+55 (11) 2139-2888 [email protected] Voltar para a página inicial
ACESSAR LOJA
+55 (11) 2139-2888 [email protected]
×

Modelos de carrocerias: qual o ideal para cada tipo de carga?

Modificado em: junho 6, 2024

Entender a largura de caminhão que você utiliza, tipo de carroceria e modelo ideal para seu trabalho é importante, pois é por meio dele que as cargas deverão ser transportadas em segurança para os seus destinos finais.

Neste texto, abordaremos o que deve ser levado em conta antes de escolher um dos tipos de carrocerias disponíveis no mercado e quais são elas. Para conferir tudo isso, continue a leitura!

Entenda o que é uma carroceria

Podemos definir uma carroceria de duas formas: uma estrutura que sustenta o veículo, como é o caso dos carros populares, ou um tipo de trailer que é usado para transportar cargas, como nos caminhões. Hoje, existem inúmeros tipos de carrocerias, cada um fabricado para cumprir uma função diferente.

Alguns modelos servem para transportar cargas mais leves e de menor volume. Mas, também existem modelos revestidos com fibra de carbono, alumínio e titânio, ideais para cargas mais pesadas e volumosas.

Além disso, o tipo da carroceria influencia diretamente na leveza e facilidade de manuseio do veículo. Nesse sentido, é fundamental saber escolher a carroceria adequada para garantir a segurança do motorista.

Veja o uso de carrocerias no transporte de cargas

Da mesma forma que existem caminhões para diferentes usos, também há modelos de carrocerias distintas para cada finalidade. O frete de alimentos, remédios e mercadorias perecíveis necessitam de uma logística específica para que cheguem ao destino intactos. Para isso, é preciso considerar as características do veículo utilizado no transporte.

Itens sensíveis às ações externas exigem um sistema de refrigeração mais sofisticado; algo que significa mais investimentos por parte da empresa contratante do serviço de frete. Essa mesma lógica também se aplica a outros tipos de cargas especiais, como carros, combustíveis, cana-de-açúcar, animais vivos e outros. Escolher o veículo correto para o transporte fará toda a diferença.

Saiba a importância de uma carroceria de qualidade

Saber analisar a largura de caminhão, a carroceria e o modelo adequado é essencial para quem atua no transporte rodoviário. Afinal, é nesse espaço que as mercadorias são alocadas, com insumos e materiais pesados.

Assim, você precisa aprender a selecionar uma carroceria com material de qualidade, a fim de garantir a excelência no transporte e manuseio das mercadorias. Além disso, será capaz de atender com agilidade e eficiência qualquer exigência de seus clientes.

Escolha o tamanho da carroceria

Antes de começar o processo de compra de uma carroceria para a largura de caminhão adequada, é necessário ficar atento a um detalhe muito importante: o seu tamanho em comparação ao do seu veículo. Os fabricantes de caminhão geralmente estipulam um valor máximo de largura, altura e comprimento que os veículos podem transportar.

Utilizar um tipo de carroceria muito grande ou muito pequeno pode comprometer não só a carga transportada, mas também a segurança do motorista e das demais pessoas que estiverem no trânsito.

Confira agora algumas das medidas estipuladas (em média) para os tipos de caminhões e veículos de carga utilizadas atualmente:

  • carroceria para Toco: 14 metros de comprimento, 2,6 metros de largura e 4,4 metros de altura;
  • carroceria para VUC: 7,20 metros de comprimento, 2,2 metros de largura e 3,5 metros de altura;
  • carroceria para Carreta: 18,15 metros de comprimento, 2,6 metros de largura e 4,4 metros de altura.

As carrocerias também podem ser feitas de diferentes materiais. Elas têm alterações quanto a sua durabilidade, resistência a mudanças climáticas, peso e outros detalhes.

Leve em consideração a região na qual você atua e o tipo de carga transportada para escolher o material mais indicado. São eles:

  • madeira: foi um dos primeiros materiais a serem utilizados na carroceria de carros de carga, principalmente como assoalho. Atualmente ela vem caindo em desuso, pois, além de ter uma menor durabilidade em relação a outros materiais e não resistir tão bem à chuva ou outros tipos de mudanças climáticas, acaba interferindo em questões relacionadas ao meio ambiente, devido à extração de madeira;
  • aço: primeiro substituto da madeira na construção de carrocerias, esse material tem maior durabilidade e resistência. Entretanto, não agrada a todos os caminhoneiros devido ao seu elevado peso;
  • alumínio: bastante utilizado atualmente, tem níveis de durabilidade ainda maiores que os do aço, além de ser muito mais leve. Com essas qualidades, ele ainda garante maior segurança para todos os envolvidos no processo de transporte de carga e menor custo de manutenção.

