Voltar para a página inicial

Conheça os benefícios do uso da pele de tilápia

Modificado em: outubro 13, 2023

A pele de tilápia, embora não seja muito valorizada, apresenta características incríveis que a tornam útil e valiosa. Geralmente, as pessoas a jogam fora sem aproveitá-la. Porém, especialmente para os produtores dessa espécie, é importante saber que ela tem muito a oferecer.

Neste artigo, convidamos você a conhecer os fatores especiais sobre a pele de tilápia, seus benefícios surpreendentes e como usá-la de forma muito proveitosa. Vamos juntos explorar essa fonte incrível de benefícios que ainda não é muito conhecida!

A tilápia no Brasil como produto

A tilapicultura é a principal produção de peixe no Brasil. Com grandiosa capacidade reprodutiva (pode se reproduzir até quatro vezes ao ano), a tilápia é um peixe que pode sobreviver em sistemas de cultivo semi-intensivo e oferecer bastante lucro ao criador.

Sem contar que todas as partes dessa espécie são úteis ao mercado: carne, vísceras, espinhas e também a pele. E é isto que vamos estudar neste texto: qual é o destino mais proveitoso da pele da tilápia?

As características da pele de tilápia

Antes de mergulharmos nos benefícios do uso, vamos dar uma olhada nas características da pele do peixe tilápia. Essa pele é notável por sua espessura. Ela é mais fina do que a de outros peixes, além de ter uma textura macia e flexível, o que a torna uma opção versátil para várias aplicações.

De maneira direta, a pele da tilápia pode ser útil em variados setores, principalmente na medicina. Quando observada em microscópio, ela é bastante semelhante à estrutura física da pele humana. Ela também oferece uma grande quantidade de colágeno tipo I e é muito resistente, com capacidade de se esticar bastante antes de romper.

Os estudos e as pesquisas com a pele de tilápia

As comunidades médicas e veterinárias têm se dedicado a estudar os benefícios da pele de tilápia. Esse estudo constante está revelando resultados promissores, não só para curativos de queimaduras, mas também para recuperação em cirurgias.

Nesse sentido, os estudos clínicos têm demonstrado que a pele de tilápia é capaz de acelerar o processo de cicatrização de feridas, reduzir o risco de infecções e melhorar a qualidade da cicatrização da pele. Os resultados iniciais mostram que essas abordagens são altamente benéficas, proporcionando alívio e recuperação mais rápida aos pacientes.

Sem contar outras vantagens inegáveis do uso da pele de tilápia no contexto do tratamento em seres humanos. Por exemplo, a diminuição da dor associada à frequente troca de curativos e a aceleração no processo de cicatrização de lesões.

As vantagens do uso da pele da tilápia na saúde

Agora que sabemos que a pele de tilápia não é igual às peles comuns de outras raças de peixe e que ela oferece propriedades únicas, vamos explorar seu valor e os benefícios que ela traz para a medicina humana e a veterinária. Siga a leitura para entender os principais impactos nesses dois campos da saúde!

Curativo biológico

A pele de tilápia é considerada um curativo biológico inovador. Isso significa que ela pode ser usada para tratar feridas e queimaduras de forma altamente eficaz. O motivo tem a ver com sua capacidade de aderir à pele humana, criando uma barreira protetora que auxilia na cicatrização.

Alto teor de colágeno subcutâneo

Uma das características mais notáveis da pele de tilápia é seu alto teor de colágeno subcutâneo. Essa substância é uma proteína fundamental para a saúde da pele, pois ajuda na regeneração das células e na manutenção da elasticidade.

A pele de tilápia, quando aplicada sobre uma ferida, fornece uma fonte natural de colágeno que estimula o processo de cicatrização, como vimos no tópico anterior sobre ela ser um curativo biológico poderoso.

Aplicação em cirurgias ginecológicas

Usar pele de tilápia em cirurgias ginecológicas é algo novo, mas já presente na medicina. Imagine que, em vez de cirurgias complicadas, existe uma forma mais simples de reconstruir o canal vaginal, em casos de cirurgias de redesignação de sexo e reconstrução por cânceres na região.

Nesses casos, a pele de tilápia age como uma espécie de suporte natural para criar um novo canal vaginal, deixando tudo mais flexível e funcional. Dessa forma, torna a experiência das pacientes ainda mais tranquila, já que essa técnica é menos invasiva que as tradicionais.

Maior durabilidade em comparação aos curativos tradicionais

Outra vantagem surpreendente da pele de tilápia é sua durabilidade. Em comparação com os curativos tradicionais, como bandagens e gaze, a pele de tilápia tende a durar mais tempo. Isso significa menos trocas de curativos, o que gera menos desconforto para o paciente e economia de recursos médicos.

Tratamento de queimaduras em animais

O poder da pele da tilápia na recuperação da pele não se limita aos humanos: os animais também têm sido beneficiados com os curativos orgânicos feitos da pele do peixe. Alguns estudos em andamento mostram como essa matéria-prima esterilizada e aplicada sob queimaduras em animais é efetiva, ainda mais que outros tipos de interferências.

A ressignificação da pele da tilápia no contexto da produção

Para os criadores de tilápia, a oportunidade de encontrar um novo propósito para a pele desses peixes é uma notícia extremamente positiva. Isso ocorre porque, normalmente, essa parte da tilápia é jogada fora. No entanto, tudo pode ser diferente a partir das informações que compartilhamos neste artigo.

Agora, você poderá otimizar sua produção de tilápia ainda mais, direcionando a pele para um destino mais benéfico e proveitoso do que o simples descarte. Ou seja, vai contribuir para a recuperação de pessoas e animais.

Como vimos durante esta leitura, a pele de tilápia é um recurso que oferece benefícios incríveis, especialmente na área da saúde. Sua capacidade de atuar como um curativo biológico e sua alta concentração de colágeno subcutâneo a tornam uma opção notável para o tratamento de feridas, queimaduras e recuperação de cirurgias.

E aí, você gostou de saber mais sobre esse novo destino para a pele de tilápia? Nas nossas redes sociais, há diversos outros materiais tão importantes quanto este. Siga-nos para acompanhar tudo em primeira mão: Facebook, LinkedIn, YouTube, e Instagram.

Redes Sociais Agro Sansuy

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

Selecione o assunto do seu interesse

    Materiais Gratuitos