Cadastre-se e receba novidades  
Selecione o assunto de seu interesse:
Enviando sua inscrição  
Loading...
Barracas de Feira

Padronização de feira livre: saiba por que é uma boa iniciativa

padronização de feira livre

A padronização de feira livre está sendo adotada por diversos municípios brasileiros com o objetivo de implementar melhorias nesse tipo de comércio. Isso é necessário porque, apesar das suas inúmeras vantagens, as tradicionais barracas estão perdendo seu lugar nas ruas devido à precariedade das suas infraestruturas.

A revitalização das feiras é importante para melhorar as condições de trabalho dos feirantes e dá-los a oportunidade de atender os clientes com a mesma qualidade dos estabelecimentos modernizados das grandes cidades.

Continue a leitura deste artigo e conheça os benefícios da padronização de feira livre.

Quais as vantagens da padronização para os feirantes?

Barracas bem-higienizadas

Os feirantes precisam dar atenção redobrada à higienização das suas barracas, principalmente os que lidam com produtos alimentícios. Infelizmente, a falta de limpeza é um problema comum em feiras não padronizadas, já que não existe muita orientação por parte das autoridades sobre as boas práticas para esse tipo de comércio.

Isso não apenas oferece riscos à saúde dos consumidores como também prejudica a credibilidade dos feirantes. A aparência das barracas precisa convencer as pessoas de que os protocolos sanitários estão sendo seguidos corretamente.

Os municípios que implementaram a padronização também estabeleceram parâmetros de higiene obrigatórios para os feirantes. Isso transmite mais confiança aos clientes, pois é uma garantia de que os produtos estão bem-conservados e não causarão nenhum mal à saúde.

Valorização da imagem das feiras

O crescimento das cidades tem causado o enfraquecimento da cultura das feiras livres, em parte porque a aparência das barracas não combina com a estética dos centros urbanos. Além disso, elas podem causar problemas relacionados ao trânsito de pessoas e veículos onde são instaladas.

A padronização é uma forma de solucionar esses e outros inconvenientes, pois transforma as feiras em espaços organizados que se adequam harmoniosamente aos demais elementos da região. A modernização desses ambientes também ajuda as barracas a ficarem no mesmo patamar dos outros tipos de comércios em termos de boa aparência.

Isso é algo positivo para os feirantes, já que um visual agradável é essencial para conquistar mais consumidores em áreas competitivas como as das grandes cidades.

Ambientes mais atrativos

Quem trabalha em comércios sabe que os consumidores associam muito a imagem do lugar à qualidade dos produtos vendidos ali. Isso significa que os feirantes precisam investir na boa apresentação das suas barracas para se destacarem em regiões onde há muita concorrência.

Porém, de nada adianta você ter a barraca mais linda da feira e estar rodeado de várias outras que não tiveram o mesmo cuidado, pois é bem provável que os clientes não percebam o seu espaço em meio a tantas informações pouco atrativas.

A padronização é importante para fortalecer a imagem das feiras como um todo, de modo que elas despertem o interesse de diversos tipos de públicos.

Empreendimentos com barracas bem-aparentadas têm maiores chances de fidelizar clientes e se transformarem em paradas obrigatórias para os pedestres.

ebook-feirantePowered by Rock Convert

Aumento na lucratividade dos feirantes

Atualmente, um dos maiores obstáculos enfrentados pelos feirantes é a alta competição com os comércios locais. Eles estão perdendo o seu lugar nas grandes cidades para outros estabelecimentos com ambientes mais agradáveis aos consumidores e considerados mais confiáveis.

A reestruturação das feiras promovem melhorias que aumentam a rentabilidade dos comerciantes, como:

  • melhores condições de trabalho;
  • conservação dos produtos;
  • espaços convidativos;
  • barracas fabricadas em materiais resistentes;
  • adequação às normas sanitárias vigentes.

Esses avanços resultam em negócios mais lucrativos, uma vez que contribuem para a produtividade dos feirantes e a profissionalização dos seus empreendimentos, além da redução de prejuízos causados por barracas de má qualidade.

Facilidade na identificação dos feirantes

Uma grande vantagem da padronização é o fato dela estabelecer cores específicas para as barracas de acordo com os tipos de mercadorias comercializadas. Também são disponibilizados crachás para que os feirantes sejam identificados com mais facilidade.

Isso é cômodo para os fregueses, que podem encontrar seus produtos preferidos sem precisar caminhar por toda a feira. Os feirantes também se beneficiam dessa mudança, pois recebem mais visibilidade em locais abarrotados de comércios e consumidores apressados com suas compras.

Infraestrutura de qualidade

A padronização de feira livre ajuda a aprimorar as barracas com materiais de mais qualidade, aprovados por especialistas e fabricados de acordo com as normas técnicas para esse tipo de produto. Eles oferecem a resistência e a durabilidade necessárias para a exposição prolongada em ambientes externos, além de serem mais leves e fáceis de manusear.

Muitos feirantes ainda usam estruturas de madeira e plástico de má qualidade que oferecem pouca segurança durante o trabalho. Além de danos às mercadorias, elas podem causar acidentes em decorrência de tombamentos.

Os materiais próprios para barracas de feiras são fabricados de acordo com as necessidades específicas desse empreendimento. Por isso eles facilitam a limpeza e resistem a condições climáticas desfavoráveis, como ventos e chuvas fortes, para que os feirantes passem o dia com mais conforto e segurança.

Como a Sansuy pode ajudar na padronização de feiras livres?

Pensando na comodidade dos nossos consumidores feirantes, a Sansuy desenvolveu dois produtos especiais para o seu cotidiano e que podem ajudar no processo de padronização: uma lona para cobertura de feiras e uma saia para barracas.

Ambas são confeccionadas em laminado de PVC de alta tenacidade e reforçadas com tecido de poliéster, o que garante alta durabilidade, resistência e impermeabilidade aos materiais. Elas são fabricadas em concordância com os padrões da ISO 9001, uma certificação que estabelece normas importantes para a qualidade da gestão de empresas.

Nossos produtos podem ser fabricados em uma variedade de cores e medidas, a fim de atender às especificações de cada barraca. Oferecemos garantia de um ano contra defeitos de fabricação e assistência técnica em todo o território nacional, para garantir a plena satisfação dos nossos clientes.

A padronização das feiras livres é fundamental para a continuidade desses comércios tão importantes para a nossa cultura. Ela proporciona aos feirantes a oportunidade de conquistarem o seu espaço em zonas de comércio, com boas infraestruturas para expor suas mercadorias e oferecer um atendimento de qualidade aos clientes.

Quer conhecer mais dicas para se destacar nas feiras? Baixe agora mesmo este e-book incrível que preparamos para você e saiba como se tornar um feirante de sucesso!

Powered by Rock Convert