+55 (11) 2139-2888 [email protected] Voltar para a página inicial
ACESSAR LOJA
+55 (11) 2139-2888 [email protected]
×

Case de sucesso: qual a experiência da Fazenda Sol Dourado com o Biogestor?

Modificado em: maio 31, 2023

biodigestor é um equipamento usado na produção de biogás e biofertilizante a partir da decomposição de resíduos orgânicos encontrados facilmente em ambientes rurais, como excrementos de animais e restos culturais. Essas características fazem dele um ótimo investimento para as propriedades que buscam conciliar a sua produtividade à preservação ambiental.

Neste artigo, falaremos sobre como o biodigestor da Sansuy contribuiu positivamente com os resultados da Fazenda Sol Dourado, de acordo com o relato do Agostinho Sebastião Pedrosa, presidente da empresa. Continue a leitura e confira!

Como é o funcionamento de um biodigestor?

Os biodigestores são compostos de uma câmara fechada, onde a matéria orgânica fica armazenada até que seja inteiramente decomposta pela ação de bactérias anaeróbicas. O resultado desse processo é um biogás, que pode ser aproveitado nas mais diversas tarefas como fonte de energia renovável, além de um biofertilizante rico em nutrientes.

Os biodigestores são chamados de contínuos quando são alimentados constantemente com a biomassa, sendo indicados para propriedades com material em abundância e grandes demandas produtivas. Já os biodigestores em bateladas recebem uma leva de cada vez e permanecem fechados até o final do processo de digestão.

Quais são os principais benefícios do uso do biodigestor no campo?

O biodigestor produz insumos essenciais para as atividades do campo a partir do reaproveitamento de resíduos que seriam descartados. Essa é uma solução sustentável, que proporciona vantagens tanto para os produtores quanto para o meio ambiente. Veja, a seguir, os benefícios dessa tecnologia.

Biofertilizantes de alta qualidade

Os fertilizantes produzidos pelos biodigestores apresentam várias características que fazem dele um produto de alta qualidade para o meio agrícola. Uma delas é o aumento da quantidade de nitrogênio e demais nutrientes no material ocasionado pela perda de carbono na matéria orgânica digerida.

Outros aspectos que aumentam a eficiência dos biofertilizantes é a solubilização parcial dos seus nutrientes e a maior facilidade de imobilização da substância pelos micro-organismos presentes no solo, uma vez que ela já se encontra em um grau avançado de decomposição.

Produção agrícola sustentável e econômica

As vantagens ecológicas do biodigestor incluem a redução das emissões de metano e óxido nitroso na atmosfera, bem como as queimas de lenha para a produção de energia, auxiliando no combate ao efeito estufa e ao desflorestamento das matas.

Na agricultura, os excrementos fermentados melhoram o rendimento da produção ao ampliarem o volume e a qualidade dos adubos orgânicos utilizados na lavoura. Isso contribui com a preservação dos ambientes de cultivo, pois reabastece o solo com produtos vegetais de grande valor nutricional e diminui a contaminação de águas subterrâneas.

Já a produção de biogás tem um papel muito importante no crescimento econômico dos empreendimentos rurais, pois ele funciona como uma alternativa ecologicamente mais viável do que o gás de petróleo e elimina os custos com o transporte de botijões do litoral para o interior.

Melhora do saneamento em ambientes rurais

O tratamento de excrementos por meio dos biodigestores é um recurso eficiente para melhorar a higiene e os padrões sanitários de empreendimentos rurais. Isso porque a prática ajuda a conter a disseminação de patógenos presentes nas fezes de animais, como ovos de esquistossomos e ancilóstomos, bactérias, bacilos disentéricos e paratíficos, entre outros parasitas.

Por que a Fazenda Sol Dourado sentiu a necessidade de ter um biodigestor?

A Agroindústria Sol Dourado, produtora do leite tipo A Quality, requer cuidados especiais em relação a outras fazendas do mesmo ramo, uma vez que as suas dependências contam com um rebanho de 200 vacas em lactação, um cultivo de 180 hectares de milho e uma produção de laticínios que consome grandes quantidades energéticas.

A propriedade sofria bastante com quedas de energia fornecida pela empresa de energia e precisava contornar o problema usando um gerador movido a diesel, o que elevava significativamente as despesas mensais com os custos do equipamento.

As questões ambientais também eram um desafio para a fazenda, que sempre se preocupou em diminuir ao máximo os dejetos dos animais. Outros inconvenientes, como a quantidade de carbono produzido pelas vacas, a demasiada compra de fertilizantes para o solo e a reposição contínua do gás para a caldeira, levaram a produtora a buscar uma solução benéfica a longo prazo.

A resposta foi encontrada em terras canadenses: um biodigestor que utiliza excrementos na geração de energia. Após estudar a viabilidade do projeto, a Fazenda Sol Dourado concluiu que a tecnologia reduziria drasticamente os danos à natureza e os gastos com o consumo energético.

De que forma o biodigestor da Sansuy está sendo utilizado na fazenda?

O gás produzido pelo biodigestor é canalizado até um motor construído especialmente para essa finalidade. Então, é acionado um gerador com capacidade para produzir 120 kVA de energia elétrica, o que é suficiente para suprir as demandas de todo o processo industrial e residencial da Agropecuária Sol Dourado.

A energia produzida na Granja Leiteira Sol Dourado é ecologicamente correta e autossustentável, pois protege o meio ambiente e não deixa resíduos na natureza. A energia excedente do processo é lançada na rede da empresa de energia, gerando créditos à propriedade.

Quais são os diferenciais da Sansuy vistos pela Fazenda Sol Dourado?

De acordo com o presidente da Fazenda Sol Dourado, Agostinho Sebastião Pedrosa, a decisão de firmar uma parceria com a Sansuy foi tomada após uma pesquisa cuidadosa, que comprovou que os valores da empresa eram os que mais se alinhavam com os objetivos da granja.

Isso porque a Sansuy tem o compromisso de criar tecnologias que solucionem os principais problemas do agronegócio, mas que também priorizem as demandas pela conservação ambiental nesse meio. Tais diferenciais trazem credibilidade para a marca, permitindo que clientes do mundo inteiro se beneficiem das inovações desenvolvidas.

Graças ao biodigestor Sansuy, a Fazenda Sol Dourado pode agora usufruir de uma energia limpa, confiável e ecologicamente correta, que está disponível em quantidade suficiente para atender às grandes demandas da propriedade. Esse investimento foi a escolha certa para trazer a economia e a sustentabilidade que a granja tanto buscava.

Está esperando o que para ter o biodigestor Sansuy na sua fazenda também? Envie, agora mesmo, a sua mensagem por meio do nosso formulário de contato que retornaremos o mais breve possível!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

icon_newsletter

Selecione o assunto do seu interesse

    Banner Tanque Circular

    Materiais Gratuitos