+55 (11) 2139-2888 [email protected] Voltar para a página inicial
ACESSAR LOJA
+55 (11) 2139-2888 [email protected]
×

Produção agrícola no Brasil: entenda a volta do crescimento!

Modificado em: maio 31, 2023

Depois de um dos dados de rendimento em 2022, a produção agrícola no Brasil apresenta sinais de crescimento 2023. De acordo com o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre-FGV), a expectativa é que o setor avance mais de 7%. Caso a projeção se confirme, será a maior alta desde 2017.

Tais análises são impulsionadas pelo aumento na produtividade do plantio de soja e outros grãos. Além disso, o clima do país também se mostra bastante favorável à agricultura.

Quer entender melhor como esses aspectos influenciam nesse cenário? Acompanhe o conteúdo a seguir e tire suas dúvidas!

Expectativa de crescimento para 2023

Mencionamos inicialmente que as projeções de crescimento do setor agrícola são altamente positivas para este ano. Aspectos como as condições climáticas favoráveis e a alta produção de grãos implicam boas projeções. De todo modo, é importante acompanhar o desempenho do segmento bem de perto.

Segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem grandes chances de estarmos próximos de um novo recorde de safra. A colheita de oleaginosas, leguminosas e cereais pode ultrapassar 292 toneladas — um crescimento de 12% em comparação à safra anterior.

Mais um agente que corrobora as expectativas são os altos investimentos em novas tecnologias e o uso de fertilizantes de melhor qualidade.

Fatores que contribuem para o aumento

Os protagonistas do aumento na produção agrícola no Brasil nos próximos meses são a soja e o milho. Em 2021, a produção de milho foi prejudicada pela seca, e, em 2022, houve problemas com o plantio e a colheita da soja. Em 2023, a tendência é que os insumos gerem ótimas safras.

Uma das razões para isso foi o período de plantio. O presidente do conselho da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Luiz Carlos Corrêa Carvalho, relatou que os agricultores conseguiram plantar a soja e o milho no momento ideal. Com isso, a colheita produzirá um valor bruto 5% maior, superando a marca de R$1,3 trilhão.

Como o clima do país afeta esse processo

É claro que as projeções mencionadas acima estão baseadas em fatores técnicos. Contudo, não há como fazer previsões assertadas no que se refere ao clima do país. Em tese, o Brasil apresenta as condições climáticas perfeitas para um bom plantio e colheita de grãos.

Na prática, as mudanças climáticas — resultado do aquecimento global — são imprevisíveis. Um ótimo exemplo disso foram as secas de 2021, relacionadas ao fenômeno La Niña, que prejudicaram os resultados no setor. Na época, a expectativa era de alta em 5%, mas acabou em baixa de 0,3%.

Por outro lado, especialistas no clima apontam que ocorrências climáticas parecidas têm poucas chances de aparecer no segundo trimestre de 2023. Isso significa outro ponto favorável para o crescimento da agricultura brasileira.

A produção agrícola no Brasil está retomando seu crescimento. A tendência é que haja uma alta de quase 8% no ramo, o que impulsionará o Produto Interno Bruto (PIB) agrícola.

Entretanto, os produtores não podem se apoiar somente nessas projeções. É importante tomar algumas medidas para que a produção seja bem-sucedida, como investir na armazenagem correta.

Gostou do artigo? Então, assine nossa newsletter para receber em primeira mão outros conteúdos incríveis como este!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

icon_newsletter

Selecione o assunto do seu interesse

    Banner Tanque Circular

    Materiais Gratuitos