Cadastre-se e receba novidades  
Selecione o assunto de seu interesse:
Enviando sua inscrição  
Loading...
Barracas de Feira

Como ganhar dinheiro extra? Veja 6 dicas para feirantes!

Quem nunca quis ganhar um dinheiro extra para pagar dívidas, conseguir melhorar seu próprio negócio ou investir em uma ideia? O novo empreendedor está saindo de sua zona de conforto e buscando formas de fazer seu capital girar.

Pensar em como conseguir ganhar dinheiro indo além do que se já faz pode parecer um pouco desgastante, afinal, a rotina de feirantes é bastante cansativa. No entanto, é possível agregar serviços que estejam ligados ao segmento em que você já atua e, portanto, adicionar valor ao seu próprio negócio.

Dessa forma, reunimos neste artigo as principais 6 dicas para você, feirante, ganhar uma renda extra e ainda poder investir em seu negócio! Continue a leitura conosco e saiba mais!

1. Procure novos lugares

Você está enganado se acha que ficar somente no local em que já atua é o suficiente. Um bom empreendedor é aquele que desbrava oportunidades onde menos imaginamos ser possível. O site Pequenas Empresas Grandes Negócios destacou a história de Rafael Silva, que teve a iniciativa de montar feiras dentro de condomínios residenciais na Grande São Paulo e em algumas cidades do interior.

É óbvio que a ideia foi se desenvolvendo aos poucos, mas consegue nos mostrar a capacidade de desenvolvimento quando se é criativo e ambicioso. Aproveite a inspiração e procure por áreas novas para atender e expandir seu público consumidor.

2. Busque oferecer novos produtos

Alguns feirantes gostam de ser especializados num determinado segmento, como frutas ou verduras. No entanto, o cliente tende a achar mais prático quando encontra em um mesmo local os diferentes produtos que necessita em sua compra, já que não há necessidade de deslocamento e maior gasto de tempo (fatores que hoje são essenciais para os consumidores).

Alguns produtos que são bastante procurados, além dos já citados: legumes, peixes, produtos de fazenda, produtos naturais, temperos prontos e bebidas naturais como caldo de cana e sucos.

3. Utilize a tecnologia

Utilizar a tecnologia é essencial para que você ganhe uma renda extra, afinal, utilizando de serviços como delivery, por exemplo, é possível levar aos consumidores os seus produtos sem que eles tenham que se deslocar até a sua feira, trazendo comodidade e agregando valor ao seu serviço.

4. Preste consultoria para novos feirantes

Novos feirantes no mercado costumam buscar ajuda e dicas para obter sucesso. Desse modo, com sua experiência, é possível oferecer uma consultoria para essas pessoas. Assim você pode se tornar um expert na sua área de atuação e ganhar dinheiro com isso.

A consultoria pode ser feita de diferentes formas, acompanhe a seguir.

ebook-feirantePowered by Rock Convert

Consultoria online

Por meio da consultoria online você pode criar um site e, então, oferecer seus serviços. Ou seja, todas as reuniões, dúvidas e material criado para o consumidor será disponibilizado online. Com esse método você pode personalizar o atendimento para cada feirante, mas não ter o custo de deslocamento, aluguel etc.

Consultoria presencial

A consultoria presencial pode ser mais cara, afinal, os custos fixos serão maiores. No entanto, será possível dar uma atenção maior ao cliente e ajudá-lo de forma bastante prática, principalmente no que se refere a montagem das barracas, por exemplo.

Cursos online

A venda de cursos exige um investimento inicial na gravação de vídeos de qualidade e no material a ser distribuído, no entanto, uma vez feito, você poderá vender o mesmo elemento a todos os aspirantes a feirantes e, portanto, sua receita logo se converterá em 100% de lucro. Além disso, é uma maneira mais prática de atender diferentes clientes ao mesmo tempo.

5. Compartilhe seu conhecimento pela internet por meio de vídeos

A internet é mais um canal para se conectar com os consumidores. Por meio dela é possível oferecer seu conhecimento em vídeos no YouTube, por exemplo. Um relatório do YouTube Insights indicou que 95% dos brasileiros acessa a plataforma ao menos uma vez ao mês, mostrando grande potencial para aqueles que estão dispostos a desbravar tal mídia.

Outro ponto muito importante a se saber é que os usuários estão três vezes mais propensos a assistir tutoriais no YouTube do que ler o mesmo conteúdo por escrito. Ademais, uma das categorias mais acessadas é “como fazer”, o que abre espaço para feirantes que queiram ensinar alguns truques de montagem das barracas, por exemplo.

Desse modo, além de ganhar uma boa audiência e reconhecimento, é possível também ganhar dinheiro pois, por meio do site, é possível monetizar seus vídeos com anúncios ativos e do Programa de Parceria. Para isso, os requisitos básicos são:

  • ter uma conta no YouTube;
  • ser residente em um país em que o Programa de Parceria seja ativo (o Brasil é um deles);
  • ter mais de 4 mil horas de exibição pública nos últimos 12 meses;
  • ter mais de mil inscritos em seu canal.

As regras de monetização da plataforma são específicas para cada método e, portanto, devem ser estudadas com cuidado.

6. Abra outras barracas

Uma forma de ganhar dinheiro é, também, montar outras barracas e alugá-las para feirantes que queiram começar o próprio negócio, mas que não tenham o investimento necessário para esse início. Ou seja, se você já está no mercado há algum tempo e possui material para montar outra barraca que esteja guardada, anote num papel qual seria o valor ideal para alugar o material. Você pode, inclusive, alugar e oferecer uma consultoria semanal ou mensal para ajudar o novo feirante a garantir boas vendas!

Com a receita que você vai gerar, não se esqueça de investir em seu próprio negócio, adquirindo produtos de maior qualidade e entregando um serviço mais completo ao consumidor!

Ganhar dinheiro extra pode ser mais fácil do que você imagina. Com nossas dicas você pode começar a procurar novos locais para abrir sua feira, oferecer novos produtos, utilizar da tecnologia a seu favor, prestar consultoria para novos feirantes no mercado, compartilhar de seu conhecimento pela internet e alugar novas barracas. Desse modo, além de garantir mais capital no final do mês, é possível aperfeiçoar o seu negócio!

Se você gostou de saber como ganhar um dinheiro extra e não quer perder conteúdos como este, siga nossas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn.

Powered by Rock Convert