+55 (11) 2139-2888 [email protected] Voltar para a página inicial
ACESSAR LOJA
+55 (11) 2139-2888 [email protected]
×

O que é paletização de cargas e como ela pode te ajudar

Modificado em: maio 31, 2023

Quanto tempo você perde, hoje, de forma desnecessária, com condução de carga e descarga em sua propriedade? Essa resposta pode caminhar para outra questão: quanto desperdício financeiro isso gera a médio e longo prazo?

Pois é, pensar nessas questões é importante, justamente, para que você entenda a dimensão de buscar soluções mais modernas e eficientes para manuseio, armazenamento e transporte de cargas. Uma das opções que temos hoje no mercado e que é muito interessante, independentemente do tamanho de propriedade, é a paletização de cargas.

Quando utilizada de forma estratégica, pode ser muito interessante e trazer diversos benefícios para sua propriedade. Quer saber mais sobre o tema? Continue lendo e tire suas dúvidas sobre o tema.

O que é paletização de cargas?

A paletização de cargas é uma forma de agrupar as caixas de um armazém em uma única carga (em paletes), facilitando o processo de manuseio no local e, também, pode ser utilizado para o transporte. Com isso, as diversas cargas tornam-se apenas uma unidade maior.

Ela faz parte de uma estratégia de unitização das cargas nos locais de armazenagem, permitindo uma movimentação mecânica mais eficiente, principalmente, com o uso de empilhadeiras e outros maquinários desta natureza.

Assim, há uma acomodação das mercadorias em lotes. Para isso, são utilizados paletes, que é uma base padrão para que seja manuseada por equipamentos padrões para essa movimentação. Podem ser de diversos materiais e a escolha dependerá do tipo de carga a ser manuseada e a necessidade de modelos mais duráveis.

Quais os benefícios de contar com a paletização de cargas?

Um dos principais benefícios na paletização de cargas é, justamente, uma maior facilidade na mobilidade tanto no espaço de armazenamento quanto para o transporte, já que basta movimentar os paletes, já devidamente organizados, até o caminhão.

Temos ainda outros benefícios, entre eles:

  • redução de operações trabalhosas, como a estratégia de operação formiga (também conhecida como carga batida), na qual os itens são manuseados por volumes e isso torna o processo muito mais lento e, pior, com maiores riscos de prejuízo na carga;
  • redução nos custos de transporte, já que é possível acomodar as cargas de forma a conseguir movimentar um maior número de itens por viagem;
  • redução de danos nos itens durante manuseio e transporte;
  • maior segurança para quem vai manipular a carga;
  • aumento da produtividade;
  • permite um monitoramento visual facilitado;
  • é um modelo versátil, que pode ser utilizado para diferentes tipos de cargas;
  • evita perdas produtivas porque uma carga ficou escondida (algo que pode gerar muitos prejuízos no agronegócio);
  • redução de chances de extravio de itens;
  • aumenta o uso de espaço nos estoques, permitindo uma melhor organização das cargas no local.

Com todos esses pontos é possível ter um melhor custo-benefício na produção, facilitando o processo logístico como um todo. Isso é fundamental, principalmente, para as pequenas e médias propriedades, que podem ter seu rendimento abalado com alguns prejuízos desnecessários.

Como aplicar a paletização de cargas?

Para ter os benefícios que listamos, você deve saber o passo a passo para aplicar o processo. Por isso, separamos algumas informações importantes que poderão ajudá-lo nisso. Afinal, mesmo que ele seja vantajoso, alguns problemas ainda podem surgir desse processo. Por isso, um bom planejamento de adoção é fundamental.

Confira a seguir algumas dicas importantes para isso.

Conheça os diferentes tipos de layout

A disposição da carga nos pallets poderá variar de acordo com o layout escolhido. Para que possa fazer a melhor escolha, é fundamental que você conheça os principais adotados. Vamos falar um pouco mais sobre cada um a seguir.

  • layout funcional: o agrupamento da carga é feito de acordo com suas respectivas funções. Por exemplo, se está ocorrendo o transporte de máquinas, elas podem ser separadas pelas suas respectivas ações no local;
  • layout em células: pode separar os itens em grupos, de acordo com características em comum das cargas;
  • layout de linha: considera a linha de produção do início ao final, organizando de acordo com o uso na produção. Por exemplo, pode separar os insumos da agricultura em ordem para a produção, e em outro local os produtos já pós-colheita;
  • layout pela utilização: são escolhidas as posições mais favoráveis para o uso no dia a dia. Assim, aqueles que serão utilizados, recolhidos ou entregues primeiro ficam em posição prioritária, enquanto os últimos ficam mais ao fundo.

Treine os colaboradores

Se você tem funcionários internos na sua propriedade que cuidam do armazenamento do estoque, é preciso treiná-los para organizar o espaço e os paletes de acordo com as orientações definidas anteriormente. Com isso é possível minimizar problemas que possam complicar o seu processo logístico no dia a dia.

Tenha os equipamentos necessários

Para operar com paletização no dia a dia é importante ter uma empilhadeira adequada para condução de paletes, principalmente, que faça a movimentação vertical e horizontal delas. Dessa forma, você consegue direcionar as unidades dentro do próprio armazém e, também, facilita a inserção nos veículos para o transporte, evitando complicações.

Faça o transporte por meio de caminhões adequados

Mas afinal, a paletização de cargas não poderia, no final, prejudicar a facilidade no manuseio de cargas nos caminhões? A resposta é: se você escolher o modelo adequado, não. Nesse caso, é muito mais vantajoso o uso dos caminhos tipo sider.

Esse modelo de baú lonado permite a carga e descarga de forma lateral, o que facilita o abastecimento por meio de empilhadeiras – o método mais favorável para o uso dos paletes. Com isso, você pode retirar os itens lateralmente, já devidamente organizados de acordo com a lógica do transporte logístico e minimizar problemas.

Se você está pensando nesse processo e está próximo do momento de atualizar a frota, o momento é agora para isso. Aproveite e escolha os modelos que podem modernizar os seus processos.

E como falamos, é importante utilizar os caminhões mais adequados para lidar com a paletização de cargas. Um dos modelos que funciona melhor é o do tipo sider. Quando equipado com a Vinilona Sider, pode ser um combo importante para sua propriedade. Conheça mais sobre essa combinação em nosso artigo e tire suas dúvidas.

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

icon_newsletter

Selecione o assunto do seu interesse

    vinilona_cinza_20_2_1

    Materiais Gratuitos