Quem trabalha como caminhoneiro está sempre apreensivo em relação ao preço do frete e com receio de ficar sem trabalho. Essas questões levam alguns profissionais a procurarem por alternativas que ajudem a contornar as dificuldades. Uma delas é agregar caminhão.
Primeiramente, é importante esclarecer o significado do termo: de forma simplificada, o proprietário de um caminhão (autônomo) firma um contrato com uma empresa para fazer entrega de produtos por determinado valor, previamente ajustado entre as partes. No entanto, será que todos se adaptam bem a esse modelo de negócio?
A resposta não é exata, depende de vários fatores, como o perfil do profissional. No entanto, existem vantagens que devem ser cuidadosamente consideradas para quem precisa sair da zona de conforto e conseguir ganhos melhores, não apenas em dinheiro, mas em qualidade de vida e tempo. Confira algumas delas em nosso post.
Afinal, o que é agregamento de caminhão?
Muito comum entre empresas de transporte e motoristas autônomos, o agregamento de caminhão é uma prática amplamente realizada no mercado, com base principalmente em reduzir custos e otimizar determinadas operações logísticas.
Afinal, quem atua no setor de entregas, mesmo com o devido planejamento e organização, sabe bem que as incertezas são frequentes na rotina de trabalho e, consequentemente, há sempre riscos e custos surpresas que podem aparecer ao longo das demandas.
Justamente por isso, agregar caminhões pode ser mais vantajoso e benéfico em diversas operações. Na prática, o agregamento visa amplificar os serviços a parceiros agregados por meio da terceirização das entregas.
Em geral, esses profissionais são motoristas autônomos ou de pequenas empresas especializadas, que oferecem serviços com seus veículos próprios. Ou seja, utilizam seus caminhões para demandas de terceiros, como empresas maiores e que não têm uma frota suficiente para atender a todas as suas entregas sozinhas.
Como é feito o acordo e pagamento com veículos agregados?
Entre as inúmeras vantagens de agregar caminhão em suas operações, vale destacar a flexibilidade de acordos, contratos e acertos com esses parceiros.
Afinal, diferentemente de uma frota própria e com motoristas contratados, a empresa precisa, por lei, cumprir com salários, benefícios e outros honorários que a constituição pede.
Já no agregamento de veículos, que também é uma prática completamente legal e autorizada, a relação entre empresa e parceiro é de um contrato comercial. Sendo assim, há muito mais flexibilidade de negociação para o pagamento, assim como prazos, para cada tipo de contrato.
Ou seja, a empresa pode agregar caminhões conforme suas políticas internas, contratos entre ambas as partes, acordos comerciais e compras de serviços, não precisando necessariamente seguir regras ou normas da CLT.
Quais as vantagens práticas de agregar caminhões na empresa?
Para exemplificar melhor quais as vantagens de um agregamento de veículos em suas operações logísticas, nós listamos uma série de benefícios que tal prática oferece aos seus realizadores. Confira!
Maior possibilidade de compartilhamento
Quando um caminhoneiro decide agregar o caminhão a uma empresa, passa a compartilhar riscos que, antes, apenas ele experimentava. Isso significa que os gastos com viagem — combustível, manutenção do caminhão, pedágio e outros — poderão ser cobertos pela empresa agregada ou divididos entre as partes contratantes (caminhoneiro e empresa).
Enquanto isso, a companhia procura novos clientes a fim de contratar mais fretes e expandir os lucros obtidos em cada viagem feita. Além disso, quando um profissional agrega o caminhão, é mais fácil evitar as viagens de retorno vazias e reduzir os prejuízos com combustível.
Vale salientar que algumas empresas adeptas desse modelo ainda contribuem com benefícios fixos aos agregados, como participação nos lucros, vale-alimentação, FGTS, 13º salário etc.
A grande vantagem das empresas que optam por esse sistema é a redução dos custos, já que o veículo não é propriedade delas. Assim sendo, o trato não inclui custos de depreciação, nem de manutenção ou de compra. Mesmo assim, na maioria dos casos, as empresas que agregam caminhão colaboram para a manutenção.
Podemos exemplificar com a seguinte situação: o seu caminhão quebra em uma época de baixa frequência de fretes. Então, há pouco ou nenhum recurso financeiro disponível. Nesse momento, a empresa parceira pode contribuir com o conserto, ainda que seja colaborando com uma linha de crédito.
Mais liberdade
Quando um caminhoneiro agrega o seu veículo a uma empresa, ele está firmando uma parceria de fidelidade. Porém, isso não significa que precisa abrir mão da sua liberdade. Muitos profissionais decidem adquirir seu próprio caminhão, motivados por alguma experiência desagradável envolvendo a cultura organizacional de outra empresa com a qual trabalhou.
A partir do ponto em que você passa a ser responsável por si mesmo e comanda todo o seu trabalho, se torna totalmente livre para formular suas regras e decidir com quem deseja trabalhar. Contudo, as responsabilidades também aumentam.
