Voltar para a página inicial

Aprenda como fazer a esterqueira e seus benefícios!

Modificado em: outubro 5, 2023

A esterqueira é uma solução prática para pequenas e médias propriedades rurais e proporciona benefícios relevantes. Trata-se de um local específico para o depósito de dejetos sólidos dos animais e oferece maiores possibilidades para o produtor.

Além de evitar impactos ambientais devido ao descarte incorreto dos dejetos, a esterqueira produz um adubo natural para pastos e lavouras. Uma grande aliada para elevar a qualidade e a eficiência operacional do dia a dia na propriedade, além de ser uma solução mais sustentável.

Se interessou pelo assunto? Neste post, trouxemos informações relevantes para entender tudo sobre a esterqueira! Continue a leitura e saiba o que significa, como funciona, dicas para construir uma e os principais benefícios que proporciona!

Como funciona uma esterqueira?

Basicamente, a esterqueira é um local construído para o armazenamento de dejetos de animais. O objetivo é acelerar o processo de fermentação da matéria orgânica e reduzir o seu potencial poluidor, permitindo o uso como fertilizante na propriedade.

Nesse sentido, todos os dejetos provenientes da criação são destinados para a esterqueira e armazenados durante um período de aproximadamente 90 dias. A partir disso, o material pode ser utilizado em lavouras, pastagens e outras aplicações.

Sendo assim, é uma estrutura que funciona para transformar os dejetos em adubo de qualidade e com isso, evitar o descarte inadequado. Uma forma eficiente, simples e econômica para toda propriedade, especialmente de pequeno e médio porte.

Quais os benefícios da esterqueira?

Ter uma esterqueira na propriedade é uma forma inteligente de solucionar situações comuns, como o descarte de dejetos e a fertilização do solo. Por meio do sistema, o agricultor tem um apoio essencial nas atividades e eleva o potencial produtivo.

Além disso, a esterqueira é uma estrutura que pode ser construída de acordo com a capacidade e preferências da propriedade. Dessa forma, é possível desenvolver um sistema compatível com a criação e evitar custos expressivos e prejuízos.

Assim sendo, os principais benefícios que uma esterqueira proporciona são os seguintes:

  • controle de verminoses;
  • proteção do solo;
  • controle de moscas e larvas;
  • redução de custos com a fertilização;
  • renda extra.

O uso da esterqueira também merece destaque por reduzir o consumo de fertilizantes químicos na fazenda. Fator que proporciona maior qualidade e reduz impactos ambientais significativos, como a contaminação do solo e dos cursos d’água.

Por essa razão, construir uma esterqueira é uma ação que deve ser considerada pelos agricultores, devido aos grandes benefícios que oferece – seja para a qualidade da produção rural, para otimização do orçamento financeiro e para o meio ambiente.

Como construir uma esterqueira?

Como você viu até agora, a esterqueira é muito vantajosa para a sua propriedade. No entanto, para usufruir de todos esses benefícios, é preciso ter atenção redobrada ao processo de construção, para evitar complicações.

Embora seja um sistema simples, realizar cuidados em cada etapa é determinante para conseguir uma esterqueira resistente e eficaz. O planejamento prévio é indispensável nesse momento e faz a diferença para alcançar os objetivos.

Veja a seguir, o que considerar para construir uma boa esterqueira!

Escolha o local ideal

Antes de tudo, avalie a sua propriedade e escolha um local estratégico para construir a esterqueira. Pense em um lugar que facilite a construção, com acessibilidade e segurança para otimizar todas as tarefas do dia a dia.

O ideal é que a estrutura seja instalada a pelo menos 200 metros das residências e a 50 metros do estábulo. Assim, você vai facilitar a operação e evitar incômodos com odores e insetos, preservando o bem-estar na sua propriedade.

O tamanho da esterqueira pode variar de acordo com o número de animais e o volume dos dejetos, sendo interessante considerar um espaço que comporte três vezes mais a quantidade gerada. Leve em conta esses dados para dimensionar a capacidade ideal e de acordo com sua criação.

Pense na logística

Durante o seu planejamento, também é indispensável considerar a praticidade no manuseio dos dejetos e do adubo depois de pronto. Sendo assim, escolha um lugar que favoreça a logística e não comprometa as suas atividades.

Desse modo, o descarte dos dejetos na esterqueira e a coleta do adubo será rápida e descomplicada. Além de evitar perda de tempo, torna todo o trabalho mais simples. Portanto, é fundamental escolher um local apropriado.

Tenha atenção a impermeabilização

Para evitar impactos ambientais, como a contaminação do solo, a esterqueira deve ser impermeabilizada. Trata-se de um dos principais cuidados que você deve ter no momento da construção da estrutura, pois vai fazer toda a diferença.

Utilize materiais de qualidade para a impermeabilização, mesmo que seja uma estrutura de alvenaria. Nesse momento, as lonas vinílicas são excelentes alternativas, principalmente pela eficiência, durabilidade e custo-benefício que oferecem.

Pense na drenagem de chorume

Durante a fermentação do esterco é comum que sejam liberados efluentes líquidos, que devem ser armazenados corretamente. O chorume, como também é chamado, não pode em nenhuma hipótese ser descartado diretamente no solo da propriedade.

Nesse sentido, é preciso ter um sistema de armazenamento e tratamento para que se possa utilizá-lo com adubo. Além disso, também é possível redirecionar o líquido para a esterqueira e aproveitar melhor os seus nutrientes.

A qualidade é essencial para a esterqueira!

Um dos principais critérios que precisam ser avaliados no momento da construção da esterqueira é a qualidade dos materiais. Eles são decisivos para garantir a devida resistência, eficiência e durabilidade, evitando possíveis custos adicionais.

Deve-se ter isso em mente principalmente quando se trata da lona, que é um elemento crucial para a impermeabilização do sistema da esterqueira. Trata-se de um revestimento que vai proteger o solo e evitar impactos, garantindo que a fermentação dos dejetos aconteça corretamente.

Para isso, a Sansuy oferece uma linha de produtos de alta performance e desenvolvidos especificamente para o agronegócio. Inclui-se entre eles a lona para esterqueira, um produto de qualidade e que vai atender a todas as necessidades do seu negócio.

A vinimanta e a vinigeomanta são exemplos de sistemas desenvolvidos especificamente para o uso em impermeabilizações — soluções modernas, resistentes e duráveis, que vão garantir a devida proteção para sua esterqueira ao longo dos anos.

Com a qualidade e a inovação dos produtos Sansuy, você terá um investimento promissor e que proporciona tudo para que você esteja livre de transtornos em sua propriedade. Além disso, você ainda conta com itens reconhecidos pela excelência e pelo excelente custo-benefício.

Como vimos neste artigo, a esterqueira é uma solução interessante para cuidar corretamente dos dejetos e ainda ter ótimas possibilidades. Portanto, invista em materiais de qualidade ao construir a sua e elevar o potencial da sua propriedade!

Curtiu o post? Agora que já sabe como construir uma esterqueira, acesse o nosso site e veja produtos de alta qualidade e específicos para o agronegócio! Veja como podemos ajudar a transformar sua propriedade com eficiência e economia!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

Selecione o assunto do seu interesse

    Banner Tanque Circular

    Materiais Gratuitos