+55 (11) 2139-2888 [email protected] Voltar para a página inicial
ACESSAR LOJA
+55 (11) 2139-2888 [email protected]
×

Aniversário da Sansuy: 57 anos de tradição no mercado brasileiro

Modificado em: junho 6, 2024

Este ano, a Sansuy completa 57 anos de existência em diversos segmentos do mercado brasileiro e de outros países. Nossa história é repleta de iniciativas que foram determinantes para o sucesso da nossa organização.

Neste artigo, nosso diretor comercial de produtos manufaturados, Tony Brito, vai contar um pouco dessa trajetória de conquistas. Continue a leitura e saiba como a Sansuy chegou até aqui!

O que motivou a fundação da Sansuy?

A Sansuy surgiu em maio de 1966, na região de Castro, no Paraná, quando um grupo de agricultores decidiu criar uma importante solução que ainda não existia, a não ser pela importação, para o seu segmento no Brasil: fabricar mangueiras resistentes à alta pressão para pulverização agrícola, confeccionada em PVC.

Essa iniciativa foi motivada pela necessidade de uma mangueira resistente e duradoura para pulverizadores motorizados que auxiliasse os produtores na aplicação de inseticidas e fungicidas em suas plantações de batatas e de café, em larga escala. Assim surgiu a primeira contribuição da nossa empresa para o agronegócio e fabricantes de equipamentos com automação pneumática.

Por serem imigrantes japoneses, a origem de nossos fundadores teve um papel decisivo para a evolução da marca. Nosso quadro de colaboradores foi integrado por uma equipe de técnicos japoneses que, com seu know-how, desenvolveram equipamentos e processos a partir de tecnologias de seu país natal que foram ajustadas para atender às diferentes demandas de produtos no mercado brasileiro.

Qual a missão, a visão e os valores da nossa empresa?

Nossa missão é ser uma referência nos mercados em que atuamos, fornecendo produtos e serviços adequados às necessidades de nossos clientes.

Nossa visão é atingir a excelência empresarial, ampliando a confiança da nossa comunidade e dos nossos investidores, clientes, colaboradores e fornecedores.

Nossos valores são a ética, a credibilidade, a responsabilidade, a valorização do ser humano, o pioneirismo, a inovação e o empreendedorismo.

Quais são os principais envolvidos na criação da nossa marca?

Uma parte fundamental da nossa história são os empreendedores responsáveis pela nossa fundação, que se dedicaram incondicionalmente ao projeto Sansuy para nos guiar ao sucesso que é nossa marca. Com o seu espírito visionário, eles perceberam lacunas no mercado que poderiam ser preenchidas com suas soluções pioneiras.

Um grande número de profissionais é formado internamente e de forma contínua ao longo de sua existência, que vem contribuindo para a perpetuação do nosso sucesso no Brasil e em outros países.

Qual é a trajetória da Sansuy ao longo desses 57 anos de existência?

Nossa trajetória é marcada por conquistas gradativas que culminaram no sucesso de produtos e serviços para diversos mercados. Aos poucos, fomos diversificando nosso portfólio para expandirmos nossas unidades nacionais e firmarmos parcerias com outras grandes empresas que, de alguma forma, resultam em sinergismo nos mercados que atuam.

Década de 1960

Após o sucesso inicial da nossa mangueira para pulverização agrícola, lançamos mais uma mangueira para duto d’água, em 1968. Esse produto foi uma oportunidade de atender a mais uma demanda do mercado de construção e passou a ter um peso importante no faturamento da nossa empresa.

Década de 1970

A Sansuy iniciou essa década introduzindo dois produtos pioneiros para o segmento de lonas sintéticas, com pioneirismo no mercado brasileiro: a lona de PVC reforçada com tecidos de filamentos sintéticos de alta tenacidade e o produto Vinimazem, um armazém inflável para o armazenamento de colheitas de grãos e fabricado com lonas vinílicas.

Nosso produto tinha capacidade de armazenar cerca de 3.000 sacas de grãos e foi usado significativamente pela Cibrazem (Companhia Brasileira de Armazenamento), para compensar o déficit de estruturas de armazenamento evidenciado pela expansão agrícola da época.

Nos anos seguintes, nossa empresa empreendeu outros grandes avanços rumo ao seu crescimento:

  • em 1972, adquirimos um terreno em Embu das Artes-SP, para a construção da nossa primeira fábrica;
  • em 1974, importamos um moderno equipamento de calandra do Japão para ampliarmos nossa linha de produtos e neutralizarmos a sazonalidade das demandas de mercado;
  • ainda em 1974, associamo-nos à Totaku do Japão e constituímos a Kanaflex do Brasil, para fabricarmos mangueiras de PVC e dutos para agricultura, indústria alimentícia, construção civil, energia, mineração, indústria química, saneamento, telecomunicações e outros segmentos.

