Introdução
A capota marítima é um acessório utilizado em caminhonetes, como pick-ups. Trata-se de uma espécie de capa que se ajusta sobre a caçamba do veículo, garantindo uma vedação adequada para proteger a carga transportada na caçamba contra intempéries, como chuva e sol, e outros riscos, como oxidação e sujeira.
Além de proteger, a capota marítima contribui para a estética e aerodinâmica, pois cobre a caçamba do veículo e cria uma superfície mais suave e uniforme. Isso reduz a resistência do ar e reduz o arrasto aerodinâmico, o que pode tornar a condução mais suave e confortável, especialmente em altas velocidades.
Ela também serve para impedir o roubo ou furto de objetos da caçamba, oferecendo uma camada extra de segurança para o veículo.
Continue lendo para conferir os tipos mais comuns de capotas, a sua importância, as vantagens e outras informações sobre o assunto!
Funcionamento e serventia da capota marítima
A capota marítima funciona como uma capa estendida sobre a caçamba e fixada em pontos específicos, garantindo a vedação do compartimento. Ela é feita de um material resistente à água, geralmente lona.
A principal função da capota marítima é proteger a carga transportada na caçamba do veículo contra chuva, sol, poeira, sujeira, etc. Ela também ajuda a manter a carga segura durante o transporte, pois impede que ela escorregue ou caia da caçamba.
A capota marítima pode ser facilmente removida quando não estiver em uso, permitindo que a caçamba fique completamente aberta. Alguns modelos de capota marítima também possuem um sistema de travamento, que impede que a capota seja aberta sem a utilização de uma chave, aumentando a segurança da carga que está sendo transportada.
Além das funções citadas anteriormente, a capota também traz segurança, evitando que os pertences fiquem expostos e chamem a atenção de curiosos. Dessa forma, ela é muito útil para quem costuma utilizar a caminhonete para transporte de objetos e equipamentos, seja no trabalho, seja em atividades de lazer, como viagens e acampamento.
Tipos de materiais mais comuns nas capotas marítimas
Existem diversos materiais que podem ser usados na fabricação de capotas marítimas. É importante escolher um que atenda às suas necessidades e ao uso que será dado à capota marítima, além de considerar também o preço e a estética desejada.
Confira, a seguir, algumas das capotas marítimas mais comuns.
Lona
É um material flexível e resistente, produzido geralmente a partir de PVC. É leve, fácil de instalar e limpar, além de ter uma boa resistência contra rasgos e intempéries
Fibra de vidro
É resistente e durável, sendo ideal para quem precisa de uma capota mais resistente, como em ambientes de trabalho rústicos ou off-road. No entanto, é mais pesada e mais cara que a lona.
Alumínio
É um material leve e resistente à corrosão, porém o material é mais caro.
Fibra náutica
É um composto de fibra de vidro com resina, o que proporciona maior durabilidade, resistência e rigidez à capota. Além disso, a fibra náutica é mais leve do que outros materiais, o que ajuda na aerodinâmica do veículo.
Elétrica
São capotas que se movem automaticamente, controladas por um motor elétrico. Elas são mais práticas e fáceis de usar, mas também são mais caras e mais difíceis de reparar em caso de falhas.
Vantagens das capotas marítimas
Veja, agora, algumas das principais vantagens de instalar capotas marítimas em caminhonetes:
- oferece segurança no transporte de materiais, pois ajuda a proteger a carga na caçamba da caminhonete contra chuva, poeira, sol e outros elementos externos;
- tem material resistente a variações de temperatura;
- adapta-se a vários tamanhos e formatos;
- quando a capota marítima é fechada, melhora a aerodinâmica do veículo, o que pode ajudar a economizar combustível;
- ajuda na proteção contra roubos e furtos;
- é construída com materiais resistentes e duráveis, o que significa que ela pode durar por anos sem precisar de reparos ou substituições frequentes;
- pode facilitar a limpeza da caçamba do veículo – com a capota instalada, é possível evitar que a sujeira e a poeira se acumulem na caçamba, tornando a limpeza mais rápida e fácil;
- além dos benefícios funcionais, ela também pode melhorar a aparência do veículo, dando a ele um visual mais moderno e elegante – existem diversos modelos disponíveis no mercado, permitindo que os proprietários escolham aquele que melhor se adequa ao seu estilo.
Cuidados importantes com a capota marítima
A capota marítima é um acessório que pode trazer muitas vantagens para o proprietário de uma caminhonete. Porém, para que essa proteção dure por mais tempo, é imprescindível ter alguns cuidados específicos. Veja!
- É essencial realizar a limpeza da capota com frequência para evitar o acúmulo de sujeira e outros resíduos. Use água e sabão neutro para limpar a capota e nunca utilize produtos químicos fortes ou abrasivos.
- A instalação da capota deve ser feita de forma correta para garantir a eficiência da proteção. Certifique-se de que as peças estão bem encaixadas e fixadas.
- Fique atento às peças que compõem a capota, como as travas e os cabos de aço. Verifique se estão em boas condições e faça a manutenção necessária para garantir o bom funcionamento.
- Evite colocar objetos pesados, pontiagudos ou exceder o limite de carga recomendado para a capota, pois isso pode comprometer a sua estrutura e eficiência.
Seguindo esses cuidados, você garante uma maior durabilidade e eficiência da sua capota marítima, mantendo seu veículo protegido e com uma boa aparência.
Conclusão
A Sansuy atua em diversos segmentos do mercado brasileiro, especializada na produção de lonas e laminados de PVC.
Comercializamos o Sancap, uma lona de PVC desenvolvida para confecção de capotas marítimas em diversas larguras, permitindo que você confeccione uma maior variedade de formas.
Além disso, oferece alta resistência e durabilidade, possui um ótimo acabamento (tanto na costura quanto na solda eletrônica), é leve, flexível e de fácil instalação e manuseio, porém esse item é vendido para confeccionistas que produzem as capotas marítimas, não é comercializado para o cliente final.
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