+55 (11) 2139-2888 [email protected] Voltar para a página inicial
ACESSAR LOJA
+55 (11) 2139-2888 [email protected]
×

Birô de impressão: por que usar matéria-prima de qualidade?

Modificado em: maio 31, 2023

Com a alta tecnologia disponível e menor barreira de entrada para novos negócios, novas empresas têm crescido cada vez mais no mercado. O preço, que antes era considerado como a principal diferenciação, hoje está mais equilibrado.

Isso não seria diferente no setor gráfico e, dessa forma, para que um birô de impressão possa se destacar é necessário usar matéria-prima de qualidade.

Hoje, o cliente é muito mais exigente, pois tem um leque de opções de fornecedores muito grande. Com isso, as gráficas que não prezem por um bom resultado estarão fadadas ao fracasso. A qualidade do material escolhido e a atualização do maquinário interferem diretamente nisso porque são pilares essenciais para um melhor resultado.

Desse modo, separamos nesse artigo tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Para não perder nenhum detalhe continue a leitura.

O que significa birô de impressão e por que ele vem ganhando espaço no mercado?

Birô de impressão é um sistema para gráficas que funciona por demanda. Trata-se, basicamente, de maquinários de copiadoras coloridas ou em preto e branco conectados a uma rede de computadores. Eles são bastante conhecidos por realizarem a impressão digital de tiragens de pequeno e médio porte, sendo muito comuns de serem encontrados em gráficas modernas.

Esse tipo de sistema funciona por meio de um profissional que prepara e envia o arquivo no formato digital para o birô, selecionando a quantidade de materiais que o cliente deseja imprimir, além de aplicar a base que será utilizada.

O birô de impressão vem ganhando cada vez mais espaço no mercado, pois facilita os processos realizados nas gráficas e oferecem maior eficiência para os profissionais do ramo. Afinal, todos nós precisamos, quase que diariamente, de um serviço de impressão digital, principalmente no caso de estudantes e acadêmicos. Então, essa é uma ótima oportunidade de negócio e você não pode ficar por fora.

O que é necessário para oferecer um serviço de qualidade aos clientes?

Para que um serviço seja feito com extrema qualidade é preciso garantir com que os materiais utilizados para produzi-lo tem também boa procedência, assim como o maquinário utilizado.

Algumas empresas optam por fornecedores que ofereçam produtos mais baratos mesmo que não atinjam a melhor performance possível. É necessário ter em conta que isso impactará diretamente na sua produção, resultado, apresentação do serviço e satisfação do cliente.

Produtos específicos, no entanto, fazem muita diferença para garantir que o resultado seja o melhor possível, como é o caso das tintas. Ela pode ser solvente, látex, ecossolvente, à base d’água etc. Para garantir que utilize uma boa opção, entenda bem o tipo de trabalho requerido pelos seus clientes e, então, faça o investimento.

Outros materiais também são muito relevantes para garantir um bom serviço, tais como suportes para impressão, tecido, lonasbanners, metal, painéis, PVC, colas, grampos etc. Esses produtos fazem diferença não só no resultado, mas na redução do tempo de produção.

Qual a importância de ter um maquinário atualizado e em perfeitas condições?

Um dos principais pontos a serem discutidos na importância de um maquinário bem atualizado e qualidade da matéria-prima que utiliza é que você pode estar perdendo dinheiro caso não invista em ambos.

Algumas impressões mais complexas ou, até mesmo, as mais simples, podem sair com falhas ou defeitos, fazendo com que a gráfica tenha que repetir a impressão, reduzindo seu lucro.

Mesmo parecendo que não, o investimento em máquinas tecnológicas e bons fornecedores é o tratamento mais adequado e barato do que investir em novas impressões ou consertos diários, que causam, ainda por cima, maiores contratempos. Tais contratempos acabam culminando em:

  • prejuízo na compra;
  • desperdício de tempo trabalhado pela máquina e funcionários que a operam;
  • perda de outras matérias-primas;
  • perda de capital;
  • atraso nas entregas;
  • redução das vendas.

Quais as dicas para escolher bons maquinários e materiais?

Algumas práticas são importantes para garantir que sua empresa consiga não só comprar boas máquinas e materiais, mas também como mantê-los. Confira!

