Toda profissão exige o uso de instrumentos ou acessórios específicos para que o trabalho tenha a máxima qualidade e garantia de que não ocorrerão acidentes. Um motorista não anda sem cinto de segurança.
Um dentista não trabalha sem máscaras e luvas que garantam a higienização dos tratamentos. E um professor, bem, digamos que uma sala equipada com quadro negro, giz e carteiras para seus alunos ainda é essencial. Pois é assim também no mundo dos acessórios para criar peixes.
Especialmente quando se fala em transporte e manejo, o uso de acessórios como sacolas, capas de chuva e outros itens faz toda a diferença, para garantir tanto a segurança dos envolvidos nessas atividades quanto a qualidade final do trabalho na piscicultura.
Para conhecer mais sobre esses produtos e onde encontrá-los, continue a leitura deste artigo. Selecionamos 8 acessórios essenciais para criar peixes. Acompanhe!
Por que preciso de acessórios?
Acessórios e equipamentos de proteção são essenciais para a realização de um bom trabalho de piscicultura. Cada vez mais, o conhecimento se desenvolve por meio de pesquisa e estudos em todas as áreas, e na criação de peixes não é diferente.
Hoje, já se sabe que há uma série de EPIs (equipamentos de proteção individual) que não devem ser esquecidos para garantir a segurança e o bem-estar dos trabalhadores.
“A necessidade é a mãe da invenção”
Aquela frase que diz que “a necessidade é a mãe da invenção” cabe bem aqui. Na piscicultura, a partir do momento em que passaram a ser observadas as situações vividas no processo de criação de peixes, surgiram as capas de chuva, jardineiras e calças com botas, entre outros itens de vestuário. Além disso, também existem sacolas e macas para manejo, biometria e transportes de peixes.
O mercado, como um todo, vem se adequando a essas necessidades. A legislação é cada vez mais complexa em relação ao trabalho desenvolvido por piscicultores. Assim, os proprietários de estruturas destinadas à criação de peixes e outros organismos aquáticos devem estar cientes de que precisam proporcionar às equipes os EPIs necessários para garantir a saúde e o bem-estar de seus colaboradores.
Vamos detalhar um pouco mais essas necessidades e invenções na sequência do artigo. Siga com a leitura para aprender mais!
Top 8 acessórios para criar peixes
A seguir, selecionamos alguns dos principais acessórios para criar peixes e outros animais marinhos disponíveis no mercado. O foco está nas atividades mais críticas, como transporte e manuseio dos animais. Lembramos que a Sansuy conta com diferenciais em seus produtos voltados à piscicultura. Acompanhe!
1. Aquatrator
O aquatrator é uma espécie de barco de apoio que pode ser utilizado para manejo em tanques-rede. O produto foi pensado para ser um barco estável dentro da água, com alta capacidade de carga, especialmente levando-se em conta o seu tamanho.
Diferentemente de um barco mais simples — feito com alumínio ou outro tipo de chapa — o aquatrator é bastante estável, tanto vazio quanto carregado. Assim, o produto consegue garantir a segurança de todos, evitando quedas na água.
Além disso, sua durabilidade é maior, quando comparada à de barcos de chapa de alumínio. Nesse tipo de embarcação mais simples, os rebites (fixadores mecânicos de metal) precisam ser trocados a cada seis meses. Porém, o produto não suporta mais do que duas trocas, sendo necessário adquirir um barco novo a cada ano. Com o aquatrator, esse problema não existe.
2. Caminhão pipa para transporte de água com bomba
Esse é outro acessório que vem fazendo bastante sucesso entre piscicultores. Em uma emergência, o caminhão pipa para transporte de água com bomba pode ser usado para transformar um caminhão ou caminhonete em um veículo com capacidade de transportar água.
Disponível em diversos tamanhos e modelos — desde estacionários como reservatórios de água até aqueles que permitem o transporte em cima de veículos — o tanque viniliq pipa produzido com lona Sansuy, pode ser montado e desmontado rapidamente. Solucionada a emergência, basta guardar o produto até a próxima necessidade.
3. Capa de chuva
As capas de chuva são acessórios de grande utilidade para os piscicultores no dia a dia. A ideia do produto é tornar mais fácil a realização de movimentos em dias de chuva, especialmente em atividades de manejo.
Sejam de manga comprida ou com manga morcego, as capas de chuva são desenvolvidas a partir de materiais sintéticos. O resultado são acessórios de vestuário leves e flexíveis, afinal, limitar os movimentos nunca é uma boa ideia quando se trata de trabalhar na piscicultura.
Especialmente as capas com manga morcego permitem uma maior liberdade para os braços, enquanto a manga comprida protege mais da chuva. Ambos os modelos vêm com capuz.
4. Jardineira com bota acoplada
Outro acessório fundamental no dia a dia dos piscicultores, a jardineira com bota acoplada permite trabalhar sem molhar as roupas e, ainda, tem caráter preventivo. Isso porque, além de garantir que o colaborador ande dentro da água até a altura do umbigo sem se molhar, as botas acopladas ainda evitam que os profissionais se machuquem.
Ferimentos nos pés podem ocorrer nessa atividade, uma vez que nem sempre é possível visualizar claramente onde se está pisando — daí a importância de se usar botas que evitem que as pessoas se machuquem durante o trabalho.
5. Sacola para peixe ornamental
As sacolas e macas são uma maneira segura de transportar peixes. Suas principais vantagens são:
- não machucam os animais;
- não descamam os peixes;
- não removem o muco das espécies (o que garante que o sistema imunológico e todas as suas barreiras permaneçam intactos, evitando doenças).
Geralmente confeccionadas com lona de PVC reforçada, a sacola para peixe ornamental conta com aberturas para vazão de água. É bastante utilizada na despesca de peixes criados em cativeiros intensivos ou superintensivos.
6. Sacola para pirarucu
As sacolas para pirarucu também são feitas de lona de PVC reforçada e contam com aberturas para dar vazão à água. No entanto, são um pouco maiores do que as usadas para o transporte de peixes ornamentais.
7. Sacola para pacu
As sacolas para pacu têm uma medida que pode ser considerada um meio termo entre as versões para peixe ornamental e para pirarucu. Também são utilizadas com peixes de diferentes tipos de cativeiros, desde os intensivos até os superintensivos.
8. Macas para manejo
Para peixes de maior porte, é recomendado o uso de macas na realização do manejo. Espécies como pirará e arraias e também mamíferos aquáticos têm seu transporte e manejo facilitados com esse acessório.
E então, gostou de nosso artigo sobre acessórios para criar peixes? No texto, buscamos apontar a importância desses itens para o bom andamento do trabalho de piscicultura, garantindo segurança e qualidade no transporte e manejo dos animais.
Para conhecer mais a respeito, confira a Loja da Sansuy. Temos uma série de acessórios para criar peixes disponíveis para solucionar qualquer problema. Acesse agora mesmo!