Voltar para a página inicial

Fabricação de lonas Sansuy: entenda todo o processo

Modificado em: maio 31, 2023

O processo de fabricação de lonas de qualidade está ligado a duas bases principais: o uso de matéria-prima qualificada e práticas que garantam a confecção em seu melhor nível. A Sansuy, líder de mercado no segmento, segue esses caminhos para garantir que entregue ao mercado um produto de destaque e com boa durabilidade.

Para garantir um trabalho de fabricação adequado é necessário também realizar testes, seguindo parâmetros de qualidade definidos por institutos de padronização. Quando isso é colocado em prática, o consumidor tem a garantia de investir em itens que respeitam requisitos mínimos de qualidade.

Neste post, falaremos mais sobre o processo de fabricação das lonas Sansuy! Entenda como ele funciona e de que maneira se diferencia do mercado.

Quais são as matérias-primas utilizadas nos produtos?

Lonas para diferentes tipos de uso podem ser fabricadas com materiais diversos. Naturalmente, a seleção do que é aplicado nesse processo impacta diretamente a qualidade do produto final. Sabendo disso, a Sansuy dedica seus investimentos nas melhores matérias-primas do mercado.

Além da qualidade, ponto fundamental, a escolha desses materiais também considera a funcionalidade que se deseja aplicar na lona. Características como impermeabilidade, resistência e flexibilidade são indispensáveis e dependem diretamente da matéria-prima utilizada.

Entre as principais matérias primas utilizadas para fabricação da lona de PVC flexível podemos citar:

  • Policloreto de Vinila (PVC) – Uma das principais matérias-primas para fabricar lonas de PVC;
  • plastificante — Responsável por conferir flexibilidade, mesmo num produto resistente;
  • fio de poliéster de alta tenacidade — Compõe o tecido da lona e é responsável por conferir a resistência mecânica, mesmo que o produto seja bastante exigido no cotidiano;
  • aditivos da composição, como pigmentos para dar a cor desejada à lona.

Como é o processo de fabricação de lonas?

Inicialmente a fabricação dos filmes de PVC é feita por meio do processo de calandragem. O sistema de calandragem é responsável por fornecer os filmes de PVC que posteriormente serão acoplados ao tecido de poliéster através de um equipamento chamado Revestidora.

Para a fabricação de lonas de PVC, são aplicados os filmes produzidos no processo da calandragem, na frente e avesso do tecido de fibra sintética de alta tenacidade através de processo específico. Com isso, o resultado é um produto com estrutura reforçada e com flexibilidade dimensionada para diversas necessidades.

Testes de qualidade

Um processo eficaz de fabricação de lonas é importante, especialmente quando ele faz uso das principais tecnologias do mercado, como a calandragem. Entretanto, mesmo em meio a essas práticas, há a possibilidade de erros ou falhas que impactem diretamente a qualidade da lona.

Empresas que se preocupam com a padronização do que chega ao mercado, como a Sansuy, vão além desse processo de produção. Os testes de qualidade fazem parte dessa linha de produção, já que garantem que o produto cumpre com todos os requisitos exigidos internamente.

A Sansuy tem as certificações ISO e IATF na produção de suas lonas, por isso, tudo que é fabricado respeita um rigoroso padrão de qualidade. A engenharia de processos e produtos da empresa define quais são as características necessárias que a lona precisa ter, então o teste de qualidade tende a ser mais preciso.

Nesse processo, as amostras de matéria- prima e lotes do produto são inspecionados pela equipe de qualidade. Assim, se não estiverem dentro dos padrões, o processo de fabricação nem mesmo inicia. O controle de qualidade é interno e realizado por profissionais especialistas.

Como a Sansuy se destaca em relação aos concorrentes?

O que faz a Sansuy ser líder no mercado de lonas é o seu processo de produção diferenciado. A princípio, esse destaque é garantido pela captação de matéria-prima de fornecedores auditados. Isso só é possível graças à relação com fornecedores com procedência reconhecida, com relações comerciais estabelecidas há algum tempo e totalmente sólidas.

O outro ponto de grande valorização que é levado em conta pela Sansuy está relacionado à excelência do produto. Nada chega ao consumidor com qualidade abaixo do padrão mínimo exigido internamente. Por isso, os testes de qualidade são considerados uma etapa crucial do trabalho, antes e depois da produção. No caso das lonas para toldos, certifique-se de que possui a marca d’água Sansuy em seu avesso.

sanlux exclusive
Amostra Sanlux Exclusive

Outro ponto que vale destaque é a fabricação 100% nacional que a Sansuy aplica em seus produtos. Todo o processo é realizado aqui, o que gera valorização da mão de obra brasileira, reduz custos logísticos e, de forma geral, reduz o preço cobrado ao público. Assim, há a garantia de um produto de excelência e com um preço justo.

Práticas sustentáveis

A fabricação de lonas da Sansuy tem como outro diferencial importante a implementação de práticas sustentáveis, ou seja, que utilizam melhor os recursos naturais da produção. A sustentabilidade é uma importante pauta mundial e que, mais do que momentaneamente, será cada vez mais cobrada pela sociedade consumidora.

Em sua rotina, a Sansuy se preocupa com a exploração de recursos quando faz o uso do seu PVC, que é derivado de petróleo. Na prática, é usada a matéria-prima virgem, o que permite reprocessar e reutilizar o material, caso haja algum problema que gere falhas na produção.

Essa prática permite a reutilização do PVC, evitando que mais matéria-prima seja aplicada em casos de problemas de produção. Assim, a Sansuy adota uma postura mais responsável em relação à exploração de recursos, reduzindo também o descarte.

Uma empresa que já está há mais de 53 anos no mercado não se mantém forte por tanto tempo à toa. A Sansuy trabalha com práticas que valorizam o produto entregue ao consumidor e, naturalmente, permite a conquista do topo do segmento.

A fabricação de lonas é um processo que demanda boas práticas, controle de qualidade e boa gestão e exploração dos recursos utilizados. Essa é a base para se destacar e entregar satisfação ao público consumidor.

Precisa de lonas de qualidade? Seja você um distribuidor, seja um cliente, a Sansuy pode atender às suas necessidades. Entre em contato conosco e conheça melhor as nossas lonas!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

Selecione o assunto do seu interesse

    Materiais Gratuitos