Considere as necessidades dos clientes

Se o seu cliente é uma grande empresa que precisa de outdoors ou painéis publicitários, por exemplo, é normal que a exigência sobre a qualidade seja muito grande. Para que você seja escolhido como fornecedor principal é necessário que entenda suas necessidades e invista em melhorias pensando na satisfação dele, pois, desse modo, será muito mais fácil com que ele se torne fiel.

Planeje as compras

Planejar as compras é um dos passos essenciais para garantir bom maquinário e matérias-primas pois é possível fazer uma pesquisa exata do que você necessita, a quantidade e então, ir para a próxima dica, que é buscar bons fornecedores.

Procure bons fornecedores

A partir do momento em que você seleciona todos os fornecedores possíveis e cria um diálogo em que ele possa entender suas necessidades, a parceria gera resultados positivos para ambos.

Por isso, não escolha somente por preço ou por qualidade, mas por uma empresa que consiga equilibrar bom material, preço e bom atendimento para em qualquer eventualidade poder ser sanado com rapidez.

Além disso, se possível, busque referências no mercado, pois comentários de outros clientes podem ajudar em sua decisão final.

A Sansuy  é pioneira no mercado de comunicação visual. Todos os produtos podem ser adquiridos diretamente com a fábrica, acesse nosso site sanlux.com e conheça os produtos indicados para banner, empenas, outdoors, painéis e testeiras.

Busque tecnologia atualizada

A não ser que o serviço que você costume fazer seja extremamente simples, o ideal é que seu birô de impressão ou gráfica busque por maquinários com tecnologia avançada. Além de reduzirem o tempo de produção e garantirem uma melhor qualidade ao serviço final, poupará ao time de produção menos erros.

Visite feiras do ramo gráfico

Feiras do ramo gráfico são uma ótima opção para você se manter atualizado sobre o que há de novo no mercado, ver pessoalmente como funciona a produção e conseguir contato direto com vendedores. Além disso, tais feiras costumam dar descontos especiais, sendo uma ótima opção para quem quer investir em maquinários novos com um preço que caiba no bolso.

Faça inspeções

Fazer inspeções periódicas ajuda com que você possa perceber se a máquina ou material escolhido têm algum tipo de problema específico, ou aleatório, ajudando com que caso exista, seja logo reparado e trocado por outro.

Você pode começar as inspeções assim que os materiais chegam na sua gráfica, verificando se todos os produtos vieram conforme o pedido etc. Além disso, sua equipe pode realizar testes que comprovem a qualidade do que foi comprado ou se atende os requisitos da fábrica.

Manter um maquinário atualizado e ao utilizar matéria-prima de qualidade faz com que a satisfação dos clientes seja maior uma vez que o produto atenderá mais fielmente às suas expectativas. Consequentemente, é possível que se tornem leais ao seu birô, comprando mais e aumentando seus lucros.

Como montar um birô de impressão eficiente?

Agora que você sabe como escolher boas máquinas e materiais de qualidade, aproveite para conferir algumas dicas para montar um birô de impressão eficiente. Acompanhe!

Faça um planejamento preciso

Observe o mercado

Conhecer o mercado que faz parte, além de analisar os seus concorrentes é uma maneira eficiente de mapear a uma estratégia eficiente de atuação de como atrair mais clientes. Independentemente de qual seja o tamanho da área de atuação em que esteja inserido, é fundamental conhecer as atitudes dos seus concorrentes.

É comum que empresas pequenas deixem de lado essa etapa por imaginarem que isso é importante para corporativas de grande porte. Ao negligenciar a face do processo de análise do mercado, você colocará em risco toda a sua estratégia e também a prosperidade do seu negócio.

Existem alguns pontos que você deve ficar atento durante a fase de observar os seus concorrentes. Confira!

Analise os catálogos de produtos

Analisar os catálogos de produtos que seu concorrente fornecem é importante mesmo que, no geral, os birôs de impressão ofereçam mercadorias semelhantes. Por isso, é verdadeiramente recomendável que você verifique qual é a extensão das ofertas proporcionadas pelas empresas do ramo e como elas realizam a entrega desses artigos aos consumidores.

Verifique o comportamento do consumidor

É necessário compreender o que os seus clientes estão pensando a respeito dos produtos oferecidos por você. Preocupando-se em verificar quais são aquelas mercadorias que mais interessam aos consumidores, as maiores demandas solicitadas no dia a dia da sua empresa, além das soluções que são necessárias para identificar um padrão comportamental no qual você baseará a sua estratégia da melhor maneira possível, destacando-se da concorrência.

