Voltar para a página inicial

Como as lonas tensionadas Sansuy ajudaram a Pitomba

Modificado em: outubro 5, 2023

As lonas tensionadas têm conquistado cada vez mais espaço no mundo da arquitetura e design. Isso é devido à sua versatilidade e apelo estético, bem como a sua flexibilidade. Combinando funcionalidade, sustentabilidade e beleza, as lonas tensionadas oferecem uma alternativa criativa e moderna aos materiais de construção tradicionais.

Neste conteúdo, vamos explicar melhor sobre as lonas tensionadas, apresentando os diferenciais da Sansuy. Nesse sentido, trouxemos um cliente para falar da sua experiência conosco, mostrando como essa parceria foi um sucesso. Interessado em comprar uma lona tensionada? Continue a leitura e tire suas dúvidas sobre o tema!

O que são lonas tensionadas?

A lona tensionada é um elemento arquitetônico ou estrutural. Consiste em uma superfície flexível de membrana sustentada por um sistema de cabos ou estruturas rígidas. Geralmente, essas lonas são feitas de tecido de poliéster revestido com PVC, ou outros materiais similares, desde que sejam resistentes, duráveis e impermeáveis.

Para que servem?

As lonas tensionadas são usadas principalmente na arquitetura, design de interiores e criação de espaços cobertos ao ar livre. Além disso, são conhecidas por sua capacidade de criar formas e coberturas criativas e inovadoras. Dessa forma, oferecem uma alternativa versátil aos materiais de construção tradicionais, como vidro, metal ou concreto.

Essas estruturas podem ser instaladas em vários locais como:

  • estádios esportivos;
  • parques;
  • praças;
  • pátios;
  • centros comerciais;
  • aeroportos.

A ideia de uma lona tensionada é criar áreas sombreadas, bem como coberturas para proteção contra intempéries. Também é útil em estruturas de apoio de palcos e telas de proteção, sem contar o apelo estético.

Qual a sua importância?

A principal característica das lonas tensionadas é a sua capacidade de resistir à tensão resultante dos cabos ou estruturas de suporte. Na prática, essa tensão é distribuída uniformemente pela membrana, resultando em uma superfície plana, curva ou tridimensional. Esses formatos, convém salientar, dependerão do projeto e da aplicação desejada. 

As lonas tensionadas apresentam vantagens importantes. Uma delas é a capacidade de permitir a passagem de luz natural, reduzindo a necessidade de iluminação artificial. Além disso, oferecem propriedades de isolamento térmico e acústico e são leves. 

Convém ainda destacar a facilidade de instalação das lonas tensionadas e a customização em termos de cores. Em um projeto, o importante é considerar fatores como forças estruturais, resistência ao vento, capacidade de suportar cargas, manutenção adequada e conformidade com os códigos de construção local.

Como a Pitomba conheceu a Sansuy?

Para falar sobre a Pitomba e o case de sucesso da empresa com a Sansuy, entrevistamos o arquiteto Gustavo Ferrari. De acordo com o Gustavo, a Pitomba “É uma empresa atuante no segmento de coberturas tensionadas, oferecendo serviços de projeto, beneficiamento, montagem e manutenção, sendo que estamos atuando mais neste último item”.

Quando perguntado sobre o início da parceria de sucesso com a Sansuy, o entrevistado afirma que “Muitos anos atrás quando trabalhei em outra empresa do ramo, no Rock In Rio III, quando vocês forneceram as membranas para o festival.”

No decorrer da entrevista, Gustavo é enfático ao dizer que a Sansuy sempre prestou um atendimento personalizado para a Pitomba. Inclusive, esta é uma característica inerente desse mercado, tendo em vista especificidades e conformidades regulatórias locais.

Um ponto que o entrevistado destacou ao longo da conversa foi que o produto da Sansuy superou suas expectativas. Ele afirma que, por ser um investimento alto, o nosso produto apresentou uma resistência além do esperado, considerando que os clientes não são muito cuidadosos em relação à cobertura. Ele completa dizendo que, além do retorno sobre o investimento, a parceria com a Sansuy trouxe tranquilidade e a certeza de que fez uma parceria de sucesso. 

Quais os diferenciais da Sansuy?

Os diferenciais da Sansuy destacados por Gustavo foram:

  • transmissão de iluminação natural, contribuindo para o menor uso de energia;
  • reflexão do calor;
  • durabilidade.

Além desses três pontos, o entrevistado menciona também o fato de que as lonas tensionadas propiciam mais durabilidade para o cliente, desde que seja feita a manutenção recorrente e do jeito correto.

Como escolher a lona tensionada ideal?

Uma das diretrizes básicas na hora de escolher uma lona tensionada diz respeito à aplicação e finalidade. Em outras palavras, consiste em saber exatamente qual o propósito de ter uma lona tensionada, sendo que um exemplo de questionamento é decidir se o seu uso será temporário ou permanente.

Outras possibilidades podem ser colocadas sobre a mesa, como lona tensionada para estrutura de eventos, espaço de sombra ou cobertura de estacionamento. Estar a par de todos os pormenores do projeto faz a diferença, pois, dependendo da aplicação, tanto a localização quanto o clima podem ter um impacto relevante.

Se o lugar tem ventos fortes, por exemplo, esse tipo de fenômeno vai exigir uma lona tensionada mais resistente. O sol e as chuvas intensas também devem ser equacionados na hora de procurar uma empresa como a Sansuy.

O material com que a lona tensionada é produzida também deve ser considerado. Além do PVC, ela pode ser feita de PTFE (Politetrafluoretileno) ou ETFE (Etileno Tetrafluoretileno), sendo importante avaliar as seguintes características:

  • resistência;
  • durabilidade;
  • impermeabilidade;
  • capacidade de autolimpeza;
  • transmissão de luz;
  • opacidade e resistência ao fogo do material da lona.

A estrutura de suporte também é crucial em relação à lona tensionada. Nesse sentido, é importante que a lona escolhida seja compatível com a estrutura planejada, envolvendo sistemas de cabos, por exemplo.

O último ponto a ser destacado aqui é o trabalho de profissionais capacitados na hora de confeccionar lonas tensionadas. A Sansuy é ideal nesse sentido, pois conta com um time técnico qualificado para atender aos projetos dos clientes, e a parceria da nossa empresa com a Pitomba é uma grande prova disso.

As lonas tensionadas, como vimos ao longo do texto, são uma excelente alternativa em termos de arquitetura e design. Mostramos o case de sucesso da Pitomba, destacando que o atendimento da Sansuy foi personalizado, atendendo às suas necessidades e superando suas expectativas em relação ao projeto.

Aproveite a visita ao blog da Sansuy para conhecer mais sobre diversos mercados!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

Selecione o assunto do seu interesse

    Materiais Gratuitos