Voltar para a página inicial

Quais os desafios do setor logístico durante a Copa do Mundo 2022?

Modificado em: junho 7, 2023

A Copa do Mundo é sempre um evento movimentado, tanto para o país que vai sediar os jogos quanto para a economia mundial. Isso porque mesmo quem não viaja até lá acaba curtindo e torcendo de onde está. Isso fomenta os comércios locais de diversas maneiras e cria alguns desafios para o setor logístico.

Se engana quem pensa que são só os itens de torcida que intensificam as vendas nesse período. Além das camisetas, bandeiras e vuvuzelas, todo o comércio e a indústria se aquecem. São vendidas TVs e home theaters, os restaurantes e bares se enchem de consumidores, os supermercados intensificam a reposição de snacks, bebidas e assim por diante.

É claro que tudo isso se transforma em um verdadeiro desafio ao setor logístico. Vamos entender melhor!

Como a Copa do Mundo influencia o setor de logística?

Como você deve ter percebido, a Copa do Mundo tem um grande potencial gerador de demandas para o setor de comércio, serviços e para a indústria. Dessa forma, é fundamental começar a se preparar para atender a essas novas necessidades com antecedência.

Quem não tiver um bom plano logístico para colocar em prática nesse período pode perder oportunidades importantes. Ou, pior, comprometer a imagem do negócio com atrasos e extravios de produtos.

Então, é importante entender:

  • quais serão os seus produtos que mais estarão em alta nesse momento;
  • que ajustes precisam ser feitos para intensificar essa produção ou ter estoque disponível;
  • quais são os fluxos logísticos necessários para fazer o produto chegar ao cliente;
  • quais são alternativas para diminuir os prazos de entrega.

Se você é um exportador, por exemplo, também é importante estudar com cuidado as alternativas para tornar a logística internacional ainda mais eficiente. A agilidade nesse período fará toda a diferença.

Quais são os desafios enfrentados pelo setor?

Toda essa movimentação também provoca alguns desafios do setor logístico que não podem passar despercebidos. A seguir, você conhecerá os principais deles. Fique de olho!

Custos maiores

Um dos primeiros grandes desafios enfrentados nesse momento é conseguir manter os custos sob controle. Essa é uma atividade praticamente impossível. Com mais demandas, o setor logístico fica concorrido para escoar produtos de uma ponta a outra do país, e quem quiser espaço nesse fluxo precisará abrir a mão e pagar por isso.

Além disso, cada estado do país conta com alíquotas tributárias diferentes. Desse modo, enviar um produto para um lugar pode ser significativamente mais caro do que para outra. E fazer a gestão dessas diferenças também pode ser desafiador.

Isso tudo sem falar em custos com:

  • combustível para transporte próprio;
  • seguros de carga;
  • manutenção da frota;
  • entre outros.

Prazos de entrega

Os prazos de entrega também não são nada fáceis. Se você não possui um sistema de entrega próprio, pode depender da disponibilidade de transportadoras e fretamentos aéreos para conseguir fazer alguns itens chegarem ao seu cliente com rapidez.

Por isso, é fundamental que haja um planejamento desde já, garantindo que no período próximo à Copa, todos os produtos sejam devidamente escoados. E, é claro, que cheguem aos clientes com agilidade, aumentando sua satisfação.

Também é preciso estar preparado para atender àquelas demandas que não foram previstas. Como? Assumindo que elas podem surgir e que você precisa de alternativas para concluir suas entregas, mesmo que isso tenha um custo um pouco mais elevado.

Roubos de carga

Outro problema frequente que precisa ser considerado é o roubo de cargas. Não é apenas a sua empresa que está de olho no aumento de oportunidades durante a Copa do Mundo. Muitos bandidos redobram sua atuação nas estradas, justamente para roubar as cargas que estão de um lado para outro nesse momento.

Por isso, vale investir em um bom sistema de rastreamento de cargas, fazer um bom seguro e, dependendo do valor da carga, até apostar em uma equipe de escolta para garantir a entrega. A tecnologia pode ajudar muito nesse sentido.

Também é fundamental garantir que os veículos estejam em bom estado para trafegar, evitando que o motorista tenha que ficar parado em locais arriscados por defeitos mecânicos, por exemplo. Caso o transporte seja terceirizado, é crucial que você escolha um fornecedor confiável e que assuma parte dos riscos.

Quais são os impactos da Copa do Mundo nos negócios brasileiros?

O Brasil é o país do futebol e uma Copa do Mundo nunca passa despercebida por aqui. E é claro que o comércio, os serviços e a indústria também se beneficiam disso.

O brasileiro aproveita esse período para investir em um espaço mais aconchegante em casa para assistir aos jogos, para juntar os amigos nos seus bares e restaurantes preferidos ou até para reunir os colaboradores na empresa para acompanhar a disputa.

O resultado disso é o aumento significativo na demanda por:

  • alimentos;
  • bebidas;
  • eletrônicos;
  • vestuário;
  • reformas arquitetônicas etc.

E para abastecer todas essas necessidades, a logística precisa redobrar seus cuidados para dar conta do serviço. Automaticamente, o faturamento nesse período também cresce consideravelmente no setor.

Como se preparar para esse evento?

Identificados os desafios do setor logístico, é hora de entender como você pode se preparar para enfrentar essa época do ano. Então, fique de olho nas nossas dicas!

Tenha uma estratégia de alta performance

Esqueça a ideia de que você pode esperar até a Copa do Mundo para “ver como vai operacionalizar” as suas entregas. Agora é o momento de começar a pensar em uma estratégia que conecte todos os recursos à sua disposição justamente para otimizar o fluxo logístico. Se possível, faça isso utilizando a tecnologia e integrando todas as suas informações logísticas em um sistema só.

Faça a gestão de riscos

É preciso administrar o risco de forma inteligente. Para isso, treine sua equipe para lidar com imprevistos, aumente a autonomia do seu time e forneça todos os recursos necessários para que ele contorne as intempéries. Também invista em uma comunicação eficiente e confie o gerenciamento de fretes a alguém experiente na área.

Acompanhe as tendências e inovações de logística

Também é uma boa alternativa ficar de olho nas tendências que podem ajudar a obter melhores resultados durante a Copa do Mundo. Isso é válido em especial para o uso de tecnologia, das estratégias de última milha e, é claro, da automatização de processos. Veja o que se adapta melhor à realidade do seu negócio.

Aposte na diversificação dos modais de transporte

Não fique dependente de um único modal. Isso pode atrasar você e aumentar consideravelmente os seus custos. Então, estude as possibilidades de escoamento de produtos para a sua região, flexibilize os deslocamentos, aumente a eficiência e diminua os prazos de entrega. Assim, se um modal estiver sendo muito requisitado, você pode recorrer a outros.

Adote medidas preventivas de segurança

Trabalhar a segurança das suas cargas também é crucial para evitar perdas e prejuízos que podem comprometer toda a sua lucratividade. Isso inclui desde o treinamento das suas equipes, o rastreamento dos veículos até mesmo a escolha de rotas mais seguras. Aliás, esse também é um trabalho que deve ser iniciado com antecedência.

Tornar a logística mais inteligente e eficiente é uma necessidade emergente em todos os setores. A Copa do Mundo pode ser um ótimo estímulo para que novas soluções sejam implementadas, então, aproveite a oportunidade a seu favor.

E agora que você já descobriu os desafios do setor logístico, conheça a nova lona Sansuy para a Copa do Mundo 2022!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

Selecione o assunto do seu interesse

    vinilona_cinza_20_2_1

    Materiais Gratuitos