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Venda mais lonas para toldos com 9 dicas de atendimento ao cliente!

Modificado em: junho 6, 2024

Com o aumento da crise, concorrência e consumidores cada vez mais exigentes, garantir uma posição de destaque é fundamental para que a sua empresa seja a primeira opção do comprador. O mau atendimento é o principal motivo da perda de clientes.

Este artigo ensinará 9 dicas de atendimento ao cliente para você aplicar e oferecer uma boa experiência, estabelecer fidelização e ampliar suas oportunidades de negócio.

Existem alguns fatores essenciais para uma boa prática de atendimento:

  • transparência no atendimento;
  • conhecimento do público-alvo, do mercado e do produto;
  • abertura para feedbacks;
  • canais de comunicação;
  • bons fornecedores;
  • equipe capacitada.

Se você precisa de informações práticas para melhorar o seu atendimento e impactar a suas vendas, continue a leitura e saiba mais!

1. Entenda o seu público-alvo

O que determinará a habilidade de atendimento é a proporção do conhecimento sobre o público-alvo. Por meio dessas informações, é possível analisar a ótica do cliente e definir estratégias para favorecer a comunicação, por exemplo, por tom, linguagem, meios de contato e horários.

Você pode começar avaliando as principais características dos seus clientes. Crie mapas de empatia, descubra dores, expectativas e acerte na interação. A forma de comunicação influencia diretamente no resultado final de um atendimento.

2. Capacite a sua equipe

Uma equipe treinada para lidar com o cliente é essencial para garantir agilidade e assertividade. Quando um cliente solicita qualquer tipo de suporte é preciso que fique claro que ele está em busca de soluções, e a qualidade dessa resposta é o que creditará sua empresa.

Quando existe excelência no atendimento, o produto ganha valor para o cliente e o preço deixa de ser a discussão principal da compra. Portanto, treine a sua equipe com foco na resolução de problemas, trace um plano de ações com procedimentos para cada tipo de demanda e sempre revise esses protocolos.

Lembre-se dos pontos básicos para garantir interação adequada:

  • se uma solicitação não for entendida, pergunte novamente;
  • deixe o cliente ciente de todos os procedimentos;
  • o atendente deve sempre manter a calma;
  • cordialidade no tratamento;
  • comunicação objetiva.

3. Conheça o produto oferecido

É fundamental que todos os integrantes conheçam o produto ofertado, as lonas, por exemplo, têm inúmeras funções e aplicações. A ausência de conhecimento do produto pode levar à perda de vendas e transmitir insegurança ao cliente em relação à qualidade do produto. A lona possui várias categorias: de feira, para toldos, para caminhões ou aquanegócio. É imprescindível que todos recebam informações, como:

  • aplicabilidade;
  • conservação;
  • durabilidade;
  • limpeza;
  • garantia;
  • tamanho.

Quando existe o conhecimento sobre o produto, muitos transtornos são evitados, como trocas e devoluções. Além de tudo isso, o desconhecimento da mercadoria compromete a credibilidade da empresa.

4. Tenha um bom fornecedor

O fornecedor influencia diretamente na capacidade competitiva do seu empreendimento, já que ele é o responsável por oferecer o objeto de trabalho da sua empresa. A ausência de fornecedores comprometidos interfere nos prazos de entrega, precificação e flexibilidade para negociar. É importante avaliar se ele atende aos objetivos do seu negócio, calcular o custo/benefício na hora de optar por um.

Observe pontos, como:

  • quantidade mínima e máxima nos pedidos;
  • qualidade e diversidade do produto;
  • condições de pagamento;
  • prazos de entrega;
  • assistência técnica.

5. Crie espaço para feedbacks

Por mais que você desenvolva estratégias para a resolução de possíveis problemas e pesquise dicas de atendimento ao cliente, estar atento à experiência do comprador facilita para descobrir o que deve melhorar e evita que clientes insatisfeitos reclamem em alguns sites e/ou divulguem a sua empresa de forma negativa.

É indicado oferecer um espaço para reclamações, elogios e sugestões. Pode ser por meio de um questionário via e-mail ou uma pesquisa telefônica após um atendimento.

Esclareça para a equipe a importância de ouvir o cliente com atenção e educação, mesmo que ele seja extremamente ríspido. Essa prática assegura que o consumidor se sinta valorizado.

6. Estude o mercado

Com a competição cada vez mais acirrada no mundo dos negócios e consumidores sempre mais exigentes, que esperam a entrega de um resultado ágil e preços acessíveis, isso somado às mudanças constantes do mercado e lançamentos de novos produtos, realizar pesquisas é indispensável para que você colete informações relevantes.

Fazendo isso, você mantém a sua empresa atualizada com o mercado e garante a competitividade ao buscar soluções de acordo com o cenário disponível. Para tanto, analise alguns benefícios:

  • descubra como está a reputação da sua empresa;
  • detecte os pontos fortes e fracos e corrija erros;
  • observe a estratégia da concorrência;
  • Melhore a segurança para tomar decisões;
  • previna tendências do mercado.

7. Seja transparente ao atender

Priorize a linguagem clara no seu atendimento e seja verdadeiro no momento de indicar um produto e oferecer prazos de pagamento. Quando errar, assuma, para que não aconteça, por exemplo, do cliente pensar que as informações estão sendo omitidas.

A transparência no atendimento cria uma ponte entre o consumidor e a empresa, e isso garante o retorno para futuras aquisições, ou seja, um cliente satisfeito indica seu negócio.

8. Não deixe o cliente esperando

Sempre que um cliente solicitar um atendimento, é importante que exista disponibilidade imediata. Quando uma pessoa é atendida prontamente, ela aguardará a próxima etapa com mais tranquilidade, além de se sentir valorizada. Se não for possível, cumprimente e diga que logo será atendido, assim o ele não se sentirá ignorado.

9. Ofereça canais de interação

As mídias sociais são ferramentas que facilitam o contato entre você e seu cliente, mas não se esqueça da dica anterior sobre disponibilidade de atendimento. Não justifica criar esses canais se a comunicação não for eficiente. Sendo assim, responda todas as mensagens e faça postagens regulares. Isso torna o seu empreendimento mais atrativo e presente.

Ao colocar essas dicas de atendimento ao cliente em prática, o bom relacionamento proporcionará fidelização e futuras indicações para a sua empresa. Hoje, você aprendeu caminhos para conhecer o cliente e seu mercado, descobriu a importância de um bom fornecedor e percebeu a importância da agilidade e da transparência.

Se essa informação foi útil para você, comente aqui quais dicas pretende aplicar!

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