Década de 1980

Essa foi a década em que iniciamos nosso processo de internacionalização, conquistando clientes e alianças estratégicas nos Estados Unidos e em países da América Latina, além de ampliarmos nossas unidades nacionais:

  • em 1981, constituímos a Sansuy do Nordeste, no Complexo Petroquímico de Camaçari, BA;
  • em 1984, a CPC (Companhia Petroquímica de Camaçari) adquiriu uma parcela minoritária de 20% da Sansuy para nos garantir o fornecimento de nossa matéria-prima básica, a resina de PVC;
  • em 1987, a Ciquine (Companhia Petroquímica) adquiriu participação minoritária de 10% na controladora Sansuy;
  • em 1988, associamo-nos à empresa alemã Benecke-Kaliko AG e criamos a joint-venture Sansuy Benecke, para a fabricação de produtos destinados ao revestimento de interiores de veículos.

Década de 1990

Em 1994, a Sansuy do Nordeste S.A Indústria de Plásticos foi incorporada à Sansuy S.A. Indústria de Plásticos, como parte de mais uma estratégia para melhorar nossa eficiência empresarial, promover ganhos na economia, manter a liderança de mercado e aumentar a nossa competitividade.

Ao longo de todos esses anos, a Sansuy se manteve fiel às suas origens, investindo em capital intelectual e tecnologias para o desenvolvimento de soluções inovadoras para o mercado. Nosso objetivo sempre foi agregar valor aos negócios da nossa organização, bem como aos de nossos clientes e stakeholders.

Quais são os desafios superados pela Sansuy ao longo dos anos?

Desde o início da sua trajetória, a Sansuy contou com inúmeros desafios impostos pelo mercado. Com o aumento dos seus investimentos em tecnologia e infraestrutura, a empresa passou a atender a diversos setores da indústria, como agronegócio, transporte, construção civil, mineração e muitos outros segmentos da economia.

Um dos maiores desafios superados pela Sansuy em todos esses anos foi, sem dúvidas, adotar pilares básicos de comprometimento com a sustentabilidade e com o uso dos recursos naturais. A preocupação com o desenvolvimento sustentável integra a política de qualidade da empresa desde o início do seu funcionamento.

Além de oferecer inúmeros produtos alinhados à proteção ambiental, a Sansuy conta com iniciativas internas no seu processo de produção para evitar desperdícios e degradação ambiental.

Quais são as nossas certificações?

Em 1994, a Sansuy iniciou programas de qualidade total e produtividade para alcançar a melhoria contínua de seus produtos e processos.

Graças ao nosso esforço em buscar sempre a qualidade dos nossos produtos e a eficiência dos processos de gestão, implantamos o Sistema de Garantia da Qualidade e obtivemos as seguintes certificações:

  • 1996: a Sansuy unidade Embu e unidade Camaçari são certificadas na ISO 9002:1994 para toda linha de produtos não automotivos;
  • 1998: a unidade de Camaçari é recertificada na ISO 9002:1994 para toda linha de produtos não automotivos, e a Sansuy se torna a primeira empresa de confecção de laminados plásticos a ser certificada na ISO 9001:1994. Neste mesmo ano, também foi certificada a fabricação de máquinas de solda de alta frequência (unidade Taboão da Serra);
  • 1999: a Sansuy efetua o upgrade de seu SGQ e é certificada na linha automotiva na QS 9000 e nas demais linhas de produtos na ISO 9001:1994 na unidade Embu das Artes;
  • 2002: a Sansuy é recertificada na unidade de confecção de laminados plásticos na ISO9001:2000. Nesta mesma data, também foi recertificada a fabricação de máquinas de solda de alta frequência (unidade Taboão da Serra);
  • 2003: a Sansuy efetua o upgrade de seu SGQ e é certificada na linha automotiva na ISO/TS 16949 e nas demais linhas de produtos na ISO 9001:2000 na unidade Embu das artes, e a unidade Camaçari da Sansuy é recertificada na ISO 9001:2000 para toda linha de produtos não automotivos;
  • 2006: a Sansuy unidade Embu recertifica seu SGQ na linha automotiva na ISO/TS 16949 segunda edição e nas demais linhas de produtos na ISO 9001:2000 na unidade Embu das artes, e a unidade Camaçari da Sansuy é recertificada na ISO 9001:2000 para toda linha de produtos não automotivos;
  • 2007: a Sansuy unidade Embu é recertificada na ISO/TS 16949 segunda edição para a linha automotiva e recertificada ISO 9001:2000 na linha de produtos não automotivos;
  • 2009: a Sansuy unidade Embu é certificada na ISO/TS 16949 terceira edição para a linha automotiva e certificada ISO9001:2008 na linha de produtos não automotivos, e a unidade Camaçari da Sansuy é certificada na ISO 9001:2008 para toda linha de produtos não automotivos;
  • 2012: a Sansuy unidade Embu é certificada na ISO/TS 16949 — 2009 para a linha automotiva;
  • 2013: a Sansuy unidade Embu é recertificada ISO 9001:2008 na linha de produtos não automotivos, incluindo unidade Camaçari-Ba, unidade João Paulo I, unidade João Paulo II e unidade Rotary;
  • 2015: a Sansuy unidade Embu é recertificada na ISO/TS 16949 – 2009 para a linha automotiva e recertificada ISO 9001:2008 na linha de produtos não automotivos, incluindo as unidades Camaçari, João Paulo I, João Paulo II e Rotary;
  • 2018: a Sansuy unidade Embu é certificada na IATF 16949 primeira edição para a linha automotiva e certificada ISO 9001:2015 na linha de produtos não automotivos.

