A transição energética é urgente no setor agropecuário brasileiro, assim o Programa de Aceleração da Transição Energética (PATEN) se torna estratégico. Afinal, ele fomenta iniciativas sustentáveis no campo para promover eficiência energética e redução de impacto ambiental.
Entre as soluções inovadoras que apoiam essa mudança, destaca-se o Vinibiodigestor da Sansuy, um equipamento que transforma resíduos orgânicos em energia renovável. Para entender melhor o cenário e o papel da Sansuy no processo de transição energética no agro, continue lendo este artigo e confira as informações presentes nos tópicos a seguir:
- O Programa de Aceleração da Transição Energética (PATEN) e sua contribuição para o agro
- Vinibiodigestor: O papel da Sansuy na transição energética no campo
- Como a transição energética impacta a rentabilidade e sustentabilidade no agro
Table of Contents
ToggleO Programa de Aceleração da Transição Energética (PATEN) e sua contribuição para o agro
O PATEN é uma iniciativa estratégica que visa acelerar a transição energética no agronegócio. Para tanto, oferece incentivos e pesquisas para a implementação de tecnologias limpas, que ajudem a reduzir a dependência dos combustíveis fósseis e diminuir as emissões de carbono no setor.
Na agricultura, há necessidade de energia para diversas operações e o PATEN fomenta a otimização dos recursos energéticos, estimulando o uso de energias renováveis e soluções sustentáveis. Essa medida, portanto, é de grande relevância para tornar o setor mais resiliente às mudanças climáticas e eficiente em termos ambientais e econômicos.
Leia mais: Agronegócio Brasileiro em 2025: Análise do Primeiro Semestre.
Como o PATEN impacta a agricultura brasileira
As ações do PATEN estão moldando o futuro sustentável da agricultura a partir do estímulo à adoção de tecnologias que reduzem o impacto ambiental e aumentam a produtividade. O uso de energia solar, eólica e biomassa é um dos exemplos, bem como o estímulo aos sistemas integrados de produção, que combinam geração de energia e manejo sustentável dos recursos naturais.
Isso contribui para um agronegócio mais limpo e competitivo, que consiga se alinhar aos princípios da economia verde. Também abre caminho para a valorização da produção sustentável no mercado nacional e internacional.
Vinibiodigestor: O papel da Sansuy na transição energética no campo
A Sansuy é protagonista no avanço da transição energética no meio rural com uma solução eficaz e inovadora: o Vinibiodigestor. Essa tecnologia permite a produção de energia renovável no campo com o aproveitamento dos dejetos animais que seriam descartados.
Desse modo, o Vinibiodigestor é um poderoso aliado para viabilizar a autossuficiência energética no campo. Além disso, possibilita que os processos agrícolas sejam mais sustentáveis e contribui para a redução dos custos operacionais.
O que é o Vinibiodigestor e como ele funciona
O Vinibiodigestor foi criado para armazenar dejetos animais, convertendo o gás metano gerado em energia, biogás e biofertilizante com o melhor custo-benefício, um Com isso, o gás gerado pode ser utilizado na cozinha, no preparo de alimentos, na iluminação, em motores, incubadoras e no aquecimento de água. Serve ainda para tratar efluentes e transformar os dejetos em fertilizante.
O biogás também aquece caldeiras, além de atender galpões, refrigeração, conjuntos motogeradores e motobombas. Ou seja, consegue ser útil para as mais diversas necessidades das propriedades rurais, resultando em eficiência do sistema e impacto positivo na redução do uso de energia elétrica convencional no campo.
Benefícios do Vinibiodigestor para a agricultura sustentável
O Vinibiodigestor apresenta diferentes benefícios para a agricultura sustentável. Além de gerar energia renovável, promove a economia dos recursos energéticos e reduz os custos com insumos, uma vez que o biofertilizante substitui fertilizantes químicos. Também ajuda a mitigar os impactos ambientais do agronegócio, pois diminui a poluição associada aos resíduos orgânicos.
Leia mais: O que esperar do futuro da agroenergia no Brasil?
Como a transição energética impacta a rentabilidade e sustentabilidade no agro
A transição energética representa uma oportunidade para o agro aumentar sua rentabilidade ao reduzir custos com energia e insumos, além de melhorar sua sustentabilidade.
Ao adotar fontes renováveis e tecnologias inovadoras, os produtores rurais tornam suas propriedades mais eficientes e menos vulneráveis às flutuações do mercado energético convencional.
A importância da sustentabilidade energética para o agronegócio
A sustentabilidade energética mostra vantagens reais para os produtores rurais, como a redução dos custos operacionais, ganho de competitividade e acesso a novos mercados. Assim, ao optar por soluções como o Vinibiodigestor e o Biodigestor Plus os resultados positivos impactam a eficiência energética, a pegada de carbono e o acesso aos mercados que valorizam a produção sustentável.
Leia mais: Energia Limpa na Agricultura: Como Pequenas Mudanças Trazem Economia e Sustentabilidade
Conclusão
O PATEN é imprescindível no atual momento que o agronegócio vive, pois acelera o uso de soluções inovadoras, tornando a transição energética no campo viável.
O Vinibiodigestor da Sansuy, por sua vez, é um exemplo claro de inovação que apoia essa transformação, levando à redução de impactos ambientais e maior autonomia para as propriedades rurais.
Diante disso, a adoção de práticas energéticas sustentáveis pelos produtores é favorecida, bem como fundamental para melhorar a eficiência e garantir um futuro sustentável para o setor agropecuário.
Quer saber mais? Conheça todas as soluções para energia limpa e sustentável da Sansuy.