Voltar para a página inicial

Colheita de uvas: o que você precisa saber sobre o processo

Modificado em: maio 31, 2023

Esse é o momento ideal para o produtor de alimentos investir em um método produtivo adequado e alcançar os melhores resultados elaborados durante o plantio.

Nest post, vamos mostrar quais são todas características a respeito desse tema, desde a diferença entre as regiões do país e as regras para uma colheita eficaz. Prossiga com a leitura e aprenda tudo o que você precisa saber sobre colheita de uvas!

Como funciona a colheita de uvas?

A primeira questão a respeito do tema que você precisa compreender é que a sua colheita decidirá o sucesso de todos os outros processos que a precederam, ou seja, os meses de preparo da vinha. Caso bem realizada, a depender também das condições climáticas, você terá para oferecer um vinho de qualidade, com todo o sabor que a natureza pode dar.

Vindima, ou colheita de uvas, é um momento de festa ao redor do mundo, sendo comemorada repetidamente ao longo dos meses durante todo o ano. Em Portugal, por exemplo, acontece em agosto, ao sul do país, e novembro, na região setentrional. No nosso país, ela costuma ocorrer no decorrer de três meses, desde a metade do verão até cerca de meados de outono.

A colheita de uvas acontece quando uma boa maturação progride. Isso pode ser visto pela maleabilidade, maciez e, até mesmo, pela cor dos frutos. Saiba que as brancas vão do degradê de verde ao verde-amarelo, e aquelas que vão servir de vinho tinto, do verde ao roxo-azulado. Durante esse processo, os níveis de acidez da fruta são reduzidos, além de que um aumento no teor de glicose e frutose é verificado.

São esses fatores que determinam o início e o fim da colheita, para que o produtor possa obter um fruto mais doce e com baixa acidez. É exatamente por esse motivo que você necessita ficar atento às particularidades desse processo, pois a maturação da uva é que determina o tipo de vinho que será feito. Esse ponto particular é o segredo da produção de vinhos de maior qualidade.

Dependendo da região onde o produtor está inserido, esse período de maturação dos frutos pode variar de 30 até 70 dias. Saber avaliar o momento certo da colheita para cada safra é outra habilidade que o gerente de uma fazenda deve fazer bem.

O que você precisa saber sobre colheita de uvas?

Agora que você sabe como funciona a colheita de uvas, prepare-se para conferir as principais dúvidas acerca do assunto.

Datas da colheita de uvas

Decidir o momento de colher é fundamental para ter uma boa safra. Uvas podem demorar até 70 dias para ficar maduras, e isso depende da região do país em que você está inserido. No hemisfério sul, com diferenças entre Brasil, Argentina e Chile, a época correta da colheita acontece, principalmente, em janeiro, para espumantes, e em fevereiro, para brancos e tintos.

Algumas regiões mais frias do país, como Santa Catarina, podem chegar a terminar sua colheita das uvas tintas somente durante o mês de abril. Apesar disso, condições climáticas extremas, como as que estamos vivendo, podem antecipar todo o processo de maturação.

Características do setor vinícola

Existem muitas normas de funcionamento para ter uma cantina e produzir vinho de forma legal. O produto industrial passa por todo um processo receptação, fermentação e estabilização do vinho, além de engarrafamento e envelhecimento. Para manter uma boa gestão, recomendamos que você cuide de um tratamento de efluentes industriais, do desenvolvimento da planta em laboratório e da parte administrativa do processo.

A facilidade na hora de acessar matéria-prima e insumo influencia no produto final. Você deve colocar esses fatores como pontos cruciais na hora de iniciar uma produção de vinho. Construa um local onde exista uma infraestrutura de energia elétrica e linha telefônica, com boa ventilação e disponibilidade de água tratada, totalmente livre de impurezas.

Vinicultores mais exigentes constroem suas cantinas longe de estradas movimentadas, a fim de afastar o risco tremores que podem dificultar o repouso e a estabilização do vinho. Eles também se mantêm longe de indústrias com cheiros desagradáveis ou materiais tóxicos.

Colheita manual

A colheita manual é perfeitamente adequada para produções menores, de características artesanais e de agricultura familiar. Por ser um processo manual, é mais cuidadoso e leva mais tempo para ser concluído.

Dessa maneira, ao realizar o procedimento, é possível selecionar uvas de forma mais criteriosa, mesmo em um tipo de cultura menor e colhendo exatamente os frutos com o ponto de maturação ideal. Tudo isso nem antes nem depois da hora correta.

Assim, você evita que a colheita seja realizada inadequadamente, por impedir que um número maior de bagas seja danificado. Esse tipo de colheita manual também pode ser empregado em terrenos mais irregulares, de topografia acidentada e lugares onde máquinas não entram.

Colheita mecânica

A colheita mecânica deve ser empregada em lugares onde existe uma área com maior parte cultivada, sendo normalmente utilizada em produções de grande porte. Os frutos são colhidos mais rapidamente, exatamente por utilizarem máquinas no processo, o que barateia os custos da produção. O maior problema é que as bagas podem ficar mais danificadas.

Como a Sansuy pode ajudar na colheita uvas?

A Sansuy é empresa totalmente brasileira, com destaque em toda a América Latina, que se destina a desenvolver as melhores soluções em fibras de PVC do mercado. Nossos produtos são capazes de otimizar o processa da colheita de uvas por meio da Vinilona, cobertura ideal para caminhões e transporte de carga rodoviária.

Os mais tradicionais fabricantes de carroceria adotam nossa Vinilona no formato de peça original dos seus próprios produtos. Trata-se de uma lona de alta qualidade, reconhecida e recomenda de uma maneira sem precedentes.

Você acabou de aprender tudo sobre colheita de uvas. Prepare-se para a Vindima e faça a sua safra render muito mais. Seja um grande produtor de uvas.

Saiba como se preparar para as colheitas de 2020 no nosso blog!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

Selecione o assunto do seu interesse

    Banner Tanque Circular

    Materiais Gratuitos