Cadastre-se e receba novidades  
Selecione o assunto de seu interesse:
Enviando sua inscrição  
Loading...
Lonas

Higienização de caminhão: confira 6 dicas para melhorar a limpeza

higienização de caminhão
Powered by Rock Convert

O caminhão é como uma extensão da casa de qualquer caminhoneiro que se preze. Afinal de contas, são longas horas, dias e até semanas dentro da cabine. Nada mais justo, então, do que tratar o espaço de maneira adequada, garantindo limpeza e conforto em busca de bem-estar e eficiência no serviço.

Diante do cenário da pandemia do novo coronavírus, o ideal é fazer a higienização de caminhão todos os dias. Se antes essa necessidade já cumpria um papel importante para a saúde, agora ainda mais. E vale sempre se lembrar da parte externa também, pois sol, chuva, terra, lama e outros tipos de sujeira ficam impregnadas no veículo com frequência.

É fundamental conhecer os principais cuidados para a manutenção da higiene do caminhão. Continue conosco no texto e confira seis dicas para promover a melhor limpeza possível: basta ler e depois colocá-las em prática!

1. Lave tapetes com água e sabão

Pelo contato direto com o piso, calçados costumam transportar bastante sujeira. Portanto, os tapetes devem receber muita atenção na hora da higienização de caminhão. A combinação de água e sabão elimina partículas indesejadas e evita riscos de danificar os tapetes feitos de borracha, em especial.

Caso o material seja de carpete, a alternativa mais adequada é usar uma escova úmida, sempre com detergente neutro. Na sequência, procure um espaço com iluminação solar direta para ajudar a secar, o que também auxilia a matar bactérias.

Outra questão importante, claro, é que, no cenário de combate à covid-19, água e sabão são primordiais. Todos os tipos de superfícies, como nós já sabemos, têm potencial de manter o vírus vivo por várias horas ou, inclusive, dias. Diariamente, então, faça essa limpeza, prezando pelos produtos já citados, além de opções como desinfetante e água sanitária.

2. Não se esqueça dos vidros

Ao menos uma vez por semana, lembre-se da relevância de limpar bem os vidros do caminhão. Afinal de contas, eles precisam estar livres de sujeira para incrementar a segurança do motorista, facilitando a visualização do tráfego na rodovia.

Na parte de dentro, um simples limpa-vidros já serve — de preferência, seguido pela aplicação de um desembaçador, item valioso em locais de temperatura reduzida. Já externamente, é interessante passar água e detergente para remover o excesso de poeira antes de utilizar o limpa-vidros e, caso possível, polir com um pano seco e macio.

A transpiração do próprio motorista pode dar aquele aspecto de oleosidade ao para-brisa, mas, tomando esses cuidados, a condução fica bem mais tranquila e segura. Se algum pano passado liberar os famosos ”pelinhos”, uma folha de jornal é capaz de resolver o problema.

3. Aplique álcool no volante e no câmbio

Volante e câmbio são, evidentemente, as partes do caminhão com as quais o motorista mais tem contato. Portanto, e sobretudo durante a pandemia, é muito importante higienizá-las com alta frequência, muitas vezes ao dia.

As diversas paradas para descansar em meio às viagens costumam, por exemplo, deixar as mãos engorduradas por comida ou engraxar depois do toque em ferramentas ou mercadorias. Já que levar as mãos ao rosto é tão instintivo que, às vezes, nem percebemos, é vital não deixar o volante e o câmbio sujos.

E-book: 4 oportunidades para reciclar a sua lona de caminha~o e ganhar dinheiroPowered by Rock Convert

Isso sem falar no vento entrando pela janela e no suor do próprio condutor, que dá aspecto desagradável à direção, em especial. Para não correr risco e minimizar ao máximo a possibilidade de contaminação, ao mesmo tempo que se garante um visual de limpeza ao volante e ao câmbio, siga as dicas:

  • aplique um pano úmido com detergente neutro, sem jamais usar silicone ou outras substâncias deslizantes capazes de prejudicar o manejo da direção e a troca de marchas;
  • borrife álcool 70% nessas duas partes do caminhão;
  • passe um pano seco e limpo, cerca de 30 segundos depois de borrifar o álcool, para otimizar a higienização e secar as superfícies limpas.

4. Passe um pano úmido no painel

Além de tapetes, vidros, direção e câmbio, é claro que a cabine de um caminhão tem outras coisas. O painel, principalmente, costuma ser bastante útil e, por consequência, tocado durante os trajetos. Pelo menos uma vez a cada dia, então, o motorista deve promover a higienização correta da área.

Vale a pena aplicar um pano úmido com desinfetante no assoalho e nas partes plásticas de cima, além das portas. Dessa forma, a limpeza acontece sem demora e com total eficácia, assegurando a higiene.

A dica final aqui é, assim como em outros tópicos, não empregar silicone por conta do risco de manchar superfícies. E olho aberto com relação aos instrumentos presentes no painel que, em contato com água, por exemplo, podem ser danificados. O pano deve estar sempre úmido, nada além.

5. Tome cuidado com o estofamento

Não podemos esquecer-nos do estofamento. Afinal de contas, trata-se da limpeza mais delicada ao fazer a higienização de caminhão. É primordial tomar todos os cuidados necessários, sobretudo nos tecidos, aplicando panos úmidos e, em caso de sujeira pesada, um detergente.

Ser cuidadoso no estofamento exige saber que a água, rapidamente absorvida, pode chegar até a parte de espuma e dificultar muito a secagem. Ao selecionar a melhor hora para limpar os estofados, procure a de maior iluminação solar, facilitando esse processo de secagem.

Sentar-se sobre os bancos ainda úmidos causa uma série de riscos desnecessários, como o do surgimento de mau cheiro. Portanto, mantenha a cautela e, caso as condições não sejam as ideais, deixe a limpeza dos estofados para um momento 100% propício.

6. Use produtos específicos

Hoje em dia, existe uma série de materiais voltados especificamente para os processos de higiene de áreas delicadas, como os já citados estofamentos. Há desinfetantes líquidos e no formato aerossol com boa capacidade de limpeza de regiões que demandam toda a atenção para evitar danos.

Ao selecionar os produtos para aplicação, tome cuidado com possíveis riscos à saúde. Alguns têm péssimo cheiro e podem desencadear alergias, enquanto outros não são recomendados por conta da possibilidade de doenças dermatológicas. E ainda existe a questão das manchas provocadas por reações indesejadas com substâncias de limpeza.

manutenção do caminhão

Conforme observamos, a higienização de caminhão sempre foi fundamental e agora ganhou ainda mais relevância. Para acrescentar agilidade ao processo, vale a pena investir em acessórios de fácil manejo na limpeza, o que aumenta a eficiência e evita a perda de tempo ao incluir esses hábitos tão relevantes no dia a dia.

Esperamos que o conteúdo tenha sido útil para você! Aproveite e compartilhe o post nas redes sociais, para que seus colegas também saibam as melhores formas de limpar o caminhão!

ebook-caminhoneiroPowered by Rock Convert