Voltar para a página inicial

Como construir uma cobertura para hidroponia corretamente?

Modificado em: maio 31, 2023

A hidroponia é uma forma de cultivo que dispensa o uso de terra, pois as plantas são cultivadas diretamente na água fertilizada. Quando combinado a estufas, esse sistema produz um microclima ideal para o desenvolvimento de qualquer espécie vegetal, com garantia de produtividade o ano inteiro.

Uma boa cobertura para hidroponia faz toda a diferença para os resultados do projeto, principalmente quando ela é fabricada com matérias-primas de alta qualidade e as melhores tecnologias do mercado, como é o caso do Viniarco da Sansuy. Continue a leitura deste artigo e confira as nossas dicas para um sistema hidropônico de sucesso!

Estude o local onde será construída a cobertura para hidroponia

A localização da cobertura é um fator muito importante para a hidroponia, pois as condições climáticas da região interferem no ambiente da estufa e na produtividade do negócio como um todo. Veja, a seguir, o que considerar antes de iniciar o seu projeto.

Luminosidade

A luminosidade é o que mais influencia no desenvolvimento de qualquer cultura, já que as plantas dependem disso para realizar a fotossíntese. Em regiões frias, onde há uma menor disponibilidade de luz natural, as coberturas devem ser construídas de modo a otimizar o aproveitamento do sol ao longo do dia.

Por outro lado, estufas instaladas em regiões quentes devem proporcionar mais sombra ao cultivo, uma vez que o excesso de luminosidade também pode ser prejudicial a algumas espécies.

Ventilação

Sistemas hidropônicos necessitam de uma boa circulação de ar para evitar a elevação da temperatura. É por isso que muitos produtores investem em ventiladores para o controle ambiental, mas é possível obter um resultado satisfatório usando a ventilação natural da região.

Para isso, são colocadas janelas laterais na estufa, que podem ser abertas e fechadas conforme o período do dia. Certifique-se de encontrar um equilíbrio entre a ventilação e o sombreamento, para que o plantio não seja prejudicado com o frio.

Disponibilidade de água

A disponibilidade de água é algo que deve ser analisado com bastante cautela antes de instalar uma cobertura para hidroponia. Além da quantidade suficiente para o cultivo, você deve garantir que ela esteja livre de patógenos e substâncias tóxicas que contaminam as plantas.

Mercado comprador

Por fim, você deve considerar a proximidade da sua cobertura com o mercado consumidor e os fornecedores de insumos, a fim de reduzir os custos com o transporte e garantir que haja demanda para os seus produtos. De nada adianta investir em um nicho promissor se não houver clientela para o seu negócio.

Invista nos materiais necessários para a estufa

Uma vez definido o local, é hora de você decidir quais materiais utilizar na sua cobertura para hidroponia. Tenha em mente que a origem dos componentes afetará diretamente na durabilidade e resistência da sua estufa. Por isso, adquira apenas produtos de qualidade e fornecidos por empresas confiáveis. Veja, a seguir, quais são os principais.

Estrutura

A madeira é um material bastante utilizado na construção de estufas devido ao seu baixo custo. Embora exija um investimento mais alto, os tubos de aço galvanizado são a melhor opção para quem deseja uma estrutura com uma vida útil longa e resistente a ferrugem, corrosão e intempéries.

É muito importante escolher materiais de boa procedência, pois são eles que servirão de base para a cobertura. Se a sua região sofre com ventanias e chuvas fortes, por exemplo, você vai precisar de estruturas que resistem a esse problema.

Cobertura

A cobertura é uma das partes mais importantes de uma estufa, pois ela protege as plantas das ações climáticas e define a quantidade de luz que estará disponível no ambiente. No mercado, existem lonas agrícolas próprias para o cultivo protegido, sendo fabricadas com diferentes níveis de transparência para cada espécie e região.

Coberturas transparentes são indicadas para otimizar a incidência de luz solar em climas nublados ou para cultivos que exijam bastante luminosidade, enquanto as opacas ajudam a proteger as plantas mais sensíveis do excesso de calor.

Equipamentos

Os equipamentos essenciais para a hidroponia dependem muito do sistema utilizado e das dimensões do projeto. Para um modelo básico, você precisará de bancadas ou mesas onde as mudas serão colocadas até o momento da colheita. Suas dimensões variam conforme a espécie cultivada e devem permitir que as pessoas trabalhem de maneira confortável.

O canal de cultivo é a parte da estufa responsável por levar a solução nutritiva às raízes, sendo composto principalmente por tubos de PVC ou polipropileno. Uma moto-bomba e um temporizador também são usados para controlar o processo de nutrição.

Um sistema de acondicionamento pode ser instalado para regular a temperatura conforme necessário. Nesse caso, você precisará de ventiladores para a redução do calor e aquecedores para o frio, além de energia elétrica para alimentar os equipamentos.

Veja por que o Viniarco é a solução ideal para a cobertura de hidroponia

O Viniarco é um galpão da Sansuy fabricado com estrutura metalizada em formato de arco e coberto com Vinilona, o nosso laminado de PVC flexível e reforçado com tecido de poliéster de alta tenacidade. Nossa solução é ideal para a hidroponia porque oferece toda a versatilidade, resistência e durabilidade necessárias para o seu projeto.

O produto é comercializado com quatro tipos de cobertura que se diferenciam por seu nível de transparência: transparente, branco transparente, branco e blockout. Seja qual for a espécie cultivada, temos uma lona que oferecerá as melhores condições ambientais para o seu desenvolvimento.

A estrutura também apresenta janelas laterais equipadas com a tela Sannet, que favorece a circulação de ar na estufa enquanto protege o plantio da invasão de predadores. Essa é uma característica importante para usar a ventilação natural a seu favor e economizar a energia elétrica consumida por ventiladores.

As vantagens do Viniarco não param por aí. Ao investir na cobertura para hidroponia da Sansuy, você terá um produto de alta qualidade, fabricado com matérias-primas de ótima procedência e as tecnologias mais inovadoras do mercado. Está esperando o que para conhecer todos esses benefícios?

Acesse, agora mesmo, as informações sobre o Viniarco e saiba como adquiri-lo para o seu negócio!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

Selecione o assunto do seu interesse

    Banner Tanque Circular

    Materiais Gratuitos