Sendo assim, você se dispõe a realizar os fretes combinados, mas, por não ser funcionário registrado na empresa, você tem o benefício de flexibilizar os serviços e fechar outros fretes. Com isso, você é o seu próprio chefe e cria as suas regras. Essa possibilidade é libertadora, mas tome cuidado para não ultrapassar os seus limites pegando serviços além da sua capacidade.
Mais reconhecimento
O segmento de logística é bastante abrangente. Por isso, a construção de uma boa reputação é uma forma de se manter requisitado no mercado. Trabalhar como motorista agregado pode facilitar os seus relacionamentos no setor e estreitar os seus contatos com transportadoras ao realizar serviços constantemente.
Com o tempo, as suas virtudes como profissional começam a ser notadas e é dessa maneira que você ganha notoriedade e espaço. Assim, você constrói uma carreira de sucesso com naturalidade em parceria com as empresas.
Mais adiante, a sua autoridade na profissão resulta em indicações e, consequentemente, em uma valorização crescente entre seus pares. Trabalhar como agregado, portanto, pode fazer de você uma referência dentro desse setor tão concorrido.
Previsão de entrega de cargas e ganhos melhores
Embora não seja um colaborador efetivado pela empresa, o caminhoneiro agregado tem a possibilidade de planejar seus ganhos, já que, muitas vezes, o frete é fechado antecipadamente. Muitas empresas facilitam as coisas, criando rotinas e rotas com o intuito de otimizar o trabalho do motorista. Dessa forma, ele pode prever sua receita, o que traz mais segurança para fazer investimentos.
Para um caminhoneiro autônomo, essas situações se tornam imprevisíveis, uma vez que as incertezas quanto à regularidade dos serviços prestados são bem maiores. Além disso, há uma dependência de fretes ou ferramentas dos agenciadores de cargas, principalmente quando se trata dos fretes de retorno.
Enfrentamento da concorrência desleal
Quando um caminhoneiro decide agregar-se a uma empresa, ele passa a ter muito mais garantias em relação ao aumento do número de fretes. Sabemos que muitos motoristas autônomos são obrigados a passar um tempo parados em pontos estratégicos para encontrar novos serviços ou mesmo em postos de gasolina.
Ao agregar o caminhão, o temido tempo parado esperando ou procurando cargas se transforma em uma possibilidade muito pequena. Isso acontece porque você fica livre da concorrência desleal, bem como de agenciadores externos.
Maior apoio da transportadora
O profissional agregado não é um funcionário da transportadora. No entanto, em muitas ocasiões, pode dispor de uma parte da infraestrutura da companhia e do apoio operacional. Em alguns casos, a manutenção do seu caminhão fica por conta da empresa, afinal, é interesse dela que você esteja apto a realizar os fretes disponíveis.
Se você é um profissional com presença constante nos centros de distribuição, é natural que haja uma flexibilidade à sua mobilidade dentro do local. Sendo assim, você conquista liberdade para usar equipamentos e ferramentas mantidos para o reparo dos caminhões da própria transportadora.
Todo esse apoio acaba favorecendo, ainda, a oportunidade de fazer um bom networking, aumentando a sua lista de contatos profissionais. Dessa forma, você consegue desenvolver um trabalho com qualidade maior, além de aprimorar seus próprios conhecimentos ao entrar em contato com pessoas de outros setores.
Expertise em logística
Uma outra vantagem de agregar veículos e transportadoras em suas operações é que, em geral, essas empresas e profissionais detêm de uma expertise em entregas, que nem sempre os contratantes dominam.
Dessa forma, possíveis problemas, riscos e até custos surpresas podem ser eliminados, tendo em vista que os responsáveis pelas entregas de sua empresa agora detêm de uma experiência mínima no setor logístico.
Menos manutenções
Quem atua com logística e gestão de frotas sabe que uma frota própria demanda custos elevados e não somente com as operações em si, mas também com conservação dos veículos. Afinal, como qualquer carro ou equipamento, os caminhões também precisam passar por manutenções frequentes e, quase sempre, bem custosas.
Ao agregar caminhões de terceiros, a responsabilidade por essa prática é do proprietário ou motorista do veículo, garantindo assim menos custos agregados e redução de riscos com acidentes. Para complementar esse tema, em geral, os contratantes demandam ao parceiro relatórios das últimas manutenções e inspeções realizadas no automóvel, apenas para garantir mais segurança e eficiência das entregas, mas sem precisar gastar ou investir em peças e consertos.
Conforme ficou exposto, fica claro que agregar caminhão é uma forma mais conveniente de organizar a rotina de trabalho e escolher os fretes que você prefere fazer. No entanto, como toda alternativa mais livre para trabalhar, o sucesso depende muito do perfil e da iniciativa do próprio profissional. Se o motorista se adapta facilmente, essa tende a ser uma relação ganha-ganha.
Se você é caminhoneiro e gosta de saber de novidades e curiosidades sobre essa profissão, siga-nos no Facebook e fique por dentro de mais conteúdos como este.