Em quais mercados a Sansuy está presente atualmente?

A Sansuy atua nos segmentos de Armazenagem, Transporte, Logística, Automotivo, Arquitetura e Decoração, Aquanegócio, Construção Civil, Comunicação Visual e Sinalização, Industrial e Manufaturados, Energia, Telecomunicação, Mineração, Saneamento, Soluções Ambientais, Óleo & Gás e Projetos Especiais, entre vários outros subsetores da economia.

Para todos esses setores, desenvolvemos estudos técnicos e tecnologias que solucionem os principais problemas existentes no mercado. Além disso, promovemos a implantação dos produtos de acordo com seus requisitos técnicos e de aplicação, visando à satisfação dos nossos clientes com inovações que agreguem valor aos seus negócios.

Qual é a visão dos clientes a respeito da nossa atuação?

Uma das premissas da Sansuy é prover soluções pioneiras ao mercado, que ajudem a superar desafios em momentos de grandes dificuldades. Por meio dos valores que permeiam a nossa organização, desenvolvemos fortes laços de relacionamento e conquistamos a fidelização de clientes ao longo de todas essas décadas de existência.

Muitas empresas que nasceram e cresceram com a Sansuy mantêm-se fiéis até o presente momento, graças aos inúmeros princípios defendidos por nós, como a ética, a moral, a seriedade e a transparência. Esses são os alicerces da nossa marca, que nos trouxe credibilidade para cultivar convivências empresariais duradouras.

Um exemplo disso é a nossa carteira de clientes nacionais e estrangeiros, com os quais mantemos relacionamentos profissionais há mais de quatro décadas e que ultrapassam gerações.

Quais são as perspectivas da Sansuy para os próximos anos?

Em seus 57 anos de existência, a Sansuy acumulou diversas competências que fizeram da empresa uma grande provedora de soluções para o mercado, sobretudo do agronegócio, um importante impulsionador da economia nacional.

Temos o objetivo de continuar investindo em tecnologias que nos ajudem a cumprir os propósitos que motivaram a criação da Sansuy, pois essa é a melhor base para estarmos sempre conectados com o mercado em constante evolução.

Desde o seu início, a empresa vem criando produtos que contribuem para o crescimento, a superação e a sustentabilidade no Brasil e no mundo, em diversos mercados, mesmo nos momentos mais desafiadores. A nossa perspectiva é continuar oferecendo soluções de qualidade para os mais variados setores.

Agro Sansuy

Em todos esses 57 anos, a Sansuy se aperfeiçoou e hoje atende ao agronegócio com total excelência. Contamos com uma série de produtos voltados para o segmento em busca de estimular a produção nacional e colaborar para o crescimento desse importante mercado nacional.

Como uma das maiores indústrias de plástico do Brasil, processamos a matéria-prima PVC para diferentes finalidades, como para uso na aquicultura e piscicultura, em coberturas para proteger equipamentos, insumos e animais. Somos atuantes na fabricação de lonas plásticas e no desenvolvimento de tecnologias inovadoras.

A Sansuy também desenvolve biodigestores com a utilização de geomembranas de PVC flexível, produzindo excelentes produtos, como o Vinibiodigestor e o Biodigestor Plus. Outro mercado de atuação é o de logística e transporte, em que a empresa fornece materiais e produtos versáteis para agilizar processos e maximizar a qualidade do armazenamento e das entregas.

Somos uma empresa movida pela determinação de criar alternativas únicas para os clientes e consumidores. Sem dúvidas, as soluções da Sansuy para o agronegócio caminham exatamente na direção do progresso.

Os 57 anos de trajetória da Sansuy são uma prova do nosso potencial de contribuir no mundo com as inovações para diversos projetos que possam surgir nos próximos anos. Nossa vasta experiência e excelência no atendimento fazem da empresa a melhor parceira de negócios para atender às demandas da sua organização. Dito isso, que tal conhecer um pouco mais sobre a nossa atuação?

Acesse o site da Sansuy e confira o nosso portfólio completo de soluções para o agronegócio, a indústria, o transporte e a logística!

Mitos e verdades sobre o PVC

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

icon_newsletter

Selecione o assunto do seu interesse

    Materiais Gratuitos