Cadastre-se e receba novidades  
Selecione o assunto de seu interesse:
Enviando sua inscrição  
Loading...
Barracas de Campanha e Camping

Barraca de lona: para que são usadas e como ajudam em momentos de crise?

barraca de lona

Em tempos de pandemia, a luta contra a COVID-19 já se provou necessária nas mais variadas esferas, desde a corrida pela vacinação em massa das populações até a simples adequação de nossos hábitos de higiene no dia a dia.

No entanto, não são somente essas as únicas armas contra a atual crise. Quando falamos no combate de um problema repentino e inesperado, como foi — e está sendo — o caso da pandemia, precisamos também estar preparados e com a infraestrutura adequada para dar atendimento e suporte adequados a quem precisa nessas horas.

Para isso, a barraca de lona tem se destacado como um equipamento indispensável dentro desse planejamento e se tornou uma ferramenta prática, eficiente e móvel para inúmeras atividades de apoio nesses tempos.

Sendo assim, para entender melhor o que é e quais suas infinitas aplicabilidades práticas, preparamos hoje um post exclusivo sobre a barraca de lona e o seu uso essencial no atual momento de crise. Vamos conferir?

Afinal, o que é e como é composta uma barraca de lona?

Certamente você já viu barracas de lonas sendo utilizadas em operações das forças armadas, eventos e em campanhas específicas de empresas e instituições governamentais.

Essas estruturas móveis são compostas basicamente de uma cobertura resistente vinílica e de um esqueleto metálico, prático e rápido de ser montado.

Apesar de ser amplamente usada em ocasiões emergenciais como as destacadas acima, na prática a barraca de lona pode ter outras infinitas aplicabilidades, desde abrigos temporários, até a depósitos de insumos.

Portanto, ainda que seu uso seja de extrema importância para momentos de crise, esse tipo de estrutura é cada vez mais comum também dentro de empresas, fazendas, indústrias e outros negócios como alternativa mais leve, flexível e moderna para infinitas atividades.

Em tempos de crise, quais os usos mais comuns da barraca de lona?

Para tentar exemplificar melhor e mensurar algumas funções indispensáveis que a barraca de lona já tinha ou agregou nesses últimos tempos, nós separamos uma lista essencial de uso prático em tempos de crise. Confira a seguir!

Forças militares

Amplamente utilizada pelas Forças Militares em todas as suas esferas, a barraca de lona é o equipamento certeiro em todos os batalhões, postos e áreas específicas do Exército, Polícias e Corpo de Bombeiros.

Suas funções dentro das atividades dessas instituições são incontáveis, desde operações especiais, até como estruturas móveis para determinados insumos.

Para exemplificar melhor, é comum encontrarmos as barracas de lonas em campanhas diversas das Forças Armadas em locais mais isolados e com menor infraestrutura, servindo como dormitórios, depósitos e até mesmo com áreas de atendimento ao cidadão.

Além disso, podemos destacar o uso amplo da barraca de lona em ações da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros em suas operações também.

Por fim, em todas as esferas da Polícia, é comum encontrar o equipamento servindo de base para eventos, jogos esportivos, fiscalizações e outros tipos de operações móveis e temporárias.

Campanhas de vacinação

Hoje como nunca a barraca de lona se tornou um equipamento eficaz e de excelente custo-benefício para a estruturação das áreas de vacinação contra a Covid-19.

Com o desafio dos governos e instituições de vacinarem o máximo de pessoas em menos tempo, a barraca de lona surge como a melhor alternativa para pulverizar e espalhar esses pontos de vacinação pelas cidades, sem a necessidade de criar ou construir espaços permanentes.

Hospitais e postos de atendimentos

Outra funcionalidade da barraca de lona em tempos de crise é a montagem de hospitais de emergência e de postos de atendimento à população.

Com estruturas rápidas e simples de montar, o equipamento permitiu criar espaços para o atendimento e suporte ao público em um momento de extrema importância, no qual os hospitais e os postos de saúde não estão dando mais conta da alta demanda de casos.

Além da praticidade na montagem e locomoção dessas estruturas, vale destacar as vantagens do material utilizado (lona e metal) para fins de atendimento médico, tendo em vista a facilidade de higienização dessas superfícies e o baixo risco de contaminação por meio delas.

Depósitos e estoque de insumos

Uma outra função indispensável que a barraca de lona agregou nesses tempos de pandemia se refere ao uso das estruturas como forma de depósitos e estoques de inúmeros tipos de insumos. 

Isso pode ser aplicável para itens desde as próprias vacinas como aparatos médicos, equipamentos, vestimentas e materiais diversos.

É uma alternativa para a logística destes insumos em áreas mais isoladas e com menos estrutura, mas também se mostrou fundamental até mesmo em grandes centros urbanos.

Alojamento

Por fim, um outro exemplo de uso importante da barraca de lona em tempos de crise é a montagem de abrigos e alojamentos para pessoas e profissionais.

Isso vale para regiões com casos de refugiados internacionais, localidades isoladas ou aldeias indígenas e até mesmo para áreas urbanas em ocasiões emergenciais, como desabamentos, acidentes, cidadãos sem moradia, entre outros.

Como escolher a barraca de lona adequada para cada ocasião?

Vistas todas as possíveis funcionalidades da barraca de lona em tempos de crise, é importante destacar que, hoje, há uma infinidade de modelos e tipos disponíveis no mercado.

Para isso, muito além de saber e entender as necessidades de cada ocasião emergencial, é fundamental que a escolha e compra desses equipamentos sigam algumas referências básicas.

Para isso, indicamos os seguintes passos:

  • preze por equipamentos de alta qualidade e desempenho;
  • avalie a resistência dos materiais e da estrutura;
  • prefira fornecedores especializados nesse tipo de solução;
  • converse com especialistas e explique exatamente suas necessidades;
  • pense em utilizações futuras;
  • confira as referências da marca no mercado.

Em resumo, essas são algumas dicas e informações úteis sobre o uso da barraca de lona em tempos como os atuais. Porém, muito além da utilização emergencial, esse tipo de equipamento pode ser alternativa eficiente para muitas outras atividades rotineiras em sua instituição. Portanto, avalie todas as dicas acima e acerte nas decisões de sua compra!

Curtiu? Quer saber onde encontrar as melhores barracas e outras inúmeras soluções em lona para a sua empresa? Então, acesse o site da Sansuy e confira nosso catálogo completo!