Voltar para a página inicial

Capacidade de armazenagem é menor que a safra de verão: veja o impacto!

Modificado em: maio 31, 2023

O problema de déficit de silos é uma realidade que vem crescendo no país, impactando ainda mais a safra de verão de 2022/23. Com a alta produção de grãos, principalmente a soja, o arroz e o milho, a capacidade de armazenagem da safra não foi suficiente para abrigar toda a colheita. Além disso, a falta de planejamento para guardar os alimentos também contribuiu para o problema.

O déficit de armazenamento tem um impacto na economia do país, pois a sobreoferta de grãos, 189,5 milhões de toneladas apenas dos principais produtos citados, leva a uma redução de preços, com consequências para os produtores, que sofrem prejuízos. Além disso, a falta de silos também afeta a qualidade dos grãos, pois eles podem ficar expostos à umidade e outros agentes externos, o que compromete a qualidade.

Entenda melhor sobre o assunto no post a seguir.

Por que o Brasil está com déficit na capacidade de armazenagem da safra?

Mesmo que a quantidade de silos tenha crescido 2,2% em 2021, chegando a 8.378 o número de armazéns de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ainda é insuficiente para abrigar a safra brasileira que a cada ano vem batendo recordes.

Isso ocorre devido à falta de investimento na construção de silos por parte dos produtores. No Brasil, apenas 14% das fazendas têm armazenamento, enquanto no Canadá, por exemplo, esse valor é de 85%, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

De acordo com um estudo realizado recentemente pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), para eliminar o déficit de infraestrutura de armazenagem, seriam necessários investimentos de R$ 10 bilhões em um período de dez anos.

Desse modo, para se prepararem para a safra de verão de 2022/23, os produtores deveriam ter investido em silos, para armazenarem os grãos de forma adequada em um bom ambiente, em que eles pudessem ficar bem vedados e tivessem a proteção necessária.

Como se preparar para armazenar mais e melhor?

Os benefícios de um armazenamento adequado são evidentes. Manter a qualidade dos grãos é essencial para garantir lucros e evitar prejuízos. Além disso, guardar de maneira segura permite que se obtenha maior eficiência na produção, melhorando o processo. Confira as dicas abaixo:

Prepare o silo

Antes da colheita, é de extrema importância preparar os silos destinados ao armazenamento de grãos. Esses devem ser devidamente limpos e prontos. Nesta etapa, é essencial também verificar se o local não contém qualquer resto da produção anterior, bem como resíduos de insetos.

Faça a aeração interna dos grãos

A aeração de grãos armazenados é um procedimento importante para garantir que tenham boa qualidade. O processo envolve a movimentação do ar através da massa granular, com o objetivo de baixar e uniformizar a temperatura, prevenir a migração de umidade com lonas de qualidade, por exemplo, e viabilizar a secagem ou o reumedecimento dos grãos, de acordo com as condições climáticas e a vazão de ar. Para que essa ação seja efetiva, é necessário que ventiladores sejam usados no processo.

Atente-se ao controle de pragas

Os grãos são vulneráveis ao ataque de vários tipos de microrganismos, ácaros, insetos, pássaros, roedores e outros animais. A fim de evitar danos qualitativos e quantitativos, são necessárias medidas de prevenção para garantir a conservação da qualidade e da quantidade dos produtos.

Para isso, é essencial que sejam utilizadas embalagens adequadas, armazenamento seguro e práticas de controle de pragas. Dessa forma, será possível garantir, ao agricultor, o sucesso na cultura e, à população, o abastecimento necessário.

Portanto, para obter os melhores resultados, é necessário ter uma capacidade de armazenagem da safra eficiente e segura, como manter os equipamentos em boas condições, usar técnicas adequadas para controlar umidade, temperatura e oxigênio, além de monitorar o ambiente de armazenamento. Dessa maneira, os produtores garantirão que seus produtos sejam entregues dentro dos padrões de qualidade exigidos.

Agora, se você deseja se manter bem-informado, assine nossa newsletter.

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

Selecione o assunto do seu interesse

    Banner Tanque Circular

    Materiais Gratuitos