+55 (11) 2139-2888 [email protected] Voltar para a página inicial
ACESSAR LOJA
+55 (11) 2139-2888 [email protected]
×

Tanques suspensos ou escavados: qual a melhor opção?

Modificado em: junho 14, 2024

Criações de organismos aquáticos devem ser planejadas adequadamente para oferecerem um produto final de qualidade aos consumidores. Nesse contexto, é necessário que os piscicultores estejam por dentro das melhores técnicas de produção e manejo a fim de que todos os processos ocorram de maneira otimizada.

Nós desenvolvemos este texto com o intuito de auxiliar criadores como você a tomarem a melhor decisão sobre tanques suspensos ou escavados. Não perca a chance de tirar as suas dúvidas em relação ao assunto e propor a melhor solução para a sua criação. Confira agora o conteúdo exclusivo que preparamos!

O que são os tanques suspensos e escavados?

Abaixo, listamos as principais características que diferenciam os modelos disponíveis e para qual finalidade são usados. Prepare-se para aprender os detalhes de cada reservatório!

Tanques suspensos

Tanques suspensos são aqueles que apresentam a sua estrutura montada acima do solo. Eles vêm ganhando muito destaque no cultivo de peixes graças às vantagens relacionadas à produtividade e ao manejo. Uma das suas principais características é que podem ser circulares ou retangulares.

Instalar um reservatório desses é bem fácil, mas exige um investimento inicial por parte do piscicultor. Apesar disso, esses pequenos empecilhos são compensados pelos seus grandes benefícios.

O consumo de água exigido por tanques suspensos é mais moderado, se comparado às outras opções, e depende da área que ele ocupará. Além disso, essa estrutura apresenta o seu próprio sistema hidráulico, fazendo com que água não entre em contato com outras substâncias que possam contaminá-la.

Tanques escavados

Tanques escavados são aqueles reservatórios construídos no próprio solo e que necessitam de uma cobertura impermeabilizante. A estrutura apresenta fácil instalação e pode ser desenvolvida de acordo com um projeto de escavação personalizado para cada caso. Tenha a certeza de que essa é a opção mais adequada para reproduzir o ambiente natural dos organismos aquáticos.

Seu sistema de abastecimento pode ser realizado por meio de concreto ou outro tipo de vala que conecte um tubo de PVC para conduzir a água adequadamente.

O consumo, por sua vez, pode ser controlado via utilização de um monge de alvenaria ou mesmo por um cotovelo articulado, possibilitando o escoamento da sujeira decantada no interior do tanque. Seu abastecimento pode ser feito por meio de nascentes, cursos d’água, canais de irrigação ou um açude, o que propicia uma circulação adequada.

Quais são os principais benefícios dos tanques suspensos?

Confira abaixo as principais vantagens relacionadas aos tanques suspensos.

Menor risco sanitário

Esses modelos apresentam o próprio sistema hidráulico, o que garante a pureza da água e impede que os organismos se contaminem com as impurezas do ambiente externo. Essa característica traz segurança para consumidores e colaboradores, evitando riscos sanitários, e deve ser levada em consideração quando o assunto é a qualidade do produto final.

Rápida instalação

A estrutura dos tanques suspensos garante uma instalação simplificada, fazendo com que a montagem seja rápida e eficiente, apesar de exigir uma maior especialização da mão de obra. Ainda assim, trata-se de uma instalação mais simples, pois não exige a escavação do tanque, como acontece com outras opções do mercado.

Melhor custo-benefício

O sistema do tanque suspenso é capaz de proporcionar um bom manejo para a criação, pois a sua estrutura permite facilidade de visualização do confinamento, o que amplia o controle de qualidade e temperatura.

Realizar a despesca por meio dessa estrutura também é mais fácil. Você pode preparar os peixes no interior do próprio tanque para enviá-los ao abate. Outro ponto que deve ser levado em consideração é que os tanques suspensos são capazes de impedir que predadores prejudiquem a sua criação.

Esses benefícios compensam os gastos com a mão de obra e instalação, acarretando um melhor custo-benefício em relação aos outros tanques.

Quais são os principais benefícios dos tanques escavados?

Confira abaixo as principais vantagens relacionadas aos tanques escavados!

Maior durabilidade

Por ser mais robusto e se tratar de uma escavação com revestimento de geomembrana, o tanque escavado apresenta uma maior durabilidade em comparação com outros reservatórios da sua categoria. Essas características conferem uma resistência muito grande para lidar com as variações térmicas e intempéries do clima.

Facilidade de reparos

As próprias características estruturais do tanque escavado garantem mais facilidade na hora de realizar reparos. Por apresentar uma geomembrana como revestimento, essa simplicidade no momento de consertar eventuais rasgos ou furos é uma vantagem que deve ser levada em consideração.

