O Dia do Cliente é um verdadeiro evento para quem atua no comércio, nas indústrias e no setor de serviços. A boa experiência ao consumidor deve ser garantida todos os dias do ano, mas essa é uma data que reforça ainda mais a importância da satisfação e valorização do consumidor.
Há muito tempo que os clientes já não são meros compradores. Com a transformação digital, o consumidor tem se educado cada vez mais sobre o que ele precisa, o que ele quer e como as empresas podem resolver os seus problemas.
Todos os dias, há mais de 57 anos, a Sansuy traça maneiras de melhorar cada vez mais o relacionamento com o seu público. Então, continue neste post e entenda mais sobre o Dia do Cliente, a sua importância e como a Sansuy trabalha para garantir a satisfação de seus clientes. Acompanhe!
Quando é comemorado o Dia do Cliente?
O Dia do Cliente é comemorado, anualmente, no dia 15 de setembro. Essa comemoração já faz parte do calendário oficial do comércio, mas também é aproveitada e explorada pela mídia e pela indústria. Além de estimular o consumo — principalmente por meio de descontos e promoções lançadas nessa data — a comemoração é uma maneira de homenagear os consumidores.
A data foi criada em 2003 por João Carlos Rego, no Rio Grande do Sul. João é um empresário especialista em Recursos Humanos e Marketing. A partir disso, o Dia do Cliente foi oficializado em setembro por ser um período de baixa nas vendas. Oficialmente, o Dia do Cliente é comemorado em 14 estados e 167 municípios brasileiros.
A ideia é oferecer descontos, promoções, sorteios, brindes e maneiras diferenciadas de comemorar a relação de satisfação e confiança entre consumidor e as marcas do comércio. De acordo com pesquisas, a data é importante e alcança bons resultados.
Um levantamento de 2019 feito pela empresa de pesquisas e opiniões, Opinion Box, revelou que 43% dos consumidores pretendiam aproveitar o Dia do Cliente para aproveitar os descontos e promoções.
Qual é a importância do Dia do Cliente?
O Dia do Cliente, apesar de incentivar o consumo, também tem a missão de mostrar a importância de ter um bom relacionamento com os consumidores e de sempre buscar pela satisfação.
Como dissemos, há muito tempo que os consumidores já não querem ser tratados somente como fonte de receita e meros compradores. Não é à toa que, atualmente, muitas empresas investem em estratégias e métodos de valorização, educação do público e entrega de valor, e não somente vender e promover a sua marca o tempo todo.
Esse é um ponto que gera muitos erros e deslizes entre alguns negócios. Um exemplo disso, são as empresas que automatizam, mas também robotizam os seus processos, principalmente o atendimento.
O cliente quer ser valorizado, ter um atendimento personalizado e, principalmente, humanizado. Por isso, o Dia do Cliente é uma excelente oportunidade dos negócios mostrarem seus diferenciais e para lançar ações que mostrem como a sua marca valoriza a opinião e os problemas do seu público.
Então, lembre-se: os seus clientes são o ativo mais importante da sua empresa. Sem ele, não há motivos nem condições de manter o seu negócio de pé. Portanto, ele precisa ser tratado como tal.
Como a Sansuy busca proporcionar as melhores experiências para os seus clientes?
Desde o seu primeiro dia de funcionamento, a Sansuy, que é uma empresa 100% brasileira, busca priorizar as necessidades de seus clientes. Para isso, o foco é em:
- inovação;
- melhoria contínua;
- atendimento de excelência;
- personalização.
Por meio de tecnologias de ponta e investimentos em inovação, conseguimos atender às demandas dos nossos clientes para que eles também ofereçam novidades e inovação aos seus compradores.
Além disso, a excelência, a personalização e a humanização são os pilares do nosso atendimento e das nossas estratégias para lidar com cada um de nossos clientes. Afinal, pensamos que de nada adiantará ter excelentes produtos, se o atendimento é falho e o cliente não se sente especial e valorizado.
Cuidados para se ter no Dia do Cliente
Apesar de ser muito importante e benéfico, o Dia do Cliente requer alguns cuidados. Não basta divulgar promoções e descontos sem planejamento, pois pode é ter prejuízos e acabar manchando a sua imagem. Confira quais são as orientações mais importantes para ter bons resultados durante as comemorações.
Conheça o seu público
O primeiro deles é conhecer o seu público. Essa pode parecer uma dica óbvia, mas muitos negócios cometem erros. Traçar o perfil do seu público é o primeiro passo para entender as necessidades dos seus clientes e a abordagem correta.
Organize o seu estoque
Em segundo lugar, você precisa preparar o seu estoque. Imagine que você divulga ofertas e, no momento da compra, está sem a mercadoria no estoque. Portanto, se programe com antecedência, veja quais são as suas possibilidades, converse com os seus fornecedores e planeje o seu estoque para o Dia do Cliente.
Divulgue as condições especiais da data com antecedência
Também é importante fazer divulgações nas redes sociais alguns dias antes da data, para que o cliente saiba que algo especial o aguarda. Caso contrário, muitos nem mesmo ficarão sabendo da comemoração.
Dê atenção especial aos clientes fiéis
Além disso, também é um grande diferencial priorizar os consumidores fiéis, aqueles que estão sempre colocando a sua marca em primeiro lugar. Atrair e captar clientes é muito importante, mas manter os fiéis satisfeitos e fidelizados é essencial. Então, uma dica é oferecer condições especiais para eles.
Para a Sansuy, o Dia do Cliente é todos os dias. Essa é uma postura que você também deve adotar na sua empresa. Apesar de ser uma data especial, ela acontece uma vez por ano e os clientes querem, e devem, ser valorizados todos os dias. Então, planeje a sua comemoração, mas também preze pelo bom relacionamento nos outros dias.
E você? Conte para nós, aqui nos comentários, como se prepara para o Dia do Cliente e como faz para valorizá-lo todos os dias do ano!