+55 (11) 2139-2888 [email protected] Voltar para a página inicial
ACESSAR LOJA
+55 (11) 2139-2888 [email protected]
×

Biodigestor compacto da Sansuy: o que você deve saber sobre ele

Modificado em: junho 6, 2024

A tecnologia cada vez mais tem se mostrado presente na realidade das propriedades rurais e do homem do campo. Nesse sentido, muito além do uso de máquinas agrícolas e ferramentas automatizadas, a inovação também mostra sua importância ao figurar como uma grande aliada na questão da sustentabilidade, oferecendo soluções modernas e eficientes para um maior e melhor aproveitamento de recursos.

Nesse cenário, com o objetivo de fomentar ainda mais a inovação no campo, especialmente nas pequenas e médias propriedades, a Sansuy desenvolveu o Biodigestor Compacto da Sansuy, uma ferramenta moderna, eficiente e acessível, cuja finalidade é viabilizar o tratamento dos efluentes gerados na propriedade, dando a eles uma destinação mais sustentável e estratégica.

A seguir, falaremos um pouco mais sobre o Biodigestor Compacto, mostrando o que é essa tecnologia, como funciona e as principais vantagens que ela é capaz de agregar à sua propriedade. Continue a leitura e confira!

O que é o Biodigestor Compacto?

O Biodigestor Compacto é mais uma solução que carrega o DNA de inovação da Sansuy. Se trata de uma tecnologia pensada para promover e facilitar o tratamento dos efluentes gerados em médias e pequenas propriedades rurais, como resíduos animais, fecularia, restos de produção vegetal e outros.

O objetivo do biodigestor da Sansuy é permitir que pequenas propriedades, principalmente, possam dar um destino mais sustentável aos resíduos gerados em suas atividades, transformando matéria que seria inutilizada em potencial energético, como o biogás, que pode ser utilizado para a geração de energia térmica ou elétrica.

Como ele funciona?

O projeto do Biodigestor Compacto foi desenvolvido inicialmente para a bovinocultura e a cultura de suínos. No entanto, ele também pode ser empregado e outras situações, sempre buscando o aproveitamento dos resíduos orgânicos.

Independentemente de qual seja o tipo de efluente, a operação do biodigestor é basicamente a mesma. Em uma estrutura retangular e em cabeceiras opostas, existem a entrada e a saída do efluente. Em seu corpo tem-se o fluxo do efluente e o armazenamento do biogás gerado.

O que pode mudar de um projeto para outro são as etapas de pré-tratamento, nas quais podem ser aplicados diferentes processos físicos de separação de sólidos ou decantação.

Quais as matérias podem ser obtidas por meio dele?

Com o biodigestor em operação, a propriedade rural se tornar mais sustentável, transformando resíduos em materiais utilizáveis. Assim, da mesma forma que no Vinibiodigestor padrão, é possível ter como resultado o biofertilizante e o biogás.

O biofertilizante é o resíduo que sai do biodigestor já estabilizado rico em nutrientes, sendo muito utilizado na fertirrigação. O Biogás, por outro lado, é obtido por meio da decomposição da matéria orgânica, sendo ele bastante rico em gás metano (CH4), que é inflamável. Por isso, o biogás pode ser utilizado em geradores de energia, caldeiras, fogão e biometano.

Qual o diferencial desse biodigestor?

Como o próprio nome já indica, o Biodigestor Compacto tem um dimensionamento reduzido, sendo limitado a 150 m³. Por essa razão, é indicado para pequenas propriedades pecuárias, com criação principalmente de suínos ou bovinos.

De forma geral, o diferencial do Biodigestor Compacto é que ele é bem mais simples que as demais opções oferecidas pela Sansuy. Assim, a sua instalação e utilização tem a vantagem de exigir pouca mão de obra, infraestrutura civil e pouca movimentação de terra, o que minimiza os custos e o torna mais acessível aos pequenos produtores rurais.

Na prática, o Biodigestor Compacto Sansuy se resume em uma câmara confeccionada em lona de PVC reforçada com fios de poliéster de alta tenacidade, a qual é equipada com uma válvula de alívio para controle de pressão interna da câmara.

Além disso, o sistema também conta com diferentes acessórios, como queimadores, sistema de recirculação e lagoa de armazenamento do biofertilizante.

Quais as vantagens de se investir nesse sistema?

Como em todos os biodigestores do seu portfólio, a Sansuy tem a missão de oferecer um projeto personalizado para cada propriedade, garantindo um retorno ainda mais eficiente de todo o investimento.

Para isso, a equipe Sansuy se encarrega de realizar todas as análises e diagnósticos para entregar um projeto perfeitamente dimensionado, com toda a qualidade e suporte característicos da marca. Sem dúvida, essas são grandes vantagens de se optar pelo biodegestor Sansuy.

Porém, esses não são os únicos benefícios de se investir nesse tipo de solução. Na prática, diversos outros ainda podem ser citados, como:

  • acesso a uma fonte limpa de energia, a partir do biogás — o que é ainda mais benéfico no meio rural;
  • reforço a produtividade da lavoura ou pastagem a partir do uso do biofertilizante;
  • destinação ecológica e inteligente de efluentes produzidos na propriedade;
  • redução da área e dos custos com o armazenamento de efluentes para a sua estabilização;
  • redução na demanda de fertilizantes sintéticos, mais caros e menos sustentáveis que aqueles que origem orgânica;
  • solução para o mau cheiro e outros problemas gerados pelo acúmulo desordenado de dejetos e outros resíduos na propriedade;
  • minimização dos impactos ambientais, a partir de uma iniciativa sustentável e estratégica;
  • menor custo de aquisição e manutenção, especialmente quando comparado com estruturas feitas em alvenaria.

Além de todas essas vantagens, o pequeno produtor que optar pelo Biodigestor Compacto tem a assistência técnica permanente e direto da fábrica, em todo o território nacional.

Como adquirir o Biodigestor Compacto Sansuy?

Com uma atuação em todo o território nacional, a Sansuy consegue oferecer seus produtos e soluções de maneira efetiva, qualificada e ágil em qualquer localidade. No caso do Biodigestor Compacto, não seria diferente. O produtor rural que tem interesse em adquirir essa ferramenta pode fazer a solicitação a partir dos nossos canais de comunicação.

Assim, é possível fazer contato tanto pelo site da Sansuy quanto pela página exclusiva do Vinibiodigestor. Também é possível contatar via telefone. Em qualquer das opções, a equipe de vendas da Sansuy estará à disposição para solucionar dúvidas e proceder com todo o processo de aquisição.

Agora que você conhece o Biodigestor Compacto da Sansuy, não pare por aqui. Torne a sua propriedade ainda mais sustentável e eficiente com essa solução. Entre em contato hoje mesmo com a nossa equipe!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

icon_newsletter

Selecione o assunto do seu interesse

    Banner Tanque Circular

    Materiais Gratuitos