Reprodução do ambiente natural dos peixes

Citamos o benefício do tanque escavado de reproduzir o ambiente natural dos peixes. Essa característica também se deve à própria estrutura do reservatório, que se parece com um lago artificial. Pondere bastante a respeito desse benefício, caso você esteja no intuito de criar espécies mais atrozes, que necessitam de um ambiente semelhante ao próprio ecossistema.

Qual a melhor opção: tanques suspensos ou escavados?

Você pode ter chegado ao final deste texto ainda se questionando sobre a opção ideal para a sua criação, mas existem alguns fatores que podem ajudar na hora de escolher entre tanques suspensos ou escavados.

Quando o assunto em pauta é o custo-benefício, nós aconselhamos que você opte pelo tanque suspenso. Será preciso realizar um investimento maior na fase inicial para adquiri-los e capacitar a sua mão de obra, mas, no final, as vantagens farão valer a pena o capital investido.

Saiba que a Sansuy disponibiliza no mercado o Vinitank e o Vinitank XP como opções de tanques suspensos, que são produtos ideais para obter a melhor qualidade durante o manejo da sua criação. São reservatórios circulares pré-moldados muito eficazes para o desenvolvimento de alevinos ou para qualquer etapa do ciclo de crescimento dos seus peixes.

Agora, se a questão é economizar dinheiro com a instalação e manutenção dos seus reservatórios, além de oferecer um ambiente mais próximo ao natural para os organismos, nós indicamos a opção dos tanques escavados. Eles são mais robustos e você mesmo pode colocar a mão na massa e montá-los da maneira mais adequada.

A Sansuy também tem a opção da Vinimanta, que funciona como um revestimento impermeável para escavações de tanques e viveiros. Ela é uma geomembrana de PVC que bloqueia o vazamento de água por infiltrações em reservatórios. Essa é uma ótima opção para a produção de organismos aquáticos com manejo intensivo, adequando-se perfeitamente às suas necessidades.

Como evitar a perda de água em um tanque escavado?

A perda de água no viveiro escavado é importante tanto do ponto de vista financeiro quanto ambiental. Afinal, a redução de desperdícios e a sustentabilidade são coisas desejadas em diversas situações. Neste tipo de empreitada não poderia ser diferente.

A seguir, daremos algumas dicas sobre como proceder na hora de evitar o desperdício de água em um viveiro escavado!

Cuidados com infiltração

Quando a infiltração no tanque gera perda de água, a consequência é a diminuição da capacidade de criar os peixes. Não obstante, existe o risco de comprometimento da estabilidade estrutural do viveiro, tendo em vista que a água infiltrada pode erodir o solo ao redor do tanque, causando desmoronamentos.

Nesse sentido, não só os peixes, mas as pessoas que estão próximas ao viveiro também correm riscos de integridade física. Vale também destacar que as infiltrações podem introduzir substâncias indesejáveis na água, como produtos químicos provenientes de fertilizantes, por exemplo.

Para evitar esses problemas, é preciso:

  • escolher um local adequado, de preferência em uma área com boa drenagem natural. Solos muito permeáveis como areia pura não são indicados;
  • impermeabilizar o tanque com revestimentos como geomembranas de PVC de alta densidade;
  • fazer um teste de vedação antes de encher o tanque, pois isso ajuda a identificar vazamentos de forma precoce.

Análise de solo

O solo tem um impacto direto na qualidade da água do tanque. Nesse sentido, vale pontuar que a permeabilidade do solo influencia a taxa de infiltração da água, bem como a capacidade do viveiro em manter a água em um nível adequado.

Além disso, o lugar onde o viveiro ficará deve ser limpo, para a remoção de raízes, pedregulhos e matéria orgânica, por exemplo.

Poros no solo

Quando o solo apresenta um percentual de argila entre 15% e 30%, isso ajuda na redução da permeabilidade. Na prática, a argila é capaz de se unir e fechar poros, e isso reduz a permeabilidade e viabiliza o projeto do viveiro.

Quando a intenção é obstruir os poros existentes ou evitar novos, é recomendado usar matéria orgânica no fundo do tanque escavado. Para isso, costuma-se usar o esterco fresco de boi.

Revestimento dos tanques

As geomembranas de PVC podem ser usadas nas paredes e no fundo do viveiro, não apenas por serem resistentes à penetração de água, mas também por ajudar a proteger o solo e evitar possíveis contaminações do ambiente ao redor do tanque.

Esperamos que você tenha se decidido entre tanques suspensos ou escavados. Somos uma empresa originalmente brasileira, movida pelo desenvolvimento de soluções em plástico. Não perca tempo e otimize a sua criação com os nossos produtos!

Caso você esteja procurando por tanques que resolvam todos os problemas da sua produção, saiba mais sobre o Vinitank e a Vinimanta e faça a escolha certa!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

icon_newsletter

Selecione o assunto do seu interesse

    Banner Tanque Circular

    Materiais Gratuitos