Cadastre-se e receba novidades  
Selecione o assunto de seu interesse:
Enviando sua inscrição  
Loading...
Piscinas

Quais são as novidades do mercado para a iluminação de piscinas?

iluminação para piscina

Instalar um sistema de iluminação para piscina é capaz de deixar esse ambiente muito mais bonito e agradável nos momentos de pouca luminosidade, principalmente à noite. Dessa forma, será possível aproveitar a água por mais tempo, ter maior segurança para você e sua família e ainda implementar um visual diferenciado para ela.

No entanto, é preciso se informar bem sobre como funciona esse sistema. Também é indicado pesquisar as diferentes opções do mercado a fim de escolher a que melhor atende a suas necessidades. Para ajudar nesses propósitos, separamos algumas informações que podem ser úteis. Quer saber quais são elas? Então, continue a leitura e fique por dentro do assunto.

Quais são as novidades do mercado para a iluminação de piscinas?

No mercado, há diversos sistemas de iluminação para piscinas. Como visto, eles são importantes para esse espaço de lazer, pois proporcionam segurança para os usuários porque podem evitar acidentes dentro e fora da água. Além disso, oferecem a oportunidade de criar efeitos noturnos muito bonitos que incrementem a decoração.

Esses sistemas incluem diferentes itens, como luminárias, lâmpadas fluorescentes e LEDs, refletores, entre outros. Todavia, o que está em alta é a utilização de ferramentas compactas e avançadas, com as quais é possível proporcionar uma iluminação mais ampla, de longo alcance. Devido a isso, os refletores grandes ficaram ultrapassados. Soma-se a isso o fato de os menores serem mais econômicos, fator que os torna ainda mais atrativos.

Outras novidades incluem acessórios modernos, como escadas que contam com lâmpadas de LED e, graças a isso, também iluminam a piscina. Existe ainda uma possibilidade de automação, oferecendo melhor controle e comodidade. Aliás, é possível gerenciar esse sistema e configurá-lo por meio do próprio smartphone.

Vale destacar que algumas tendências contribuem para a iluminação, facilitando o design do ambiente e a propagação da luz. Um exemplo ocorre com alguns modelos de piscina com uma ou mais laterais de vidro translúcido.

Quem está fora pode ver o interior dela, de modo que a iluminação é potencializada à noite. Por outro lado, quando ainda há luz natural, como no fim da tarde, a artificial pode ficar meio apagada — a menos que o revestimento do piso ou seu entorno gerem uma boa combinação de cores e tons, bem como de luzes e sombras.

De que maneiras a iluminação subaquática pode ser feita?

Antes, é preciso destacar que a iluminação subaquática é aquela em que o projeto é instalado dentro da piscina. Isso pode ser realizado em diferentes estágios da obra, dependendo principalmente da tecnologia que se pretende utilizar. Alguns elementos, inclusive, podem ser implementados com a construção já pronta.

Os projetos de iluminação subaquática utilizam tecnologia de fibra ótica, LED ou lâmpadas Blue Vision. Veja algumas de suas principais caraterísticas a seguir.

Fibra ótica

  • Apresenta durabilidade;
  • tem boa eficiência energética;
  • oferece maior segurança, pois conduz luz por meio de cabos;
  • tem versatilidade de aplicações, isto é, pode ser empregada não só em piscinas, como em cascatas, espelhos d’água, entre outras opções;
  • é adaptável a piscinas prontas.

LED

  • É adaptável a refletores instalados;
  • apresenta economia de energia;
  • sua necessidade de manutenção é baixa;
  • tem boa durabilidade;
  • projeta diferentes tons de luz no ambiente;
  • conta com recursos de cor cambiável, o que permite fazer diferentes composições visuais com a iluminação.

Refletor Blue Vision

  • Tem maior potência;
  • conta com maior alcance de iluminação;
  • tem maior interferência na obra.

Vale destacar que dá para utilizar esses elementos não só de forma isolada, mas em conjunto. Isso pode otimizar a iluminação da piscina e atender a diferentes propósitos de design e layout.

Como escolher a iluminação adequada para a piscina?

Para uma escolha adequada, é importante avaliar alguns fatores, como o tamanho do espaço, o orçamento e o custo-benefício de cada opção disponível no mercado. Também analise o design do tanque para optar por uma iluminação que valorize o formato da piscina — considerando que ela não deve ficar excessivamente iluminada nem ter baixa intensidade.

Outros pontos que precisam de atenção são os demais objetos e o tipo de material usado para confecção da piscina. Por exemplo, os revestimentos, que podem ter diferentes padrões, texturas, variações de tonalidade etc. A cor e a intensidade da luz na piscina podem valorizar ou reduzir o destaque desses elementos visuais. Sendo assim, é importante analisá-los para escolher um sistema de iluminação mais adequado para seu ambiente.

Também não se esqueça de pesquisar bem sobre o fornecedor desses materiais para adquirir itens de qualidade. Além do mais, veja se ele oferece suporte para a instalação e para sanar dúvidas que possam ocorrer. Se for contratar um fornecedor diferente para realizar a instalação de seu sistema de iluminação, é importante ter o mesmo tipo de cuidado.

De que modo combinar a iluminação com a cor do revestimento?

O projeto deve ser pensando como um todo para que tudo fique dentro do padrão esperado. É importante pensar na parte externa, no ambiente ao redor e no layout, sem esquecer as cores envolvidas. No caso do revestimento, a cor deve ser levada em consideração, pois os tons mais claros refletem a luz com maior facilidade e os mais escuros geralmente precisam de uma intensidade maior.

De qualquer modo, o importante é manter o equilíbrio entre os elementos citados, isto é, entre formato da piscina, cores/tons dos elementos que a compõem e as partes interna e externa. Na dúvida, busque a ajuda de um profissional, pois ele poderá indicar qual sistema escolher de acordo com as características de sua piscina e do ambiente em que ela está inserida.

Também poderá considerar a finalidade de uso, isto é, se ela é utilizada mais para entretenimento, para natação, para práticas de atividades relacionada a saúde e bem-estar etc. Por fim, se for grande, os serviços desse profissional tendem a ser ainda mais importantes, uma vez que é preciso maior cuidado na instalação do sistema de iluminação para piscina.

Quer ficar por dentro de mais dicas para sua piscina? Então, assine nossa newsletter e acompanhe nossos e-mails!