materiais envasados em vinicon®, estão protegidos contra intempéries. Vinicon está disponível em diversos tamanhos, possibilitando o transporte de produtos de várias densidades. O ideal é adquirir embalagens novas, não utilizadas, para garantir que estão devidamente higienizadas. É importante frisar que o transportador tem grande participação na durabilidade do vinicon®, mantendo seu veículo em perfeitas condições de conservação. Além disso, o transportador deve ter cuidado na hora de elevar os big bags, com o objetivo de manter a integridade da embalagem. O Vincon deve ser içado através das 4 alças para que não ocorram acidentes ou rompimento da lona de PVC. Para transporte de qualquer tipo de produto dentro de caminhões, é orientado que a carroceria seja protegida com uma lona higienizada, para evitar contaminações, visto que é possível carregar diferentes tipos de produtos, como os exemplos dados a seguir.

1. Areia

Os big bags são contêineres robustos, então podem carregar produtos de densidade maior como a areia por exemplo. Isso porque a lona de PVC é fechada, não possuindo aberturas que resultam em perda ou vazamento. Com esse tipo de embalagem, o ideal é que o içamento e transporte seja realizado na posição vertical, sem deslocamentos laterais, para que não ocorra danos ao vínico®.

2. Cimento

O mesmo acontece no transporte do cimento, pois, devido as suas características, não pode absorver umidade, logo, o vinicon® proporciona segurança no transporte e armazenamento deste produto.

3. Fertilizantes

O vinicon® também pode ser utilizado com segurança no transporte de fertilizantes a granel. Possuem proteção contra raios UV e intempéries, o que faz com que o fertilizante seja transportado e armazenado de forma correta e segura.

4. Ureia

Outro produto possível de ser transportado em vinicon® é a ureia. Isso porque esse tipo de container possibilita a entrega e armazenamento do produto, em diferentes capacidades e pesos. É uma forma versátil e ágil de transporte para esse material.

Além desse produtos citados acima, utilizados no segmento agrícola, também podem ser transportados alimentos como castanha, soja, café, milho, arroz, feijão e outros grãos. O vinicon® pode ser utilizado para o transporte de alimentos de granulometria fina, como gelatina, diversos tipos de farinhas, farelos e ácidos cítricos. São utilizados também pela indústria mineradora para transporte e armazenagem de cal, calcário, óxidos, entre outros.

Como utilizar os big bags?

É possível utilizar os big bags com pallets de madeira no caminhão que fará o transporte, pois o uso de pallets aumenta a resistência à umidade. Esses pallets contribuem para a estabilização do big bag, evitando sua movimentação durante o transporte. Podem ser escolhidos de acordo com a necessidade de transporte (peso, cubagem, densidade), pois, estão disponíveis em diversos tamanhos, os quais possuem tubo de carga e descarga dimensionados conforme necessidade do usuário.

As dimensões do vinicon® podem ser personalizadas e são fornecidas sob encomenda. As alças também são ajustadas ao modelo de equipamento utilizado em sua operação de elevação. O vinicon® pode ser personalizado com a logomarca de sua empresa.

Os big bags são muito utilizados para reduzir o período de manuseio e transporte de produtos, de maneira organizada e prática. O material utilizado em sua confecção (PVC) promove total proteção do produto transportado, tanto no deslocamento quanto na armazenagem.

Agora que já conhece todos os detalhes dos big bags, conheça a Sansuy, especialista em produção desse tipo de contentor flexível, denominado vinicon® .

Entre em contato conosco para saber mais!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

Selecione o assunto do seu interesse

    Materiais Gratuitos