+55 (11) 2139-2888 [email protected] Voltar para a página inicial
ACESSAR LOJA
+55 (11) 2139-2888 [email protected]
×

Manta para tanque de peixe: aprenda como escolher a ideal

Modificado em: maio 31, 2023

Apesar de ser conhecida como manta para tanque de peixe, seu nome técnico é geomembrana. Essa lona é comumente usada em tanques de piscicultura em viveiros escavados, com o maior intuito de oferecer impermeabilização.

Entre suas vantagens, podemos destacar a fácil instalação e o fornecimento de soluções simples, por meio de propriedades físicas, químicas e mecânicas. Esse material é submetido a diferentes testes e avaliações que atestam sua resistência para eventuais cargas de elementos químicos e mudanças climáticas extremas.

Seu uso nos viveiros garante o melhor aproveitamento da ração, protegendo contra a contaminação por resíduos de impurezas. Assim, os peixes conseguem se alimentar e se desenvolver adequadamente.

A seguir, veja como escolher o melhor modelo!

Quais são os benefícios da geomembrana?

Já citamos uma das vantagens da geomembrana para a piscicultura. Outro grande benefício é o aumento da produtividade. Um tanque equipado com uma manta tem capacidade para gerar uma criação maior, afinal a chance de mais peixes sobrevirem aumentam.

Além disso, o uso da manta permite o fácil monitoramento da qualidade da água, bem como a redução de ataques de predadores. Ela também é uma solução sustentável e econômica, pois contribui para um ambiente mais limpo, reduzindo o uso de antibióticos e a presença de insetos e outros parasitas.

Vale ressaltar a facilidade na troca de água, que ocorre de forma simples. Como a geomembrana não acumula impurezas, a renovação da água acontece com mais praticidade. O processo de aeração também é melhorado, já que a manta ajuda a manter a água em contato com o oxigênio.

Como cuidar da manta para tanque corretamente?

Para que a manta para tanque de peixe ofereça o melhor desempenho possível e dure por mais tempo, é necessário seguir alguns cuidados fundamentais. Essa conservação precisa acontecer assim que o planejamento do tanque for iniciado. Afinal, a manutenção a longo prazo é bastante simples.

Confira abaixo alguns dos principais cuidados.

Faça a limpeza do terreno

Após fazer a terraplanagem do solo, é comum que a região acumule resíduos. Alguns deles são bem rígidos e podem danificar a estrutura da manta. É perigoso ter uma geomembrana com furos, rasgos e outras avarias, pois prejudicam a realização do projeto. Por isso, é essencial fazer a limpeza cautelosa da lona.

Use o tamanho adequado

Na hora de escolher a manta ideal para tanque de peixe, certifique-se de que levará o tamanho correto. Da mesma forma que você pode construir viveiros e tanques de todos os tamanhos possíveis, também existem geomembranas que servem para cada um deles. Essa variedade precisa ser respeitada, pois ela garantirá a segurança dos peixes, preservará a qualidade de água, do ambiente de produção, além de aproveitar todo o espaço do tanque.

Junte as sobras ao redor do tanque

Antes de instalar a manta no espaço escavado, mantenha as sobras do material nas laterais e na crista dos aterros. Essa medida serve para evitar que a erosão provoque deslizamentos de terra, o que pode prejudicar bastante a operação. Assim, reserve uma sobre de, no mínimo, 1,5 metro ao redor do tanque.

Como escolher a manta ideal para tanque de piscicultura?

Agora que você entendeu as vantagens da manta para tanque de peixe, achou a hora de escolher o modelo adequado para seu projeto. Nesse momento, nenhum cuidado é demais. Aqui, é importante considerar a relação custo-benefício. Nem sempre a opção mais barata suprirá suas necessidades. Desse modo, analise as opções existentes no mercado, considere a qualidade dos materiais e a credibilidade dos fornecedores.

Veja, a seguir, os fatores que você deve considerar.

Prefira marcas conhecidas

Em geral, as marcas renomadas no mercado são as que oferecem mantas com ótima qualidade, segurança e resistência, fabricadas com excelentes matérias-primas e tecnologia. Quase todas oferecem garantia para seus produtos, mesmo que o processo de fabricação seja feito por profissionais altamente capacitados e com ampla experiência.

Compre de empresas confiáveis

Também, é possível adquirir a manta para tanque de peixe em lojas especializadas e distribuidores autorizados a comercializar geomembranas. Caso opte por comprar sua lona por esses meios, prefira os fornecedores com melhor reputação no mercado. Esses estabelecimentos saberão ajudar você a escolher o tamanho e o material ideal para seu projeto.

Todo esse cuidado se deve a um motivo: somente fornecedores confiáveis comercializam materiais certificados e voltados especificamente para a produção de organismos aquáticos. Assim, você se livra de fazer negócios com alguma loja mal-intencionada ou que desconheça as funcionalidades do produto.

Conheça a Vinimanta da Sansuy

Um bom exemplo de manta com alta qualidade é a Vinimanta da Sansuy; uma geomembrana feita de PVC (Policloreto de Vinila). Esse produto tem altíssima tecnologia termoplástica, oferecendo o máximo de resistência e flexibilidade adequadas para qualquer tipo de tanque ou viveiro.

As lonas de PVC já estão bem difundidas no mercado, em função de sua leveza, versatilidade e alta resistência.

O maior destaque dessa manta é a sua facilidade em se adaptar a diversos tipos de relevo, proporcionando uma cobertura ajustada, mesmo em estruturas não ajustadas ou terrenos acidentados. Outros benefícios da lona Vinimanta são:

  • equilibra resistência com impermeabilidade e durabilidade;
  • ajusta-se a terrenos irregulares;
  • produzida a partir de uma formulação atóxica e inodora, permitindo o contato seguro com água potável;
  • mostra um coeficiente de dilatação térmica reduzido;
  • permite a instalação rápida e fácil, graças aos seus acessórios para acabamentos;
  • é composto por um material maleável, facilitando manuseio, reparo e instalação em projetos de todos os tamanhos.

Essas foram as nossas dicas para escolher uma manta para tanque de peixe. Aqui, você também viu as principais funcionalidades desse material e seus benefícios. Agora, basta contatar uma empresa de credibilidade, preferencialmente com certificações, como a ISO 9001, a fim de garantir o melhor atendimento e um produto de qualidade.

Agora que você já sabe escolher a lona para tanque ideal, entre em contato com a Sansuy e descubra como podemos ajudar o seu negócio!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

icon_newsletter

Selecione o assunto do seu interesse

    Banner Tanque Circular

    Materiais Gratuitos