Cadastre-se e receba novidades  
Selecione o assunto de seu interesse:
Enviando sua inscrição  
Loading...
Sustentabilidade

Veja 5 formas de usar e gerar energia limpa no campo

energia limpa

A cada dia a sociedade se desenvolve mais e conta com novas tecnologias. Dentre tais tecnologias, estão as ecofriendly, ou seja, aquelas que respeitam e não poluem o meio ambiente. Nesse cenário, a energia limpa entra em cena para suprir a demanda de desenvolvimento social e econômico sem degradar o planeta.

Ao priorizar energias renováveis, é possível não só reduzir o impacto no aquecimento global, mas também mitigar a mudança climática intensa que estamos vivendo. No campo, é muito comum que possam ser utilizadas e, por isso, é importante saber as principais alternativas disponíveis.

Por isso, trouxemos neste artigo tudo relacionado à energia limpa — desde quais são as formas de gerá-la até como utilizá-la no campo. Quer saber mais? Continue a leitura!

Saiba a importância da sustentabilidade no uso de energias limpas

Conforme decidido no Acordo de Paris, existe uma mobilização para que os países cumpram com o objetivo de se fortalecer e responder às ameaças do aquecimento global. Para tanto, a intenção é reduzir a emissão de gases do efeito estufa para um desenvolvimento sustentável, fazendo com que a temperatura aumente menos que 2 graus Celsius por ano.

Nesse contexto, é válido afirmar que utilizar energias limpas é, justamente, uma forma de ajudar a reduzir a emissão de gases como o carbono e os demais que contribuem para o efeito estufa. Assim, é esperado que, junto ao crescimento do uso das lâmpadas de luz LED e das energias renováveis, haja um impacto positivo na curva de calor que aumenta exponencialmente a cada ano.

Entenda o conceito de energia limpa

É importante frisar que nenhuma forma de gerar energia é 100% limpa, pois ainda que sua fonte seja natural, os recursos necessários para transformá-la em energia são em sua grande maioria metais pesados.

Apesar disso, sua utilização ainda é mais benéfica ao meio ambiente, já que o único e maior impacto é causado na instalação. Após isso, o envio de gases preocupantes para a camada de ozônio é praticamente nulo.

Por isso, pessoas que trabalham no campo e que podem adotar tais medidas contribuirão para o bem-estar da sociedade e do meio ambiente. Então, que tal conhecer as formas de gerar energia limpa para você e seu negócio? Veja a seguir.

Conheça as formas de gerar energia renovável

Listamos abaixo alguns tipos de energia limpa alternativa para você utilizar no campo. Confira!

1. Energia eólica

A energia eólica é bastante comum no Nordeste brasileiro, visto que é um local com bastante vegetação e, consequentemente, vento intenso. Fortaleza se destaca no uso desse tipo de energia, o que é muito vantajoso, pois além de ser limpo e gerar eletricidade, trata-se de algo cuja fonte é acessível e inesgotável.

Portanto, se você está numa região que venta bastante, pode investir na energia eólica, poupar a emissão de poluentes e ainda desfrutar de uma fonte de energia extremamente acessível.

2. Energia solar

O recurso solar, principalmente no Brasil, que é um país tropical, é enorme! Afinal, ao utilizar painéis solares fotovoltaicos é possível transformar a luz do sol em energia elétrica. Muitas cidades de interior são bastante quentes e, caso você viva em uma delas, não pense duas vezes em investir na opção!

3. Biomassa

A biomassa pode ser transformada em energia por meio de quatro formas:

  • pirólise;
  • gasificação;
  • combustão;
  • co-combustão.

Por isso, pode haver uma preocupação — afinal, o processo é semelhante ao das usinas de combustível fóssil. No entanto, o que transforma essa opção em energia limpa é justamente os materiais utilizados, que podem ser resíduos agrícolas, estrume de animais e demais subprodutos da pecuária e indústrias afins.

4. Biogás

O biogás é uma forma de combustível limpa. Sabe o por quê? Ela utiliza da decomposição (em um ambiente sem oxigênio) de restos de resíduos de lixo e animais, liberando uma mistura de gases (metano e dióxido de carbono, principalmente).

Ou seja, por ser feito de matéria orgânica, é considerado uma energia limpa.

5. Energia Geotérmica

Esse tipo de energia é gerada por meio do calor da Terra (a partir de 64 km negativos a partir da superfície da Terra) em uma camada chamada magma, que, por sua vez, pode chegar até 6.000 ºC. Pelo fato do magma gerar pressões e bastante calor — devido à decomposição de matérias radioativas como o urânio e o tório —, é possível gerar uma energia limpa.

Dessa forma, a emissão dos principais gases que contribuem para o efeito estufa é praticamente inexistente. O mais interessante é que, para a criação da usina, não é necessário um espaço grande. Além disso, locais afastados de centros urbanos também podem ser utilizados!

Veja os principais benefícios da utilização dessas fontes de energia

Agora que você conhece os principais tipos de fonte de energia limpa, que tal saber mais sobre seus benefícios, que são válidos tanto para empresas quanto para o meio ambiente? Confira:

  • renovação — por serem feitas basicamente de combustíveis fósseis e resíduos naturais, podem ser consideradas inesgotáveis;
  • impacto ambiental — reduzem a emissão de gases poluentes que pioram o efeito estufa como o CO2;
  • valor social — fazem com que o país seja autossuficiente na geração de energia para a sociedade e geram mais empregos;
  • economicamente viáveis — com o tempo, acabam sendo mais baratas já que as fontes são providas gratuitamente pela Terra.

Viu como é importante saber sobre os tipos de energias renováveis e como elas podem ser benéficas para todos nós? Apesar do grande investimento num primeiro momento, as energias limpas trazem pontos positivos para toda a sociedade e, por isso, deve ser sim considerada por empreendedores.

E você, qual energia limpa prefere ou gostaria de utilizar no campo? Eólica, solar, biomassa, biogás ou geotérmica?! Caso trabalhe no campo e possua capital para investir, estude as condições climáticas do local e qual a melhor opção para obter um ROI (retorno do investimento) rápido. Além disso, você também estará cuidando da natureza, realizando seu papel como cidadão e mostrando que tem consciência coletiva.

gestão de resíduos

Gostou deste conteúdo? E que tal se manter atualizado sobre temas afins? Assine a nossa newsletter e receba, em sua caixa de entrada, novidades em primeira mão!