Cadastre-se e receba novidades  
Selecione o assunto de seu interesse:
Enviando sua inscrição  
Loading...
Lonas

Vinilona ou cotonlona: você sabe as diferenças e aplicações?

Vinilona ou cotonlona
Powered by Rock Convert

Lonas para caminhões são acessórios de grande importância no transporte de qualquer tipo de carga. Os diferentes volumes precisam estar protegidos na carroceria, o que demanda uma cobertura adequada, garantida por um produto confeccionado com materiais de alta qualidade que garantem uma maior durabilidade do produto. Entre os principais do mercado estão a Vinilona e a Cotonlona!

Com diferentes construções, esses dois modelos de lona fabricados pela Sansuy têm características distintas e que entregam resultados específicos para o caminhoneiro. Na hora de escolher entre uma das duas, é melhor entender o que cada uma consegue em relação à proteção, especialmente para cargas com necessidades particulares.

Neste conteúdo, mostraremos como são fabricadas a Vinilona e a Cotonlona! Conheça mais sobre os seus detalhes, diferenças e saiba como escolher a melhor para a sua rotina de transporte!

O que é Vinilona?

Um dos produtos mais antigos e populares da Sansuy, a Vinilona é uma lona que passa por constantes atualizações na sua confecção, sempre com a proposta de servir da melhor forma ao caminhoneiro. Ela é uma lona sintética, com alta capacidade de vedação e proteção das cargas, especialmente as que não tem necessidade de “respirar” como horti-frutis, por exemplo.

A confecção da Vinilona é, em sua base, feita de laminado de PVC FLEXÍVEL e com reforço de fios de poliéster. Essa estrutura é o que permite que o material tenha maior resistência no uso cotidiano, principalmente na fixação dos ganchos do caminhão. Os fios de poliéster com alta tenacidade tem como função conferir resistência física e mecânica contra rasgamentos e ruptura – devido esforço exigido através do esticamento em uso de cobertura.

A Vinilona também tem maior resistência às variações de temperatura, justamente por ter um filme de PVC bastante flexível. Assim, não importa se o caminhoneiro transita em regiões de sol forte ou frio intenso, já que o produto é capaz de suportar as mudanças climáticas e ter uma vida útil maior, claro, se estiver sempre bem cuidada.

O que é Cotonlona?

Diferentemente da Vinilona, a Cotonlona é uma lona com compostos naturais, já que ela é confeccionada em 100% algodão, um diferencial que tem impactos positivos no transporte. Esse algodão é composto pelo fio oito, considerado bem mais grosso do que a maioria das opções do mercado.

Essa construção mais resistente é ideal para a finalidade de transporte, oferecendo uma maior resistência, que é necessária. Um ponto de destaque do material da Cotonlona é sua capacidade de ser, além de uma lona de cobertura, um produto que ajuda na amarração da carga, especialmente volumes de caixas que não sejam uniformes e regulares.

Geralmente, os produtos dessa origem têm restrição contra chuva, ou seja, não podem molhar. Assim, necessitam de uma vedação forte, mas também precisam respirar com facilidade. A construção em algodão da Cotonlona permite a entrada de ar com facilidade, garantindo a conservação da carga, mesmo em longas viagens, mas, ainda assim, sendo impermeável.

Quais as diferenças entre a Vinilona e a Cotonlona?

Para quem precisa fazer uma escolha é importante saber: Vinilona e Cotonlona, apesar de lonas para caminhão, são dois produtos diferentes. Da construção até a aplicação, elas são distintas, o que precisa ser entendido em detalhes. A seguir, veja o que diferencia esses dois produtos, considerando estética e composição.

Cores

Por mais que seja um ponto simples, é importante informar que há diferenças entre as duas lonas. A Vinilona, por ser um material sintético e mais aplicado em cargas a granel, costuma ser confeccionada em uma seleção maior de cores. A razão para isso é que caminhões que fazem esses transportes são mais modernos, por isso, são produzidos em diferentes cores.

E-book: 4 oportunidades para reciclar a sua lona de caminha~o e ganhar dinheiroPowered by Rock Convert

Devido a esse fator, é comum que os caminhoneiros também busquem uma lona que deixe tudo mais uniforme na questão estética. Por conta disso, é comum ver lonas da mesma cor do caminhão, combinando bem e deixando o veículo mais discreto.

Medidas

As duas lonas também têm diferenças nas medidas, o que é muito importante de observar. A Cotonlona, por ser de algodão, precisa também estar disponível para a amarração da carga. Naturalmente, essa exigência faz com que ela seja maior do que a Vinilona — que tem dimensões mais aproximadas do caminhão, sem nenhuma sobra, até para evitar desgaste.

Por isso, é fundamental entender qual é a sua necessidade e que tipo de carga será transportada no seu caminhão. Se a sua atividade é mais voltada ao granel, a Vinilona atende melhor por conta de sua aplicação, versatilidade e tipos de carrocerias que demandam esse produto. A escolha errada pode gerar prejuízos, com a lona, apresentando rasgos ou outro tipo de avaria por conta da sobra.

Composição

Por fim, como você já deve ter entendido, há as diferenças relacionadas à composição de cada uma das lonas, o que também direciona para quais tipos de transporte elas serão utilizadas. Sendo assim, podemos relacionar em relação aos materiais:

  • Vinilona: laminado de PVC reforçado com fios de poliéster de alta tenacidade. O produto é sintético;
  • Cotonlona: lona 100% algodão, confeccionada com fio 8, é uma cobertura indicada para cobrir cargas que necessitam de circulação de ar quando transportadas em carrocerias de caminhões.

Quais as aplicações da Vinilona e da Cotonlona?

As características das duas lonas permitem que elas sejam aplicadas com precisão em diferentes níveis de exigências e categorias distintas de cargas. A Vinilona, por exemplo, por ser sintética, é um produto que não traz muita respirabilidade ao que está sob ela. Sendo assim, se torna uma lona ideal para produtos que não estragam.  Aplicável tanto ao segmento de cargas rodoviárias, quanto aos transportes marítimos e ferroviários.

Os grãos também não tem a necessidade de respirar, mas precisam de total vedação e impermeabilidade. Assim, A Vinilona também é altamente recomendada nesses casos!

Já a Cotonlona, por ser orgânica e de algodão, traz maior respirabilidade, por isso, ela abrange uma categoria específica de cargas, especialmente aquelas que podem estragar. Outra vantagem que você já viu é a possibilidade da Cotonlona é ideal para cargas irregulares, pois a lona faz amarração ou seja, embrulha a carga. Nesses casos, a aplicação desse tipo de lona também é a melhor escolha.

Qual opção escolher?

Mais do que somente fazerem a cobertura, as lonas precisam entregar vedação, organização e um ambiente de transporte em que o que está sendo carregado não perca as suas propriedades ou sofra avarias durante o trajeto. Sendo assim, você deve escolher a opção mais adequada para o tipo de carga que costuma carregar com maior frequência.

Agora, se você trabalha com mais de um tipo de carga, abrangendo os diferentes tipos que foram mostrados neste conteúdo, pode ser importante adquirir tanto a Vinilona quanto a Cotonlona. Cuidado nunca é demais!

O transporte de cargas é um trabalho que deve ser feito com cuidado, e essa dedicação aos volumes passam por proteção. Lonas como a Vinilona e a Cotonlona trazem a chancela da Sansuy, marca que está há mais de 50 anos no mercado trabalhando com materiais de qualidade para oferecer a solução ideal à rotina do caminhoneiro.

Entre em contato com a Sansuy e saiba mais sobre os nossos produtos!

ebook-caminhoneiroPowered by Rock Convert