Voltar para a página inicial

Lona para pintura: por que a Vinileve é a melhor opção?

Modificado em: maio 31, 2023

Na hora de reformar ou construir é fundamental ter uma lona para pintura. A etapa de acabamento é uma das que mais produzem sujeira, e um produto como este vai proteger o chão, a mobília e demais áreas do imóvel da pintura, respingos e impurezas em geral.

Por isso, neste texto, vamos falar mais não somente da lona para pintura, mas dos vários tipos existentes. Começaremos explicando um pouco sobre as finalidades para as quais as lonas são aplicadas. Depois, vamos abordar os materiais empregados para confeccioná-las. Enfim, explicaremos sobre a lona multiuso Vinileve, da Sansuy, apresentando suas principais características e benefícios.

Fique com a gente e aprenda mais sobre o tema!

Em que situações é possível utilizar lonas?

As lonas podem ser empregadas em diversas ocasiões e com diferentes objetivos. Elas podem, por exemplo, ser aplicadas para proteger objetos em uma reforma, nos toldos para barrar chuva e sol, em camping e no transporte de cargas. Neste tópico, vamos ver mais especificamente quais os usos desse item, lembrando que para cada aplicação existe um produto adequado, ou seja, nos diferentes mercados, procure a lona ideal e indicada para a utilização.

Construção

Similar a uma reforma, nessa situação, as lonas proporcionam proteção aos materiais e equipamentos, muitas vezes expostos ao ar livre, sem uma cobertura mais próxima no canteiro de obras. Além disso, elas podem ser usadas para proteger o piso, fechar fachadas, cobrir caçambas, forrar andaimes, entre outras medidas.

Proteção

A proteção é uma das finalidades mais aplicadas para as lonas. Elas conseguem preservar carros e outros itens grandes contra chuva e sol. Também é possível forrá-las no portão para ter mais privacidade no quintal ou, então, para cobrir espaços e evitar que chova no ambiente.

Além disso, tais itens protegem os móveis e demais objetos nas casas em reforma. Assim, o proprietário não precisa removê-los do cômodo, basta cobri-los com uma lona. Ela consegue proteger contra a poeira gerada pela obra, respingos de massa e tinta, entre outras impurezas.

Toldos

As lonas em toldos são ideais para reter o calor e os raios do sol, além de protegerem a área coberta contra chuvas, ventos fortes e sujeira caída sobre o local.

Camping

No acampamento, essa peça é efetiva na proteção contra os efeitos de intempéries climáticas, como chuvas e ventos fortes, além dos raios ultravioletas (UV), intensificando a segurança na barraca dos aventureiros.

Transporte de Cargas

Já nesse segmento, os caminhoneiros aplicam as lonas para preservar as mercadorias colocadas na caçamba do veículo. Também são usadas para forrar o chão do baú onde será depositada a carga.

Agricultura

Nesse ramo, as lonas podem ser empregadas tanto no cultivo como no armazenamento dos alimentos. Ela é efetiva ainda ao agilizar o período de crescimento das mudas, proteger contra prejuízos vindos do clima e uniformizar o calor e a luz sobre as culturas.

Quais são os principais materiais utilizados em lonas?

Há diferentes tipos de lonas. Isso porque elas podem ser compostas de materiais distintos e apresentar espessura, resistência e elasticidade diversas. Tais aspectos impactam a eficiência, de acordo com a finalidade para a qual será usada a lona.

Veja a seguir as categorias de lonas, segundo a matéria-prima de constituição delas.

Lona vinílica

Composta de policloreto de vinila (PVC) mais uma mescla com resina, plastificantes e aditivos para proporcionar proteção à lona, esse item conta com uma resistência elevada e longa durabilidade.

Por ser versátil, tal peça pode ser empregada para diferentes finalidades. Por isso, é aplicada no setor industrial e, principalmente, no de transporte, pois consegue proteger as mercadorias contra os raios solares e umidade durante longos percursos.

Lona acrílica

É um tecido constituído de fibras de acrílico, com uma pigmentação resistente à luz solar e ao desbotamento. É fácil de lavar, muito resistente e impermeável, pois recebe uma resina no lado avesso que a torna repelente à umidade.

Lona tipo tela

Este tecido é confeccionado com fios de PVC ou polietileno, depois recebe um tratamento contra raios ultravioletas. A lona tipo tela possibilita a passagem do sol e do vento e costuma ser usada para cobrir bagaço de cana, caçambas de entulho e laranjas, além de ser aplicada na forragem do solo do baú.

Lona de fibra de vidro

Esse material é constituído pela junção de inúmeras partículas muito finas de vidro flexível, não tendo o aspecto rígido comum do vidro. Essas pequeníssimas partes ainda são ligadas por uma resina de poliéster, e, desse modo, é formada a fibra de vidro que compõe a lona.

Tal tecido é interessante para quem deseja lonas resistentes a impactos, devido aos seus aspectos mecânicos. Isso acontece graças à tecelagem aplicada na confecção desse tecido, feita de modo a aguentar mais pontos de tensão.

Qual a melhor opção de lona para pintura?

Para aumentar os cuidados na hora de efetuar o acabamento de um imóvel, é importante ter uma lona resistente, durável, leve e impermeável. Assim, é possível preservar o chão, os móveis e demais objetos da casa no momento da pintura, sem precisar removê-los do cômodo.

A Vinileve, é uma lona multiúso bastante efetiva na proteção contra pintura. Constituída de poliéster, com um material laminado de PVC, ela é reforçada e, assim, apresenta elevada resistência. Além disso, é impermeável, tem uma costura soldada, realizada por máquinas sofisticadas de alta frequência, e suas bainhas contam com costuras reforçadas. As ilhoses são de latão — liga metálica forte e brilhante — e dispostas a cada 1m em todo o perímetro do tecido.

Com selo de qualidade ISO 9001:2015, ainda apresenta muita flexibilidade e espessura grossa para durabilidade mais extensa e mais tenacidade. Está disponível em diversas colorações (todas com a parte avessa preta).

Dessa maneira, essa peça multiuso serve perfeitamente como uma lona para pintura. Crucial nessas situações de reforma e construção, a lona possibilita realizar os procedimentos que vão gerar sujeira grossa em grande quantidade com menos preocupação em relação aos móveis e demais objetos, além de servirem para outras finalidades. Portanto, use esse recurso sempre que necessário!

Precisa de uma lona multiuso? Despertou seu interesse? Compre a sua Lona Multiuso Vinileve Sansuy!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

Selecione o assunto do seu interesse

    Materiais Gratuitos