Conheça os tipos de carrocerias

Depois de compreender a largura de caminhão, carroceria e modelo ideal para seu veículo, chegou o momento de conhecer o tamanho e o material ideal para a carroceria do seu veículo, é hora de conhecer os tipos de carrocerias existentes no mercado e os tipos de carga indicados para cada uma delas.

Grade Baixa

Esse é um modelo de carroceria aberta, ou seja, não há nenhum tipo de construção que feche a carroceria por completo. A grade baixa é comumente utilizada em caminhões estilo Toco, Truck e Carretas.

Ele é muito indicado para o transporte de cargas secas, encaixotadas ou paletizadas, como chapas de aço e madeira, engradados, peças, tambores etc. Além disso, tem mais facilidade para a carga e descarga dos materiais.

Grade Alta

Carroceria parecida com o modelo anterior, porém com as grades laterais com maior altura. Podem ser usadas em Trucks e Carretas e são frequentemente utilizadas para o transporte de cereais, como milho, soja, feijão, arroz e outros. Mercadorias encaixotadas, sacarias e materiais similares podem ser transportados com mais segurança.

Prancha

São usadas em Carretas e não têm nenhum tipo de grade nas laterais. Elas são usadas para o transporte de máquinas pesadas ou materiais indivisíveis e grandes, como carros ou outros tipos de máquinas pesadas.

Plataforma

Bastante parecida com a prancha, esse tipo de carroceria é comumente utilizado, em veículos Tocos ou Trucks, para o transporte e socorro de outros veículos, como carros acidentados ou que precisam ser levados para uma concessionária.

Porta Container

Utilizado em Trucks e Carretas para o transporte de contêineres, devido aos seus encaixes próprios para a fixação da carga, o que traz uma maior segurança para o cliente, motorista e demais pessoas no trânsito.

Baú

O baú é um tipo de carroceria fechada e pode ser utilizado na maioria dos veículos de carga. Ele é utilizado no transporte de sacos, embalagens, caixas etc. Sua cobertura ajuda na proteção dos materiais contra o sol, a chuva ou impactos que podem prejudicar sua qualidade.

Baú frigorífico/refrigerado

Semelhante ao modelo anterior, porém esse conta com um sistema de resfriamento em seu interior, permitindo, assim, o transporte de cargas que podem estragar em contato constante com o sol, como as carnes, por exemplo.

Contudo, o baú frigorífico e o refrigerado têm diferenças. O primeiro modelo consegue atingir temperaturas de até -20°C e é utilizado no transporte de frios, como carne de boi, frango, peixe etc.

O segundo módulo alcança temperaturas menores (até -10°C) e transporta uma maior quantidade de produtos, principalmente do ramo alimentício e remédios.

Sider

Pode ser utilizado em uma vasta gama de caminhões e sua principal finalidade é no transporte de cargas volumosas, pois sua abertura, localizada nas laterais, facilita a carga e descarga deles. Também é requerida por clientes que utilizam empilhadeiras para o retiro dos materiais.

Cegonha

Perfeita para o transporte de carros, especialmente os de passeio. Essa carroceria é frequentemente utilizada em veículos longos e é fabricada a partir de uma estrutura de metal para suportar o peso das cargas.

Munk

Esse tipo de carroceria é ideal para transportar máquinas pesadas. Tem um gancho desenvolvido especialmente para levantar máquinas e peças grandes. Nesse sentido, é muito usada em ocasiões que pedem o transporte suspenso de máquinas, seja por pequenas ou longas distâncias.

Silo

Esse modelo de carroceria foi projetado para fazer a descarga via pressurização. Por isso, é usada no transporte de areia, talco, farinhas e outros grãos pequenos.

Caçamba Basculante

A caçamba basculante é utilizada no transporte de areia, brita e outros minerais. Sua descarga é feita por meio de basculamento, no qual a carroceria se inclina em até 46 graus.

Canavieira

Esse tipo de carroceria é utilizado principalmente no transporte seguro da cana-de-açúcar, pois é fechada nas laterais e conta com uma abertura superior, facilitando o carregamento e descarregamento desse produto por meio de máquinas especializadas.

Florestal

Estrutura utilizada no transporte de toras de madeira. Tem grades apenas na parte da frente e atrás, além de contar com suportes para a amarração da carga.

