Cadastre-se e receba novidades  
Selecione o assunto de seu interesse:
Enviando sua inscrição  
Loading...
Barracas de Feira

Como fazer a reutilização de materiais na feira? Entenda!

reutilização de materiais

Feirantes do Brasil estão acostumados com um ritmo de trabalho exaustante para conseguir manter a barraca em funcionamento. Durante as idas e vindas dessa rotina puxada, é importante reservar um lugar para família, além de ocupar a cabeça com coisas que façam bem para sua saúde física e mental.

Pensando justamente em oferecer atividades alternativas a essas pessoas, desenvolvemos um conteúdo especial sobre a reutilização de materiais remanescentes do mercado onde você trabalha. Chegou o momento de conferir diversas maneiras de reaproveitar, de maneira simples e prática, o que você estava prestes a jogar fora.

Interessado em ocupar o tempo e ajudar a preservar a natureza? Confira agora o conteúdo completo!

Qual a importância de se reaproveitar materiais?

Existem vários motivos pelos quais você deve adotar a reciclagem. Primeiramente, é importante compreender que o ciclo de transformações de materiais usados em novos possibilita a reinserção dos mesmos na cadeia de consumo sem que haja, necessariamente, a extração de mais recursos naturais.

Isso significa contribuir substancialmente para a preservação ambiental e para a redução da quantidade de lixo gerado pela humanidade. Caso você ainda não esteja inteirado, saiba que diversos produtos produzidos por meio de materiais como vidro, plástico, papel e alumínio, não só podem, como devem ser reciclados, de modo a diminuir o consumo exacerbado de matéria-prima.

Isso ameniza a poluição do ar, da água e do solo, contribuindo com um papel social incrível. Além disso, a reciclagem gera empregos e ajuda na renda de diversos catadores que exercem a sua profissão escolhendo, separando e encaminhando o material reciclável.

Contribuição social, ecológica e econômica

Nesse sentido, reaproveitar o que você estava prestes a jogar fora também pode contribuir com uma renda extra durante a própria exposição na feira. Você dará uma cara nova para diversos tipos de objetos, de maneira a reutilizá-los no seu empreendimento, contribuindo, assim, com a preservação ambiental.

O planeta necessita de iniciativas desse tipo para que possamos desenvolver a economia sem causar prejuízos ao meio ambiente. Temos a certeza de que será uma atividade prazerosa, além de sustentável e lucrativa, o que propiciará que as pessoas tenham uma visão ambientalista da sua barraca.

Você poderá, inclusive, atrair mais clientes tanto pelas novas mercadorias quanto em função da própria proposta reciclável. Acredite: as pessoas sentem um valor agregado por essa ideia. Nossa sociedade está cada vez mais consciente dos prejuízos causados à natureza por parte de certas indústrias e acaba sendo mais seletiva na hora de escolher um produto.

Como reaproveitar materiais da feira?

Ficou ansioso para colocar a mão na massa e começar a reciclar o seu material descartável? Confira, agora, o nosso guia sobre reciclagem e fique por dentro das melhores dicas de como reutilizar os objetos da feira!

Faça um porta-tempero de vidro

Comece a atividade pelos vidros de conserva e faça criativos porta-temperos para pendurar na cozinha. Serão necessários os seguintes materiais para completar a tarefa:

  • potes de vidro com tampa;
  • chave de fenda, martelo, buchas, pregos e parafusos;
  • furadeira;
  • pincel, tinta e lixa.

Pegue a furadeira e perfure uma prateleira por baixo, simetricamente, de acordo com a quantidade de potes separados. Faça furos nas tampas das conservas com o prego e martelo.

ebook-feirantePowered by Rock Convert

Usando a chave de fenda, você vai parafusar as tampas em cada furo realizado anteriormente na madeira. No final, você apenas tem que enroscar os potes nas tampas depois de escolher os melhores temperos.

Desenhe uma flor de garrafa pet

O problema do plástico nos oceanos não é novidade para ninguém. Agora, imagine uma maneira de reaproveitar esse tipo de material e ajudar o meio ambiente. Muito comuns de serem jogadas fora após a refeição, as garrafas pet podem ser transformadas em flores coloridas para decorarem a varanda, o quintal ou sua barraca.

Você precisará dos seguintes itens:

  • garrafas pet;
  • tesoura grande;
  • estilete;
  • spay colorido;
  • giz de cera;
  • jornal.

Primeiramente, você deve cortar a garrafa ao meio com a tesoura ou com o estilete, separando a parte com tampa e armazenando o fundo para ser utilizado em outra reciclagem. Use o giz para dividir a tampa em partes iguais até a extremidade.

Pegue a tesoura e corte as pétalas da flor, arredondando as pontas para deixar o fundo com a tampa como se fosse o miolo. Após recortar a flor, pressione a mesma sobre a mesa para que as pétalas se abram; agora é só forrar o chão com o jornal e pintar as flores, utilizando o spray.

Crie lembrancinhas de latas

Não é mais necessário jogar fora suas latas de massa de tomate. Você pode pintá-las e criar diversos tipos de lembrancinhas de festa para vender na sua barraca. Essa é uma atividade muito criativa e que deixa um resultado de dar gosto. Prepare os materiais, você vai precisar de:

  • latas de massa de tomate com a tampa;
  • pincel e tinta;
  • lixa e cola;
  • figurinhas recortadas de papel presente;
  • bolinha de isopor.

Após higienizar as latinhas, comece a lixar toda a parte externa. Ajeite a bola de isopor na tampa e deixe secando por algumas horas.

Cubra externamente a lata e a tampa com a tinta de cor desejada. Por fim, enfeite a embalagem com as figurinhas recortadas passando uma mão fina de cola.

Elabore um suporte de parede para velas

Pensando em fazer um enfeite para dar um ar romântico e introspectivo no ambiente? Aprenda a criar um suporte para velas usando latinhas de atum recicladas. Comece separando:

  • latas de atum;
  • papel contact e velas pequenas;
  • tesoura, cabide, barbante e prendedor de madeira;
  • martelo e prego.

Pegue as latas de atum e faça uma decoração criativa com o papel contact. Fure a lateral de cada lata, utilizando martelo e prego.

Passe os barbantes por cada furo e amarre. Crie lacinhos de barbante e cole em cima dos furos para tampá-los. Depois, dê um nó com a outra ponta em volta dos cabides e coloque um prendedor sobre cada barbante. Agora, é só pendurar o artesanato na parede e acender a vela dentro lata: ficará lindo como decoração de Natal!

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas de reutilização de materiais e que pratique na sua casa. É ótimo poder imaginar um mundo onde as pessoas colaboram com o meio ambiente, não acha? Não perca tempo, comece agora mesmo a praticar a reciclagem!

Quer continuar acessando o melhor conteúdo online da Sansuy? Assine agora a nossa newsletter! Nela, você vai encontrar tudo para feiras e feirantes!

Powered by Rock Convert