+55 (11) 2139-2888 [email protected] Voltar para a página inicial
ACESSAR LOJA
+55 (11) 2139-2888 [email protected]
×

Vantagens de reservatório para aproveitar água da chuva

Modificado em: junho 6, 2024

Quando falamos em consumo consciente de água, é possível citar uma série de situações, inclusive o uso de reservatório para aproveitar água da chuva. Essa alternativa garante muitos pontos favoráveis a quem depende dela no trabalho, mas também ao planeta.

O Vinitank, por exemplo, estoca recursos das chuvas de forma pontual e bastante eficiente. No quesito sustentabilidade, o líquido cumpre excelente função na lavagem de pisos, na irrigação e outros processos importantes.

O reservatório capta a água diretamente de calhas ou telhados, que são utilizados como captadores. Para atender a diferentes necessidades e demandas, é comum optar por reservatórios maiores. Continue conosco e saiba mais sobre o que envolve este tema!

Curiosidades sobre a água da chuva

Pelo fato de as águas das chuvas caírem diretamente do céu, várias pessoas acreditam que elas podem ser consumidas como água potável. Porém, essa informação não procede, como aponta um artigo do Portal Educação.

Antes das chuvas chegarem ao solo, passam pela atmosfera e trazem partículas poluentes, por isso beber água dessa fonte não é aconselhável. A prática ainda causa danos à saúde por conta da alta possibilidade de contato com substâncias químicas que comprometem as funções do organismo.

Dia Mundial da Água

A conexão entre seres humanos e a água, além da reflexão a respeito de assuntos relevantes como proteção e conservação de um dos maiores bens pertencentes à Terra, pautaram o surgimento do Dia Mundial do Água, que é comemorado em 22 de março.

Essa celebração também busca estimular o desenvolvimento consciente e correto dos recursos hídricos, abordando ainda as práticas adequadas no combate à poluição. Desde 1993, a ONU definiu a data como marco para debater os temas relacionados a essa esfera.

Com o passar do tempo, foram elaboradas medidas de cautela em nome da preservação da água e da consciência ecológica exigida por esse recurso. É um dia para reforçar o dever de todos os habitantes do planeta no que diz respeito a conservar o equilíbrio das reservas hídricas à disposição.

A partir do Dia Mundial da Água, a ideia das instituições consiste em diminuir a quantidade de entulhos e materiais tóxicos despejados no meio ambiente. Como consequência, aparece a queda dos índices de poluição de águas, em seus diferentes patamares:

  • poluição física — descarga de material em suspensão;
  • poluição biológica — descarga de bactérias e vírus;
  • poluição térmica — descarga de itens em temperaturas elevadas;
  • poluição química — falta de oxigênio e toxicidade.

Vantagens de um reservatório para aproveitar água da chuva

O investimento em uma estrutura capaz de estocar recursos hídricos oriundos de um fenômeno natural como a chuva entrega inúmeros benefícios. Listamos os principais a seguir.

Economia na conta

Cada sistema apresenta particularidades ligadas às demandas do local, mas em geral todos operam de maneira simples e eficaz. Portanto, não exigem o investimento em infraestruturas robustas, garantindo um retorno rápido.

Até mesmo a mão de obra é bastante reduzida, tornando essa opção acessível para muitas pessoas. Principalmente em espaços como condomínios, que reúnem várias famílias, a economia oriunda do investimento sobe ainda mais. Aproveitando a água que vem da chuva, você reduz até 50% da conta mensal. Independentemente do valor, é um grande percentual.

Sustentabilidade

Economia de gastos e sustentabilidade andam lado a lado. Não por acaso, a importância de realizar investimentos sustentáveis no aproveitamento de recursos naturais tem sido bastante abordada durante os últimos anos.

O uso racional e consciente da água resulta em uma série de vantagens, melhorando de modo significativo a qualidade de vida da sociedade. Nesse cenário, o reservatório para aproveitar água da chuva desempenha papel crucial.

Na prática, é bem simples: em vez de aplicar líquido tratado na lavagem de áreas como calçadas e pisos, basta utilizar o recurso hídrico originado das calhas. Isso também vale para regar plantas e lavar veículos. Seu bolso agradece — e o planeta também.

Contenção de enchentes

Aqui, já entramos em um benefício que demanda ação governamental. Afinal de contas, o escoamento da água depende diretamente de políticas públicas capazes de qualificar o sistema das cidades para minimizar problemas em dias de fortes chuvas.

As enchentes geram prejuízos sérios ano após ano no Brasil, portanto contê-las deveria ser uma prática muito mais difundida. Durante tempestades, é fundamental que a água escoe por córregos, sistemas de drenagens e ruas, impedindo inundações que desabrigam famílias e até matam pessoas.

Quanto mais povoado o local, mais difícil é o processo de escoamento. Nesse cenário, a captação de água oriunda da chuva garante atenuantes, reduzindo a quantidade de problemas estruturais.

Conforme observamos, o reservatório para aproveitar água da chuva é um investimento prático, eficiente e sustentável. As vantagens surgem a curto, médio e longo prazo, daí a necessidade de propagar esse tipo de aparato. Seja em alvenaria, polietileno, aço inox ou poliéster, o reservatório entrega benefícios incríveis a diversos tipos de consumidor.

Se gostou do post e quer receber novos conteúdos valiosos via e-mail, aproveite a visita e assine a nossa newsletter!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

icon_newsletter

Selecione o assunto do seu interesse

    Banner Tanque Circular

    Materiais Gratuitos