+55 (11) 2139-2888 [email protected] Voltar para a página inicial
ACESSAR LOJA
+55 (11) 2139-2888 [email protected]
×

Precisa fazer um curso de piscicultura? Veja os 4 melhores do mercado!

Modificado em: maio 31, 2023

Você, que trabalha com organismos aquáticos e sente falta de uma formação que possa complementar e dar suporte ao seu trabalho, deve buscar por um bom curso de piscicultura que forneça o apoio adequando aos seus projetos. Pensando exatamente em auxiliá-lo na sua carreira e expandir os seus conhecimentos, desenvolvemos este texto para mostrar a você as melhores opções do mercado na sua área.

Não deixe para investir depois no seu futuro e comece agora a estabelecer objetivos na sua vida. Confira o conteúdo completo!

Por que vale a pena investir em curso de piscicultura?

Investir na sua carreira como piscicultor, por meio de cursos específicos para essa área, é de extrema importância caso você deseje ter sucesso e alcançar um diferencial de mercado. É certo que profissionais como você devem apostar no autodesenvolvimento e na formação individual para possibilitar a perpetuação da sua empresa e obter uma projeção de crescimento.

Para tanto, é necessário investir no que realmente fará a diferença e trará destaque diante de diversas opções oferecidas por instituições de ensino. Expandir o seu conhecimento sobre a criação de organismos aquáticos é o primeiro passo para apresentar inovações e soluções que se adequem perfeitamente às condições da sua criação.

Devemos destacar que as características de liderança e cooperação são extremamente necessárias no contexto de uma empresa e podem ser paulatinamente desenvolvidas por meio de cursos. Além disso, o respectivo comprometimento com o ensino acarretará no amadurecimento dessas virtudes. Ao desenvolver essas habilidades, será verdadeiramente possível enfrentar com sagacidade os diversos problemas encontrados no ambiente da sua criação.

Desenvolver competências é um processo que exige persistência e amadurecimento pessoal para que você possa absorver todo o conhecimento necessário às exigências do seu trabalho. Após escolher o curso certo, é importante dedicar-se para assimilar o máximo de conhecimento que é transmitido por meio das aulas. Durante esse processo, você deve ter a cabeça aberta para aprender corretamente e, assim, conseguir aplicar seus conhecimentos na sua criação de peixes.

piscicultura

Quais são os 4 melhores cursos de piscicultura do mercado?

Agora que você sabe a importância de investir na sua formação e especialização profissional, aproveite para aprender alguns dos cursos de piscicultura disponíveis no mercado. Confira, a seguir, a lista que preparamos para você!

1. Curso de piscicultura da Embrapa

O curso sobre piscicultura da Embraba faz parte do grupo de soluções tecnológicas dessa instituição e está dividido em seis módulos:

  • boas práticas de manejo;
  • alimentação;
  • nutrição;
  • sanidade;
  • reprodução;
  • criopreservação;

Essa solução foi desenvolvida pela Embrapa junto com outras empresas e teve seu ano de lançamento em 2016. Devemos ressaltar que o curso é voltado para a Mata Atlântica, sendo interessante a capacitação de profissionais que trabalham diretamente com esse tipo de bioma.

2. Curso CPT para produção de tilápias em tanques escavados

O curso para produção de tilápias em tanques escavados apresenta como objetivo principal a disponibilização de informações indispensáveis para aquelas pessoas que desejam iniciar esse tipo de atividade, bem como aqueles profissionais que já cultivam essa espécie de peixe com um nível tecnológico menor e que estão em busca de aprimoramento.

Por meio desse curso, você aprenderá primeiramente os aspectos que se referem à escolha do local mais adequado para a instalação da sua criação. Além disso, os aparatos tecnológicos e as estratégias voltadas para a expansão da atividade de maneira a se manter competitivo no mercado e autossustentável.

3. Curso CPT de criação de peixes e como implantar uma piscicultura

Esse curso abordará de forma completa como você deve implantar uma piscicultura por meio de um método que o levará a resultados altamente rentáveis. Ele perpassa o monitoramento da água, do solo e do meio ambiente em que a sua criação está inserida, passando pela escolha assertiva da espécie de peixe, até a construção de toda a estrutura necessária às variadas etapas de um boa criação e do manejo.

Você também aprenderá sobre a alimentação adequada para os animais, o controle de pragas, a despesca e o abate, sem deixar de fora o processamento da carne e a sua respectiva comercialização.

O curso é extremamente adequado para quem deseja iniciar uma criação de organismos aquáticos ou aquelas pessoas que querem aprimorar as técnicas já utilizadas em suas fazendas.

4. Curso CPT de nutrição e alimentação de peixes

O curso de nutrição e alimentação de peixes oferece o conhecimento sobre os hábitos alimentares de cada espécie de peixe comercial, seus sistemas produtivos, os nutrientes que cada organismo necessita para um bom desenvolvimento, além dos melhores ingredientes e aditivos que devem estar presentes na ração que você oferece à sua criação.

Nele, também serão abordados os cuidados que devem ser tomados para conservar a ração com qualidade e por um tempo mais duradouro. Você aprenderá como proceder para oferecer uma alimentação mista para aqueles peixes que se alimentam de animais vivos, mais a ração adequada para esse caso.

Após o curso, você saberá avaliar adequadamente os aspectos físicos e qualitativos da ração que está adquirindo, bem como o fator importante de saber interpretar os rótulos da embalagem. Por fim, também serão tratados dos programas alimentares corretos para cada espécie e dos métodos de manejo mais eficientes em sistemas semi-intensivos e intensivos.

Tenha a certeza de que, ao optar pelo curso certo, você estará dando um passo à frente para alavancar a sua produção por meio das técnicas e dos métodos transmitidos durante as aulas. Esse é um fator decisivo na hora de obter destaque no mercado. Quanto mais você buscar por especializações, maior será o seu diferencial em relação aos seus concorrente. Afinal, quem se dedica mais a aprender, consequentemente, torna-se um profissional melhor e mais bem preparado.

Saber escolher um bom curso de piscicultura passa por estar ciente das suas principais necessidades no atual momento. Você deve ter objetivos claros e definidos antes de procurar uma instituição de ensino para conseguir realizar a escolha certa. É extremamente recomendável que você saiba priorizar a qualidade do curso sem perder de vista o custo-benefício de cada um deles. Esperamos que você consiga alcançar o que almeja e possa alavancar de vez a sua criação!

Caso você tenha gostado desta leitura, aproveite para aprender mais sobre o mercado da piscicultura!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

icon_newsletter

Selecione o assunto do seu interesse

    Banner Tanque Circular

    Materiais Gratuitos