Voltar para a página inicial

Case de Sucesso: conheça a Fazenda Pinhal e as soluções do Biodigestor Sansuy

Modificado em: maio 31, 2023
Sansuy é pioneira na criação de tecnologias para diversos segmentos do mercado, incluindo o da produção de leite. Neste artigo, vamos falar sobre o grande sucesso que a Fazenda Pinhal teve ao implementar uma das nossas soluções para o aumento da produção leiteira e a melhora de questões ambientais na propriedade.

Continue a leitura e saiba como o Biodigestor Sansuy ajudou a impulsionar os resultados da fazenda!

Em quais segmentos a Fazenda Pinhal trabalha?

A Fazenda Pinhal está localizada no município de Elói Mendes, em Minas Gerais, e se dedica às atividades de produção de café e pecuária leiteira desde 1952. Em 2004, a propriedade iniciou um trabalho de profissionalização da produção de leite com investimentos em controle zootécnico, melhoramento genético e gestão de pessoas. Isso resultou no crescimento das suas operações, até que em 2009 a fazenda inaugurou uma sala com 24 novos conjuntos de ordenha.

As vacas passaram a ser confinadas em sistema free-stall, o que proporcionou uma melhoria no conforto ambiental dos animais e um considerável aumento nos ganhos da fazenda. No início dos anos 2000, eram produzidos cerca de 3.000 litros de leite por dia, sendo que hoje a produção chega aos 20.000 litros.

Por acreditar no potencial desse empreendimento, a equipe continuou investindo em inovações que mantivessem o crescimento da propriedade mas que também auxiliassem nas suas questões ambientais.

O que motivou sua parceria com a Sansuy?

À medida que a Fazenda Pinhal aumentava sua produção de leite, surgiam novos desafios na propriedade e alguns problemas que já vinham sendo enfrentados se acentuaram. O mais importante deles dizia respeito aos impactos ambientais do negócio leiteiro, que precisava de recursos para:

  • lidar com os dejetos de forma ecológica;
  • produzir uma grande quantidade de energia para as atividades;
  • repor a areia das camas das vacas.

A oportunidade de instalar um biodigestor surgiu enquanto a fazenda buscava soluções para essas dificuldades. A Sansuy foi escolhida como parceira por sermos referência no mercado de lonas plásticas.

Como é o funcionamento de um biodigestor?

Os biodigestores são equipamentos que aceleram a decomposição de matérias orgânicas para a produção de biogás e biofertilizantes de alta qualidade. Essa é uma tecnologia importante para o crescimento sustentável dos negócios rurais, uma vez que reduz as emissões de poluentes e os gastos da propriedade com adubos e combustíveis.

O equipamento é abastecido por dejetos da pecuária, como esterco e restos de alimentos, que ficam armazenados em câmaras fechadas até que sejam decompostos por bactérias anaeróbicas — que se proliferam na ausência de oxigênio.

O gás resultante desse processo pode ser usado para o funcionamento de máquinas, fogões, sistemas de iluminação e outros equipamentos que consumam algum tipo de energia nos ambientes agrícolas. Já os fertilizantes são produtos ricos em nutrientes, ideais para a adubação comum ou a fertirrigação.

Os principais benefícios dos biodigestores são:

  • o fornecimento de energia limpa para áreas rurais;
  • o racionamento de eletricidade, lenha, óleo diesel e outras fontes de energia não renovável;
  • a melhora no manejo sanitário das propriedades.

Como o Biodigestor Sansuy contribuiu para a Fazenda Pinhal?

A Fazenda Pinhal viu no Biodigestor Sansuy a solução ideal para as suas dificuldades, pois o equipamento proporcionou um destino nobre aos dejetos que antes eram apenas contaminantes.

O biogás gerado pelo biodigestor é transformado em energia elétrica e hoje abastece cerca de 30% da demanda das atividades leiteiras. O resíduo líquido é reutilizado na limpeza das instalações na forma de flushing, sendo que o objetivo é melhorar ainda mais o seu aproveitamento com a fertirrigação.

O investimento promoveu o aumento sustentável da disponibilidade energética na propriedade, o que viabilizou a expansão do negócio e proporcionou mais economia com a geração de energia na própria fazenda, o uso de adubo orgânico e a reciclagem da areia que serve de cama aos animais.

Quais os diferenciais da nossa marca percebidos pelo cliente?

A Fazenda Pinhal destacou a seriedade da Sansuy em desempenhar um trabalho incrivelmente técnico, desde o desenvolvimento do projeto até o seu pleno funcionamento. Soma-se a isso a capacidade da nossa equipe de prestar um ótimo suporte presencial e auxiliar os clientes com as dúvidas que surgem no decorrer do tempo.

Somos uma empresa com uma experiência na entrega de soluções para diversos segmentos. Oferecemos assistência técnica, pois esperamos que nossos parceiros compartilhem do mesmo sucesso que tivemos ao longo da nossa trajetória.

Marcelo Martins, sócio proprietário da Fazenda Pinhal salienta que trabalhar com a Sansuy trouxe confiança e tranquilidade em todas as etapas de implementação do projeto. Por isso nosso cliente recomenda que os pecuaristas interessados em instalar um biodigestor na propriedade não abram mão de qualidade e busquem uma empresa séria como a nossa:  “Trabalhar com a Sansuy é sinônimo de confiança e tranquilidade, pois além de trazer a experiência de anos no setor, a empresa oferece suporte técnico de alto nível e em tempo real. Qualquer assunto relacionado ao biodigestor na fazenda não é só da fazenda, a gente sente que tem um parceiro que se preocupa e está junto e sempre disposto a auxiliar” – completa Marcelo Martins.

Quais as vantagens do Biodigestor Sansuy para as propriedades rurais?

A Sansuy desenvolveu biodigestores em parceria com a Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista (UNESP), visando promover a sustentabilidade energética das propriedades rurais. Nossa linha é composta pelo Vinibiodigestor, o Biodigestor Plus e o Biodigestor Compacto, ideal para projetos com poucos investimentos.

Eles são fabricados com um conjunto de tecnologias que conferem uma alta qualidade aos materiais. Entre elas se destaca a Vinimanta, uma geomembrana de PVC flexível e impermeável, que é acoplada a geotêxteis para aumentar ainda mais a resistência mecânica dos revestimentos.

Nossos produtos apresentam um ótimo custo-benefício e são facilmente instalados nas propriedades rurais. Eles também podem ser personalizados com diferentes tamanhos, a fim de se adequarem às necessidades de cada empreendimento e garantirem um melhor reaproveitamento dos resíduos.

O Vinibiodigestor Sansuy é apenas um exemplo das inúmeras soluções que disponibilizamos para o agronegócio.

Nossos biodigestores podem ajudar você a ter o mesmo sucesso que a Fazenda Pinhal. Entre agora mesmo em contato com a Sansuy e saiba como podemos melhorar os seus resultados!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

Selecione o assunto do seu interesse

    Banner Tanque Circular

    Materiais Gratuitos