Voltar para a página inicial

Fique por dentro dos impactos do Covid-19 para o transporte e logística

Modificado em: maio 31, 2023

Além de já ultrapassar a China em número de casos de Covid-19, o Brasil deve ter o seu pico em maio, e a situação deve se manter até setembro, de acordo com o Ministro da Saúde e especialistas. Isso mostra que vários setores da economia brasileira serão impactados pelo coronavírus.

Para estar preparado para os impactos dessa crise, é muito importante se contextualizar sobre a situação atual enfrentada pelo nosso país e pelo mundo. Desse modo, reunimos, aqui, as principais informações sobre o cenário atual do Covid-19 no setor de transporte e logística.

Não deixe de saber os principais impactos do vírus e como os caminhoneiros podem se adaptar nesse momento, além de encontrar novas oportunidades em meio à crise. Confira!

Situação brasileira e mundial

O momento atual faz com que estejamos cada dia mais preocupados com as formas de evitar o contágio. Com o setor de transporte não seria diferente. Pessoas estão reduzindo a utilização de transportes públicos, a fim de diminuir o contato com aglomerações e indivíduos assintomáticos, que sejam agentes transmissores do vírus.

Medidas vem sendo tomadas também por prefeitos e governadores de todo o país, fazendo com que a quarentena seja obrigatória para todos os cidadãos: foi reduzido o número de comércios abertos na maioria das cidades, sendo liberados apenas aqueles que são fundamentais, como os responsáveis por comida e medicação.

E se equivocam aqueles que pensam que só o Brasil está em quarentena: mais de um terço da população mundial está sob o mesmo efeito. Isso representa mais do que a quantidade de pessoas reclusas durante a Segunda Guerra.

Desse forma, a economia está sendo impactada não só pela redução do varejo e de serviços, mas também pela incerteza que vivemos. Muitos países estão em seu momento de pico com diferentes mortes diariamente. Isso aumenta o desemprego e faz com que os profissionais autônomos sejam impactados negativamente.

Impacto nos setores de transporte e logística

Com a economia enfraquecida, a cadeia de suprimentos também é impactada. Devido o aumento da contaminação, o transporte de cargas tem sido cada vez mais afetado — principalmente agora, que os números de casos brasileiros já são superiores aos da China.

A principio, a China, por si só, já impacta o resto do mundo. A queda da indústria chinesa foi de 13,5% em um trimestre, e é maior que três décadas. Por se tratar da segunda maior economia mundial, o problema afeta diretamente outros países, aumentando a recessão global.

Bancos são obrigados a reduzirem as suas taxas para não haver inadimplência, faltam produtos por redução na importação e exportação de alimentos e a redução do consumo diminui a produção, que, por sua vez, gera desempregos.

Com a quarentena mundial, diversos comércios não essenciais são fechados, e com a falta de demanda, o transporte e logística também são reduzidos — já que não há o que levar ou trazer para os comércios que estão fechados.

De acordo com dados da DECOPE, o impacto do Covid-19 no transporte de cargas atingiu um total de 26%. Para frotas com cargas fracionadas (pequenas quantidades) a queda foi ainda maior: 29%. Tal número é impactado por entrega a pessoas físicas, lojas, distribuidores etc.

Isso demonstra que a indústria brasileira e mundial não estava preparada para crises do tipo, fazendo com que seja necessário estar atento e saber como se preparar para os próximos meses, a fim de melhorar o panorama.

Como se adaptar neste momento e encontrar novas oportunidades

Motoristas de caminhão e donos de frotas precisam estar atentos a essas notícias. Como toda a economia vem sendo abalada, é muito importante que haja um pensamento rápido para tentar reverter o cenário ou, até mesmo, evitar que ele piore. Veja as dicas que separamos para você.

Corte despesas desnecessárias

Reveja todos os seus gastos e repense onde pode reduzir. Com isso, você poderá ter mais capital para investir em insumos de limpeza ou, até mesmo, em outras coisas necessárias.

Converse com o proprietário de seu galpão/garagem para reduzir o aluguel neste período

Caso o seu galpão seja alugado, é possível tentar uma conversa com o dono para reduzir uma parte do valor, considerando que as suas atividades foram reduzidas também. Com isso, será possível direcionar esse dinheiro para outro fim — ou economizá-lo.

Utilize novas lonas, para garantir a higiene do caminhão

Quando foi a última vez que você trocou as suas lonas para caminhão? É possível renová-las, para garantir limpeza e segurança.

Invista em pequenas caminhonetes

O comércio on-line vem ganhado bastante destaque, já que sair não é uma opção. Portanto, já pensou em investir em pequenas entregas, gerando capital mais rápido? Ainda que seja muito menor quando comparado com entregas de caminhão, essa é uma opção para não ficar parado nesse momento.

Crie um manual de limpeza para todos os caminhoneiros de sua frota

Caso você possua uma frota de caminhões, é muito importante que mostre a todos os colaboradores como devem manter a limpeza dentro dos veículos — e até mesmo fora, após a carga e descarga. Além disso, frise a importância de manterem a higiene em suas paradas e na hora de prepararem as refeições.

Assim, além de fazer com que os caminhoneiros se sintam mais tranquilos para realizar o trabalho, a sua empresa também será reconhecida por dar atenção e investir recursos que combatam o contágio do coronavírus.

Viu que existem opções para você conseguir se adaptar nesse momento e encontrar novas oportunidades? Por isso, seguir nossas dicas pode ser o começo para novos inisghts, que sejam ainda mais pertinentes para o seu negócio.

Manter-se contextualizado a respeito do Covid-19 no Brasil e no mundo é essencial para garantir novas ideias e soluções para o seu negócio, e que também evitem piorar o retrocesso da economia. Por isso, se possível, reduza os seus gastos desnecessários, negocie o aluguel, faça entregas curtas e incentive outros caminhoneiros a manterem a boa higiene.

Gostou do nosso artigo? Então você, caminheiro, não pode deixar de ler mais a respeito sobre as nossas dicas de planejamento financeiro!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

Selecione o assunto do seu interesse

    vinilona_cinza_20_2_1

    Materiais Gratuitos