Tanque

Desenvolvida para transportar combustíveis líquidos, como etanol, óleo diesel e gasolina. Por isso, há uma legislação própria para sua utilização e circulação; portanto, a fiscalização é acirrada. Além disso, o tanque conta com um compartimento específico para o transporte de líquidos inflamáveis.

Boiadeira

Esse tipo de carroceria é adequada para fazer o transporte de bovinos vivos e outros animais de grande porte, como cavalos ou porcos. Mesmo sendo uma carroceria fechada, apresenta diversas frestas que permitem a entrada e circulação de ar. Normalmente, esse modelo é confeccionado em madeira, alumínio ou aço, mas pode ser adaptado para se adequar a inúmeros tipos de caminhões.

Poliguindaste

Esse tipo de carroceria foi projetado para oferecer suporte na transportação de caçambas. Por isso, elas têm um guindaste acoplado em sua estrutura.

Confira as categorias de largura de caminhão

Estudar sobre os modelos de carroceria adequados para a largura de caminhão que você usa te tornará um profissional mais preparado. Assim, terá o conhecimento necessário para transportar diversos tipos de cargas. Tomar esse cuidado é fundamental para garantir a qualidade da entrega e satisfazer os clientes.

Nesse sentido, é essencial compreender as características de cada carga, pois cada uma exige um armazenamento diferente. As cargas perecíveis, por exemplo, precisam ser guardadas em um ambiente com temperatura equilibrada para não estragarem na estrada. Já as mercadorias delicadas, precisam de ainda mais proteção para não sofrerem danos durante o percurso.

Por isso, depois de conhecer os modelos existentes no mercado nos tópicos acima, vamos te apresentar em qual categorias cada carroceria citada se encaixa. Isso facilitará sua busca pelo tipo adequado para seu veículo.

Carrocerias abertas

Determinados modelos de carrocerias para caminhões têm uma abertura na região superior, a fim de facilitar a descarga e alguns materiais com maior liberdade de acomodação. São eles:

  • grade baixa;
  • grade alta;
  • caçamba;
  • porta contêiner;
  • prancha;
  • plataforma.

Carrocerias fechadas

Esse modelo de carroceria são mais indicadas para uma largura de caminhão específica, que transportará cargas mais delicadas. Tais mercadorias precisam ser protegidas da chuva, do vento, calor e outros agentes externos que podem danificá-las. São elas:

  • baú;
  • baú frigorífico;
  • baú refrigerado;
  • caminhão sider.

Carrocerias especiais

No caso das carrocerias especiais, estas incluem os modelos voltados para o transporte de cargas muito específicas, como animais vivos, veículos pesados e mercadorias que exigem maior proteção e armazenamento especial, a exemplo de combustível. São elas:

  • boiadeira;
  • canavieira;
  • cegonha;
  • florestal;
  • munck;
  • silo;
  • tanque;
  • poliguindaste;
  • caçamba basculante;
  • porta container.

Aprenda a escolher a carroceria ideal para a largura de caminhão

Agora que você já sabe as características da largura de caminhão, carroceria e modelo mais adequado para ele, chegou a hora de aprender a selecionar a carroceria ideal. Além de considerar os diferentes modelos, você também deve analisar o material de cada uma, bem como seu revestimento.

As dimensões dos veículos são estabelecidas pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que inclui os VUC (Veículo Urbano de Carga), carroceria para toco, para carreta, — conforme citamos mais acima — e para Truck ou caminhões pesados, que têm as seguintes dimensões:

  • eixo duplo;
  • 14 metros de comprimento;
  • 2,6 metros de largura;
  • 4,4 metros de altura.

Compreender e seguir os limites de cada tipo de caminhão é indispensável. Desse modo, você ficará mais tranquilo por saber que está trabalhando dentro da lei. Já falamos sobre as dimensões de cada categoria de caminhão. Agora, vamos tratar do peso máximo de cada um:

  • VUC: suporta até 3 toneladas;
  • toco ou semi-pesado: suporta até 16 toneladas;
  • truck ou pesado: suporta até 23 toneladas;

Entender a largura de caminhão, carroceria e modelo necessário para saber qual carroceria é a mais indicada para o seu serviço. Afinal, demonstra profissionalismo e ainda garante a segurança do transporte de carga e do próprio motorista.

Gostou deste conteúdo sobre largura de caminhão? Então, deixe um comentário abaixo e nos conte o que mais gostou de aprender sobre o assunto!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

icon_newsletter

Selecione o assunto do seu interesse

    vinilona_cinza_20_2_1

    Materiais Gratuitos