Conheça o seu público-alvo

Aprender sobre o seu público-alvo significa não esperar que os clientes cheguem até você. Ser passivo durante esse tipo de situação representa inércia e desconhecimento do real potencial do seu negócio. Assim, para que a sua empresa alcance os melhores resultados, é importante tomar uma decisão para atrair mais pessoas ao seu birô de impressão. Essa situação apenas ressalta a importância de aprender mais sobre o seu público-alvo.

Para tanto, você deve criar uma persona que corresponde a definição de arquétipo do seu cliente ideal. Esse processo exige um mapeamento que gira em torno das características do lugar onde o seu birô de impressão está localizado, do tipo de público que frequenta esse local e dos seus respectivos perfis financeiros.

Dessa maneira, fica muito mais viável planejar ações e estratégias relacionados ao seu potencial consumidor, apresentando maiores de atrair mais clientes.

Escolha o local certo

A localização do seu negócio é extremamente importante, caso o seu público-alvo seja muito específico, como alunos de escolas e estudantes acadêmicos. Fique atento quanto a isso e busque por um local próxima a esse perfil de cliente.

Uma boa opção também é procurar por um lugar onde haja um grande fluxo de pedestres e automóveis. Neste caso, você poderá investir em um portfólio mais abrangente para os seus produtos. Mas, caso a sua ideia é iniciar um pequeno negócio com apenas uma impressora na sua casa, torna-se mais viável investir em marketing digital e na entrega domiciliar das impressões.

Decida os serviços oferecidos

Decidir quais serviços você oferecerá no seu birô de impressão é imprescindível para o bom andamento do seu negócio. Dentro do mercado de impressão digital, sua escolha varia bastante de acordo com o capital inicial disponível para investir na compra dos equipamentos.

Apesar disso, saiba que diversos empreendedores começam os serviços com apenas uma impressora e adquirem o restante dos equipamentos no decorrer do tempo. Seu foco inicial pode ser a entrega de trabalhos escolares e acadêmicos, entre outros documentos. Caso a sua impressora permita diferentes gramaturas para papéis, também é viável apostar em impressões de imagens, cartões e etiquetas ilustradas.

Outra opção ao iniciar o seu projeto é produzir artigos gráficos, como revistas, banners, álbuns de fotos ou mesmo livros, lembrando-se que para tal serviço é necessário que você ou um funcionário sejam capacitados.

Porque investir em bons materiais e maquinários?

Contar com bons materiais e máquinas adequadas no seu birô de impressão não é apenas uma questão operacional, mais significa garantir que os processos estejam caminhando de acordo com o planejado e ter a certeza de entregar produtos de qualidade.

Não adianta nada oferecer uma boa experiência aos clientes durante outras etapas dos seus processos e pecar na entrega final da mercadoria, que fica comprometida em função da má qualidade dos equipamentos e dos materiais utilizados. Esse problema pode ser muito prejudicial ao seu negócio ao jogar fora a satisfação dos clientes e denegrir a imagem da sua marca.

A Sansuy é uma empresa originalmente brasileira, empenhada em oferecer as melhores soluções aos seus clientes. Nós desenvolvemos uma linha de produtos que são a alternativa adequada para birôs de impressão de diversos portes. Confira algumas de nossas mercadorias:

  • Sannet CV III DI com liner: essa é uma tela de poliéster com alta tenacidade voltada para painéis de grande proporção onde é importante uma maior resistência, além da passagem de som e luz;
  • Sanlux VII Plus Front DI: ótima lona de PVC que foi desenvolvida especialmente para a confecção de painéis do tipo front light;
  • Sanlux FIT: excelente lona de PVC fabricada diretamente para a confecção de banners e faixas, além da impressão por sistemas do tipo serigráfico e adesivação ou impressão digital;
  • Sanlux BK II: lona de PVC adequada para confecção das testeiras de postos de gasolina e fachadas de comércios.

É extremamente importante que seu birô de impressão utilize matéria-prima de qualidade e mantenha as máquinas atualizadas, pois esses fatores interferem diretamente na qualidade do produto final.

Por isso, lembre-se de considerar as necessidades dos clientes, planeje bem suas compras e procure bons fornecedores. Assim você garantirá o melhor resultado e a satisfação da clientela!

Agora que você aprendeu tudo sobre birôs de impressão, confira nossos produtos e selecione a melhor opção para seu negócio!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

icon_newsletter

Selecione o assunto do seu interesse

    Materiais Gratuitos