Voltar para a página inicial

Silobunker: como funciona esse sistema na armazenagem de grãos?

Modificado em: dezembro 28, 2023

Em uma propriedade rural, é preciso buscar por alternativas, ferramentas e produtos que facilitem o dia a dia dos profissionais, além de garantir mais eficiência para as suas necessidades. O Silobunker é um desses itens que contribuem para trazer mais versatilidade e também diferentes aplicações, de modo que haja melhorias para o processo de armazenamento.

Neste conteúdo, elaborado a partir de uma entrevista feita com Raphael Roque Marques, Engenheiro de Projetos na Sansuy, você vai entender de forma mais detalhada o que é o Silobunker, seus objetivos, diferenciais e por que a Sansuy é a empresa mais indicada para adquirir esse sistema. Continue a leitura e saiba mais!

O que é o Silobunker?

Primeiro, vamos entender mais detalhes sobre o que se trata o Silobunker. De acordo com Raphael, ele é: “um sistema de armazenagem composto por estrutura metálica de contenção de carga e cobertura em lona de PVC reforçada (…) O silobunker é uma solução bastante versátil e com aplicações variadas, podendo ser utilizado para armazenar produtos a granel”.

Existem alguns diferenciais de adotar um sistema como esse que abordaremos mais adiante, mas se refere a um produto de instalação rápida e que não exige obras em alvenaria, o que torna possível a sua transferência sempre que houver necessidade.

O abastecimento pode ser realizado a partir de uma esteira ou estrutura já existente, sendo ideal para armazenagem principalmente de grãos (mas que pode ser utilizada para diferentes produtos). Para a sua instalação, é possível que seja feita diretamente sobre o solo compactado, sem necessidade de um grande investimento inicial.

Deve-se destacar, ainda, que se refere a uma solução muito utilizada por empresas que necessitam de um meio para armazenamento temporário e em locais onde não existe uma infraestrutura de recebimento, armazenamento e proteção contra intempéries.

Como esse sistema funciona?

Depois que é feita a colheita e a limpeza dos grãos, bem como os controles de temperatura e umidade, eles são levados para o Silobunker, sendo alocado com o apoio de máquinas (tratores, por exemplo).

De acordo com Raphael:

O Silobunker protege os grãos armazenados de intempéries, agentes externos e de pragas, que podem danificar ou contaminar os grãos. Com a lona em PVC reforçado Sansuy os grãos são cobertos e protegidos. O sistema também oferece a possibilidade de instalação de sistemas de termometria e aeração no montante de grãos armazenados. Os sensores de termometria são responsáveis pela leitura do comportamento térmico em pontos específicos ao longo do silo, e os ventiladores promovem a aeração, que é fazer com que o fluxo de ar passe por entre os grãos.

Como o Silobunker auxilia no processo de armazenamento

No que se refere ao processo de armazenamento, o Silobunker auxilia de diferentes maneiras. Entre elas, Raphael destaca principalmente:

  • mantém os grãos estocados, secos e protegidos, reduzindo perdas e preservando a qualidade;
  • baixo custo de armazenamento, principalmente se comparado com silos metálicos;
  • montagem fácil e rápida;
  • flexível, de modo que seja possível desmontá-lo e montá-lo em outro local de acordo com as necessidades;
  • permite a instalação diretamente sobre o solo compactado;
  • sua estrutura metálica permite diferentes comprimentos e capacidades, entre outros.

Como é a instalação do Silobunker?

Como mencionamos ao longo do material, um dos diferenciais do Silobunker é a sua flexibilidade, que permite a desmontagem e montagem de acordo com as necessidades do negócio.

Para esse processo de instalação, é preciso inicialmente realizar a preparação do terreno e seguir para a montagem da estrutura metálica. Depois, é feita a instalação da lona de PVC e a vedação das laterais.

No que diz respeito ao abastecimento, deve-se destacar que é bastante facilitado com o Silobunker. De acordo com Raphael, isso acontece porque se trata de um sistema que permite o armazenamento de grandes quantidades de grãos em um único local, o que auxilia em todo o processo.

Além disso, conta com estrutura modular, o que possibilita tipos variados de carga e descarga de grãos a partir de caminhões basculantes, tratores, esteiras etc.

Quais são os cuidados e como deve ser a manutenção?

Outro ponto que deve estar no radar diz respeito aos cuidados e a manutenção necessários com o Silobunker. Afinal, é por meio dessa prática que se garante a eficiência e a qualidade produtiva do armazenamento de grãos.

Entre as dicas que podem ser aproveitadas para esse resultado, Raphael destaca:

  • deve haver o inspecionamento regular para identificar possíveis problemas, como rachaduras, vazamentos, corrosão, danos na lona de PVC etc. O objetivo é garantir que o Silobunker esteja em conformidade com as normas de qualidade;
  • é preciso ter atenção com o controle de temperatura para evitar a proliferação de pragas e doenças que possam danificar os grãos.

Como obter o Silobunker para a empresa?

Para obter o Silobunker e usufruir de todos os diferenciais que mencionamos, é preciso inicialmente contar com uma empresa que garanta qualidade na entrega e tenha tradição no mercado.

A Sansuy, por exemplo, oferece diferentes tamanhos do sistema, que podem ser personalizados de acordo com as necessidades do produtor. Para solicitar um orçamento, é possível entrar em contato com o negócio informando alguns dados, como:

  • quantidade de grãos que deseja armazenar;
  • tipo do grão;
  • local onde será instalado;
  • condições climáticas;
  • tempo de armazenamento, entre outros.

Em relação aos diferenciais da Sansuy, Raphael destaca:

  • estrutura metálica modular, que permite diferentes comprimentos e personalidades;
  • lona em PVC reforçada com tecido de fios de poliéster de alta tenacidade, proporcionando mais resistência a danos e diminuindo possibilidades de infiltração de umidade;
  • garantia e suporte técnico ao longo de todo o processo.

E então, o que achou de conhecer um pouco mais sobre o Silobunker? Como vimos, trata-se de um excelente sistema para armazenamento de grãos, que vai contribuir para trazer mais segurança aos seus produtos, além de possibilitar mais flexibilidade na instalação, justamente pela oportunidade de deslocá-lo sempre que houver necessidade. Também vimos que a escolha do fornecedor é essencial para usufruir de todos os diferenciais apresentados.

Se quiser conhecer um pouco mais sobre a Sansuy e seus produtos, bem como fazer um orçamento do Silobunker, entre em contato com a gente e converse com nosso time. Estamos à disposição para tirar qualquer dúvida.

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

Selecione o assunto do seu interesse

    Materiais Gratuitos