+55 (11) 2139-2888 [email protected] Voltar para a página inicial
ACESSAR LOJA
+55 (11) 2139-2888 [email protected]
×

Mitos e verdades sobre PVC

Modificado em: junho 6, 2024

Todo mundo conhece a sigla, mas será que entende o que é, de verdade, o PVC? Muito encontrado em tubos e acessórios, o PVC significa, ao pé da letra, Polyvinyl chloride”, ou seja um polímero de adição de policloreto de vinila. Esse tipo de plástico pode se apresentar na forma rígida ou flexível.

Podemos encontrar produtos de PVC em acessórios de moda como sapatos, roupas e bolsas e também em itens de decoração. Ele é usado para confeccionar forros e estofamentos de móveis. Além disso, é um dos substitutos do couro. Por ser um material bem resistente e durável, é usado também em lonas, revestimento de fios elétricos e cabos, embalagens de alimentos, estofamento de carros, entre outras diversas funções.

Deu para notar que é um produto bem funcional, não é? Que tal conhecer alguns mitos que cercam esse produto? Acompanhe a leitura e confira!

O que é PVC?

O PVC é a sigla para polímero policloreto de vinila (polyvinyl chloride). Os produtos de PVC podem ser rígidos, como os tubos de PVC e os dutos usados na engenharia civil para projeto de casas, também pode ser flexível, como em lonas e materiais que se assemelham ao couro. As características do PVC flexível são definidas em composição com os plastificantes, que são óleos específicos viscosos.

Quais as características do PVC?

As principais características relacionadas ao PVC são a resistência mecânica e durabilidade. O PVC pode ser formulado para obter resistência a ação de fungos e bactérias, da radiação ultravioleta, além do retardante de chamas.

A durabilidade do PVC é alta, na construção civil, por exemplo, pode durar por mais de meio século. O PVC é reciclável e para ser produzido não requer um grande consumo de energia. Tem a característica de não propagar fogo, sendo autoextinguível, tem alta impermeabilidade a sol, água, maresia, vento e intempérie. É um produto muito versátil, independentemente do local onde é aplicado. Oferece grande segurança por ser um produto atóxico e inerte.

Quais são os principais mitos e verdades sobre PVC?

Como é um produto muito usado no dia a dia para diferentes finalidades, é comum surgirem dúvidas sobre o PVC. Alguns desses mitos podem se propagar por um longo tempo. Pensando nisso, preparamos esse texto para falar sobre cada uma dessas suposições.

De que é feito o PVC? Ele pode ser reciclado? Será que é um produto tóxico? E, ainda, será que ele pode ser usado em instalações elétricas? O PVC oferece algum risco de combustão? E de choque? Confira os mitos e verdades associados ao material!

PVC é tóxico — mito

É mito que o PVC é tóxico. Conforme descrito nas características do produto, ele é atóxico e inerte. Isso significa que, em sua forma final, não apresenta riscos de toxidade. É inerte, pois quando existe o contato com água destilada ou água deionizada não sofre alterações físicas, químicas ou biológicas, mantendo seu formato inicial por um tempo durável.

A única forma de toxidade do PVC é no momento em que ele é incinerado. Nesse estado ele libera gás carbônico, fuligem e água, além de ácido clorídrico. Entretanto, em seu uso na forma comum, é totalmente seguro e sem riscos de toxidade.

O PVC é feito de sal marinho — verdade

É verdade que o PVC é feito de sal marinho. É feito a extração do cloro por da eletrólise do sal marinho (recurso natural).Isso é muito bom, pois é um insumo inesgotável. Para este processo, é necessário 57% de cloro e 43% de eteno. Sabendo disso, é verdade que a salmoura é presente no desenvolvimento de produtos de PVC.

O PVC é difícil de ser reciclado — mito

É mito que o PVC é difícil de ser reciclado. O PVC é um material 100% reciclável. Esse processo é feito por meio físico, energético ou químico. A forma mais economicamente viável é a reciclagem térmica. Apesar de gerar gases químicos, os mesmos podem ser tratados para não haver toxidade no processo, com o ácido clorídrico. Após moído, lavado e voltado à sua forma moldável, é possível ser usado para fazer outros produtos.

O PVC pode ser usado em diversos segmentos — verdade

É verdade que o PVC pode ser usado em diferentes segmentos. É aplicado tanto no setor de moda, na produção de bolsas, sapatos e substitutos do couro, quanto para tubos de PVC para a construção de edifícios. É um produto muito versátil, amplamente encontrado em produtos de proteção, como em lonas, toldos, proteção de sofá e automóveis.

O PVC conduz eletricidade – mito

Este é um dos materiais mais indicados para revestimentos de cabos e fios elétricas, pois não conduz eletricidade e também possui resistência térmica, evitando o risco de chamas. Além de leve, o PVC é de fácil manutenção e ainda pode ser utilizado em diferentes cores.

Quais as vantagens de usar o PVC?

Considerando todas as características do PVC, é fácil de perceber as vantagens de usar esse material. Ele é extremamente durável, pode ter uma vida útil superior a 50 anos, além de ser versátil na aplicação de diversos produtos de áreas diferentes. É atóxico, reciclável e totalmente seguro.

Na loja Sansuy, você pode conferir diferentes tipos de lonas de PVC, tanques para piscicultura e ainda acessórios feitos com o material.

Gostou deste artigo? A Sansuy é especialista em produção de lonas de PVC. Entre em contato conosco para detalhes!

Fonte: Instituto do PVC – https://pvc.org.br/produtos/

Mitos e verdades sobre o PVC

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

icon_newsletter

Selecione o assunto do seu interesse

    Materiais Gratuitos