+55 (11) 2139-2888 [email protected] Voltar para a página inicial
ACESSAR LOJA
+55 (11) 2139-2888 [email protected]
×

Operações de intralogística: o que são e como podem ser otimizadas

Modificado em: junho 7, 2023

As operações de intralogística referem-se ao processo de gerenciar o movimento de informações e materiais nos estoques e centros de distribuição das organizações, o que inclui desde as matérias-primas até o produto final que será entregue ao cliente.

A intralogística é importante porque otimiza a cadeia de suprimentos, garantindo que todo esse fluxo esteja em harmonia com as atividades da empresa. Continue a leitura e entenda por que você deve adotar esse conceito no seu negócio!

Como as operações intralogísticas diferenciam-se da logística como um todo?

A intralogística não é nenhuma novidade para quem já lida com gestão — e você provavelmente já aplica esse conceito no cotidiano da sua organização. O fato é que os empreendedores vêm tomando conhecimento do termo à medida que crescem os debates sobre melhorias nos processos produtivos.

Em termos gerais, a logística se refere ao processo de coordenar os recursos de uma organização desde o momento de sua aquisição até o de consumo. Sua diferença básica para a intralogística é que essa se restringe às movimentações que acontecem no interior das instalações organizacionais e, por isso, também é chamada de logística interna.

Quais são as vantagens de planejar as operações de intralogística?

O gerenciamento de recursos internos é parte fundamental do bom funcionamento de uma organização. Por isso, adotar estratégias de intralogística é essencial para a eficiência dos processos operacionais como um todo. Veja, a seguir, os seus principais benefícios!

Redução de custos

A redução dos custos operacionais é um dos primeiros benefícios que se nota com a implementação da intralogística. Isso acontece porque um dos seus principais objetivos é eliminar o excesso de procedimentos, garantindo que tudo esteja no seu devido lugar no momento mais adequado e na quantidade certa.

Materiais parados no galpão são um grande exemplo de gastos desnecessários. A intralogística reduz esse custo com armazenagem, pois faz com que as mercadorias sejam produzidas e entregues ao cliente em tempo mais hábil.

Com uma gestão eficiente, as empresas também produzem de forma mais consciente, pois conseguem alcançar os melhores resultados usando a menor quantidade possível de recursos.

Aumento da competitividade

Ainda que seja um procedimento interno, é apenas uma questão de tempo até que a desorganização em uma empresa chegue até o cliente. Dito isso, a intralogística é um grande diferencial para as organizações que atuam em mercados competitivos, já que isso demonstra uma superioridade na atuação, que vai muito além da qualidade dos produtos.

Claro, se o objetivo da sua empresa for alcançar seus clientes antes dos concorrentes, então é essencial potencializar sua capacidade produtiva com o aperfeiçoamento das suas atividades internas.

Rastreabilidade

A rastreabilidade é a habilidade que uma empresa tem de conhecer toda a trajetória das suas mercadorias, desde a origem das matérias-primas até a sua aquisição pelo consumidor final. Ela é importante porque permite que as indústrias tenham mais controle e transparência sobre suas cadeias produtivas.

A troca de produtos defeituosos é um exemplo de como a rastreabilidade pode ser útil. A empresa consegue facilmente rastrear os lotes que apresentaram defeito e recolhê-los do mercado. Além disso, é possível identificar em qual etapa ocorreram as falhas e se o problema veio diretamente das matérias-primas.

O que fazer para otimizar as operações de intralogística?

As etapas da produção industrial estão sempre evoluindo para se adequar às novas demandas do mercado, e com a intralogística não é diferente. As empresas precisam estar atentas às novidades do setor voltadas à otimização desse processo, pois essa é uma estratégia certeira para estar sempre à frente no seu nicho de atuação. Veja como conseguir isso!

Investimentos em tecnologias

A tecnologia já está presente nas coisas mais simples do nosso dia a dia. Portanto, as melhorias nas suas operações intralogísticas devem começar com investimentos em ferramentas tecnológicas. Nesse sentido, destacam-se softwares de gerenciamento, depósitos automatizados, veículos guiados e muitos outros.

O objetivo dos softwares de gerenciamento é coletar dados de grande valor para a organização, transformá-los em informações de fácil entendimento pelo usuário e centralizá-los em uma única plataforma.

Um sistema inteligente como esse é capaz de aperfeiçoar procedimentos pouco eficientes, eliminar movimentações desnecessárias e organizar suas tarefas em ordem de prioridade, melhorando, assim, o seu fluxo de trabalho.

As soluções para automação em depósitos incluem uma variedade de máquinas e robôs que auxiliam na localização, na movimentação e no direcionamento de itens para o seu local de armazenamento. Essas tecnologias otimizam os espaços e aumentam a segurança no trabalho, uma vez que automatizam tarefas com grandes chances de causarem acidentes.

Soluções de qualidade para a armazenagem de mercadorias

Um armazenamento adequado deve levar em conta uma série de fatores, como o tipo de mercadoria, o espaço disponível, o tamanho, o material correto das embalagens, entre outros. Itens delicados ou que contenham substâncias tóxicas, por exemplo, precisam de ambientes especiais que garantam sua permanência segura.

Essa é outra operação de intralogística que pode ser bastante beneficiada por softwares especializados, pois eles conseguem estipular o potencial de armazenamento do seu espaço e maximizar sua utilização com a organização correta. Além disso, também indicam a localização exata de determinado item dentro do estoque.

Treinamento de funcionários

Os funcionários precisam passar por treinamentos sempre que um novo sistema for implementado na organização, pois de nada adianta investir em tecnologias de última geração se os usuários não forem capazes de aproveitar todas as suas funcionalidades. Ferramentas avançadas costumam exigir um treinamento técnico especializado, o que aumenta a importância desse cuidado.

É preciso lembrar-se ainda de que os relacionamentos interpessoais são parte essencial de qualquer negócio. Por isso, os treinamentos também são uma forma de estreitar os laços entre as equipes e garantir que todos estejam trabalhando em sintonia.

As operações de intralogística sempre foram um pilar das organizações mesmo antes de existir um nome para isso. Agora que você já conhece mais a fundo esse conceito, está na hora de aplicá-lo ao cotidiano da sua empresa com as ferramentas mais adequadas.

Quer receber mais artigos como este diretamente no seu e-mail? Então assine agora mesmo a nossa newsletter, e enviaremos a você os nossos conteúdos exclusivos assim que forem publicados!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

icon_newsletter

Selecione o assunto do seu interesse

    Materiais Gratuitos