+55 (11) 2139-2888 [email protected] Voltar para a página inicial
ACESSAR LOJA
+55 (11) 2139-2888 [email protected]
×

Como baixar o ph do tanque de peixe? Saiba aqui!

Modificado em: maio 31, 2023

Quem já ouviu falar em ph nas aulas de química, mas realmente entendeu o que significa? De forma bastante resumida, o ph é a quantidade de prótons H+ que existem na água, podendo indicar neutralidade (ph 7), acidez (ph menor que 7) ou alcalinidade (ph maior que 7).

Na piscicultura, é importante saber como baixar o ph do tanque de peixe, visto que, caso não haja tal controle, é possível ter sua produção prejudicada.

Por lidar com fatores de diferentes áreas (como biológicos, químicos, climáticos etc.), a aquicultura é uma das atividades mais complexas, principalmente pela necessidade de acompanhamento e monitoração da água no cultivo. Isso será um fator decisivo no lucro ou prejuízo.

Desse modo, entender sobre a concentração de bases e ácidos na água é muito importante. Alguns fatores, como fotossíntese, respiração e alimentação, são muito relevantes na hora de determinar o ph da água, que, caso esteja muito ácida ou muito alcalina, pode ser letal para os peixes.

Portanto, separamos neste artigo tudo o que você precisa saber para baixar o ph do tanque na piscicultura. Não perca nenhum detalhe abaixo.

Qual é o ph ideal para tanque de peixes?

Existe uma escala de ph que é relevante a ser apresentada para que você, leitor, possa compreender qual a faixa ideal para o tanque de criação. Em uma faixa de 0 a 14, temos os seguintes indicadores:

  1. ph 0 a 4 = letal para peixes, com morte imediata;
  2. ph 4 a 6 = aumento do estresse para peixes;
  3. ph 6 a 9 = intervalo desejável;
  4. ph 9 a 11 = aumento do estresse para peixes, com maior frequência respiratória;
  5. ph 11 a 14 = letal para peixes.

Isso significa que, estando entre 6 a 9, a água deve ser neutra, minimamente ácida ou razoavelmente alcalina. A alcalinidade serve para verificar o “efeito tampão” da água, assim como neutralizar ácidos.

Desse modo, em tanques para peixes, é recomendado que os valores de alcalinidade estejam acima de 20mg/l (sendo mais indicado entre 200mg/l e 300mg/l).

Entenda, a seguir, quais fatores podem interferir no ph da água.

Quais aspectos interferem no ph?

Alguns aspectos são fundamentais e devem ser observados de forma constante, pois interferem diretamente no ph da água. Os fatores estão entrelaçados e, por isso, é importante saber como funciona o ciclo. Veja só!

Quando há ração em excesso, os peixes acabam comendo mais e, em suas fezes, é liberado um muco com uma certa quantidade de amônia e gás carbônico. Com isso, os fitoplânctons (algas verdes e com baixa transparência) se multiplicam, já que usam de nutrientes de como N e P. Com o excesso de fitoplânctons, a água acaba ficando mais verde, gerando maior fotossíntese. Consequentemente, o nível de oxigênio será menor, a água ficará mais tóxica por conta da amônia e os problemas serão mais recorrentes.

Logo, de forma geral, é importante estar atento a tais fatores:

  • excesso de algas e fitoplânctons;
  • excesso de ração;
  • amônia;
  • acidificação.

Agora que você já sabe quais problemas interferem no ph, que tal entender quais danos ele pode causar na sua criação de peixes em tanques?

Quais problemas o ph alto na água pode causar?

No momento em que há o aumento do ph, ou seja, quando fica muito alcalina, começa a formar na água óxido de cálcio. Quando isso acontece, pode provocar corrosão tanto das nadadeiras quanto do epitélio branquial dos peixes, sendo letal para eles.

Além disso, por reduzir a quantidade de oxigênio na água, os peixes acabam ficando ainda mais expostos às áreas da superfície, diminuindo também a quantidade de alimento que consomem. Com isso, é normal que estejam com a imunidade mais baixa e aptos a ficarem enfermos com mais facilidade.

Dependendo do nível do ph, é possível que já seja letal para eles. Portanto, meça sempre os valores da maneira correta. Ele deve ser acompanhado ao menos uma vez na semana e anotado, criando uma rotina com médias para fins de acompanhamento e melhor análise.

Quando algum incidente ou divergência natural acontecem, o ph pode ser alterado. Para evitar que isso ocorra, é importante medir e anotar as mudanças percebidas, melhorando processos futuros.

Para tanto, é necessário utilizar um peagâmetro (medidor de ph), kits para piscina ou papéis de tornassol. Já o controle do ph pode ser feito por meio do cal (seja ele agrícola, hidratada ou virgem).

Como baixar o ph do tanque de peixe?

Além de medir com frequência o ph da água para manter o nível ideal, é importante saber como baixar a alcalinidade da água, que é altamente influenciada pela amônia. Por isso, é importante estar sempre atento à coloração da água dos tanques — caso ela esteja muito verde significa que está comprometendo a oxigênio dos peixes. Com isso, o ph ficará mais alto.

Desse modo, tente controlar o desenvolvimento de fitoplânctons e vegetais, fazendo limpeza nos tanques. Além disso, lembre-se de controlar a ração, para que os nutrientes das fezes não alimentem ainda mais tais algas. Por último, se necessário, utilize um acidificador na água, mas com parcimônia, para não gerar o efeito rebote e se tornar letal para os peixes, devido uma queda brusca do ph.

A água, sendo a principal matéria-prima da piscicultura, deve ser mantida com cuidados específicos, a fim de que a criação não morra de forma súbita. Agora que você já sabe como baixar o ph do tanque de peixe, lembre-se de mantê-lo entre 6 a 9, meça-o diariamente por meio do peagâmetro, kit para piscina ou papéis de tornassol.

Além disso, lembre-se de prestar atenção em todos os fatores que influenciam o ph, como excesso de algas, fitoplâncton e vegetais, a própria acidificação da água, o estresse dos peixes e o excesso de ração. Por isso, comece já a colocar as boas práticas em dia e expanda a sua produção!

Já sabe tudo a respeito de ph na piscicultura? Então, não deixe de ler mais sobre os acessórios que não podem faltar na hora de criar peixes!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

icon_newsletter

Selecione o assunto do seu interesse

    Banner Tanque Circular

    Materiais Gratuitos