Voltar para a página inicial

Impermeabilização com geomembrana: como funciona e quais as vantagens?

Modificado em: janeiro 11, 2024

A impermeabilização com geomembrana está presente em diversas atividades econômicas para as quais suas características são vantajosas. Entre os destaques, o agronegócio pode usufruir de várias aplicações desse produto, seguido pela indústria e pelo setor de serviços que ganham com ele.

Para além de seus diferenciais, trata-se de uma solução que responde às necessidades de tantos empreendimentos, superando inúmeros desafios atuais. Ou seja, não é algo que possa ser ignorado ou substituído facilmente por quem precisa evitar vazamentos, proteger o solo, armazenar água e se proteger da erosão. Descubra mais sobre isso, a seguir!

Como ocorre a impermeabilização com geomembrana?

A partir das vantagens apresentadas pelos materiais que compõem a geomembrana, essa forma de impermeabilização cria uma barreira que impede que líquidos se infiltrem no solo. Nesse sentido, sua base e seus aditivos são combinados para garantir os melhores resultados frente aos desafios que vai enfrentar.

Via de regra, seu objetivo é evitar danos ambientais causados pelo derramamento de produtos tóxicos ou agentes contaminantes. Mas também serve para minimizar os efeitos da água em estruturas ou para armazená-la.

Em quais situações a impermeabilização com geomembrana é indicada?

Diversos segmentos econômicos podem se valer das vantagens da impermeabilização com geomembrana. Isso porque desde a agropecuária até serviços e a indústria usam esse material de algum modo. Na maioria dos casos, é aplicada como revestimento em:

  • aterros sanitários, zonas de contenção de resíduos industriais ou de dejetos pecuários;
  • tanques, viveiros ou sistemas de cultivos voltados para a aquicultura e a piscicultura;
  • lajes, túneis e demais estruturas em áreas com elevado volume de água que precisam ser seladas para manterem sua integridade;
  • açudes e outros reservatórios artificiais ou canais de irrigação em que haja armazenamento ou fluxo de água;
  • construções realizadas para proteção em locais sujeitos à erosão;
  • lagoas de evaporação e demais depósitos utilizados para reduzir líquidos.

Por que é uma solução cada vez mais necessária?

O cenário atual favorece a impermeabilização com geomembranas. A começar pela escassez de recursos hídricos que o agronegócio enfrenta, especialmente em regiões com pouca precipitação ou em estações secas. Assim, ter um reservatório artificial e um sistema de irrigação tão seguros quanto funcionais é essencial.

Por outro lado, as mudanças climáticas estão aumentando o volume de chuvas em algumas áreas. Nesse contexto, esse produto se torna mais e mais necessário para evitar os efeitos da erosão em construções ou encostas.

Ainda, preservar o meio ambiente é uma questão que ganha destaque à medida que os impactos dos danos afetam cada vez mais pessoas. Nesse sentido, muitas são as aplicações da membrana que ajudam nisso.

Produtores rurais, por exemplo, acabam danificando sua propriedade e colocando a saúde em risco se não gerenciarem corretamente os resíduos. As indústrias também precisam cuidar desse ponto, evitando a contaminação de rios e lençóis freáticos.

O que faz a impermeabilização com geomembrana ser vantajosa?

Quando se trata de impermeabilização com geomembrana, são as características do material que geram vantagens. Entre os destaques, estão:

  • alta flexibilidade, que permite sua adaptação a projetos irregulares sem que sua capacidade de contenção fique prejudicada;
  • inodora e atóxica para que aplicações para consumo ou em criadouros não afetem a saúde dos usuários;
  • menor deformação térmica, assegurando seu melhor funcionamento frente a temperaturas adversas;
  • mais leve que outras opções de impermeabilização usadas para os mesmos fins;
  • facilidade e rapidez de movimentação, instalação, manuseio ou manutenção, não exigindo uma ampla estrutura para isso;
  • resistência, por não romper facilmente ao ser ajustada, tracionada ou forçada durante sua utilização;
  • durabilidade diante de abrasão física ou química, minimizando riscos de vazamentos;
  • bom custo-benefício por metro quadrado e para implantação.

Como a Vinimanta da Sansuy se destaca?

A Sansuy vai além quando o assunto é impermeabilização com geomembrana. Como empresa, pensa em tudo para entregar os melhores produtos. Por isso, a Vinimanta é um item que conta com vários diferenciais.

Sua formulação à base de PVC somada a diversos aditivos para proteger e dar resistência a qualificam. Mais que isso, cada utilização tem uma fórmula para que o material tenha o máximo desempenho sem riscos. Também apresenta uma opção fornecida com geotêxtil que facilita a aderência e aumenta a estabilidade.

A comodidade para trabalhar com ela é garantida por ser fabricada de forma modular. Nesse contexto, a maneira como é enviada a cada projeto é planejada para agilizar os processos e diminuir custos.

Por fim, a assistência técnica da Sansuy está presente em todo o país para que nenhum cliente passe dificuldades com seu portfólio. É garantia de apoio ao longo do uso.

Por que a Vinimanta é ideal para a piscicultura e a aquicultura?

Tanto piscicultura quanto aquicultura envolvem a criação de organismos aquáticos. Enquanto a primeira é focada em peixes, a segunda inclui ostras, moluscos, crustáceos, tartarugas, rãs, jacarés e, até mesmo, algas.

Para essas atividades serem bem-sucedidas, vale contar com as vantagens da impermeabilização com geomembrana. Afinal, é necessário proteger as criações de contaminação do solo, mas também de materiais tóxicos. Sem falar que seu uso ajuda a manter a temperatura ideal nos viveiros.

Portanto, esse produto garante desde a segurança sanitária até a ambiental, evitando que quaisquer elementos de um ambiente atinjam e prejudiquem o outro. Ainda, serve para minimizar perdas de água. Além disso, facilita o trabalho das equipes, o que o qualifica como uma solução de produtividade.

Nesse contexto, cada característica da Vinimanta que a Sansuy oferece a posiciona como a melhor opção. Isso porque riscos como soldagem incorreta, rupturas, entre outros foram previstos e são reduzidos pela maneira como a empresa atua.

Impermeabilização com geomembrana é um assunto sério para diversos segmentos da economia. Afeta a produção de alimentos, a segurança de obras, o bem-estar ambiental e vários outros aspectos, além de responder a inúmeras necessidades que esses negócios têm atualmente. Portanto, é fundamental investir em um produto cujas vantagens vão além e se transformam em importantes diferenciais.

A Vinimanta, fabricada pela Sansuy, fornece uma lista extensa de benefícios que a tornam a opção ideal. Entre em contato e descubra mais agora mesmo!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

Selecione o assunto do seu interesse

    Materiais Gratuitos