+55 (11) 2139-2888 [email protected] Voltar para a página inicial
ACESSAR LOJA
+55 (11) 2139-2888 [email protected]
×

Abertura do silo: veja 5 cuidados que você deve tomar!

Modificado em: junho 13, 2024

A silagem diz respeito à forragem verde utilizada na alimentação de bovinos, após passar por um processo de fermentação que visa a conservar seus nutrientes originais. Esse procedimento é realizado em silos, nome dado aos locais onde o material fica armazenado até que seja consumido pelo rebanho.

A abertura dos silos é tão delicada quanto a própria fermentação, pois é nesse momento que a silagem fica exposta a elementos climáticos e microbianos que podem deteriorar a sua matéria seca. Continue a leitura deste artigo e saiba como passar por essa etapa com mais segurança!

Como é feito o processo de silagem?

Os preparos para a silagem já começam na lavoura, ao garantir que a forragem receba os nutrientes necessários para se tornar uma aliementação de de qualidade. Capim, milho ou sorgo , são as forragens mais utilizadas como insumo, desde que seja colhido quando a planta atingir níveis satisfatórios de açúcares, os quais servirão de alimento para as bactérias fermentadoras. Evite a aplicação de agrotóxicos logo antes da colheita, a fim de preservar os animais de intoxicações. A seguir, conheça um pouco mais sobre o processo da silagem.

Moagem

A forragem precisa, então, ser picada em partículas pequenas e uniformes, a fim de assegurar a eficiência da compactação e da fermentação. Uma montagem na granulometria correta também é crucial para a digestibilidade do alimento, fazendo com que os animais absorvam uma quantidade maior de seus nutrientes.

Compactação

A compactação da silagem é feita gradualmente, distribuindo camadas no silo até que esteja completamente cheio. Isso é necessário para eliminar todo o ar da forragem e promover a fermentação anaeróbica, realizada por bactérias que se reproduzem em meios com baixa disponibilidade de oxigênio.

Para isso, são distribuídas camadas de 15 a 20 centímetros ao longo do silo, que são compactadas individualmente usando o peso de humanos, animais e mais usual máquinas pesadas. Essa é uma forma de diminuir as perdas na silagem causadas por microrganismos indesejados que decompõem a matéria seca.

Armazenamento

O armazenamento compreende o período no qual a forragem permanece no silo para a fermentação e, posteriormente, até que seja consumida pelo rebanho. Nessa etapa, é essencial que o local de armazenamento esteja bem vedado, preferencialmente com uma lona própria para silagem.

Quais cuidados tomar durante a abertura do silo?

1.  Saiba o momento certo de abrir o silo

O silo deve ser aberto quando a forragem completar o seu período de fermentação, o que leva em torno de três semanas após a sua vedação. No entanto, é recomendável aguardar trinta dias para essa abertura, para garantir que a silagem esteja estabilizada e pronta para consumo.

O tempo de fermentação da silagem pode variar conforme a matéria-prima que compõe a forragem e os aditivos utilizados. Nesse último caso, você deve seguir as instruções do fabricante para o uso correto do produto.

2.  Avalie a qualidade da silagem

Ao abrir o silo, é fundamental avaliar a qualidade da silagem e descartar as partes estragadas antes de alimentar os animais. Normalmente, essas perdas acometem as áreas mais próximas à superfície e às laterais do local de armazenamento, por causa do seu contato com o calor e o ar residual do ambiente externo.

Esse cuidado é importante para preservar o restante da silagem e proteger a saúde do rebanho. Por isso, atente a odores desagradáveis ou colorações estranhas que possam surgir na forragem, além de mofo, calor e excesso de umidade, pois isso indica a presença de substâncias tóxicas.

3.  Evite a exposição prolongada ao ar

Uma das causas de deterioração da silagem é a sua exposição ao ar durante a abertura do silo, uma vez que isso favorece fermentações inadequadas provenientes de microrganismos que se proliferam durante o contato com o oxigênio. Por isso, deve-se retirar apenas a quantidade de alimento que será servida no dia e vedar o local logo em seguida.

A silagem deve ser removida de cima para baixo e em fatias de mais ou menos 20 cm de profundidade, pois é essa parte superficial que fica diretamente exposta ao ar e pode contaminar o restante do volume. Essa porção a ser retirada deve abranger toda a entrada do silo, de modo a deixar o painel uniforme e sem qualquer tipo de buraco. Uma vez aberto, o silo deve ser completamente esvaziado e higienizado antes de iniciar uma nova fermentação.

4.  Dimensione o silo conforme as necessidades do rebanho

Planejar as dimensões do silo antes de iniciar a silagem é imprescindível para a sua conservação após a abertura. Como visto no tópico anterior, existe uma quantidade exata de massa fermentada que pode ser removida por vez, a fim de evitar ao máximo a sua exposição ao oxigênio.

Isso depende muito do volume de alimento necessário para cada rebanho, o que significa que um silo grande demais para uma criação pequena resultará em desperdícios para a propriedade. Construir vários silos menores facilita o manejo da silagem e preserva os nutrientes necessários ao desenvolvimento saudável dos animais.

5.  Use uma lona adequada para a cobertura do silo

A correta vedação dos silos é essencial para produzir uma silagem de boa qualidade e reduzir as perdas de matéria seca pela entrada de oxigênio durante a fermentação e  após cada abertura. No mercado, existem lonas plásticas próprias para essa finalidade, que são desenvolvidas com o intuito de otimizar o ambiente de fermentação das forragens.

Uma lona de qualidade para a cobertura da silagem precisa ser resistente a intempéries, impermeável a água e oxigênio além de proporcionarem resistência mecânica evitando danos por pássaros.

A silagem é um processo delicado, mas que traz inúmeros benefícios para o gado, quando feito da maneira correta. Neste artigo, você conheceu práticas essenciais para preservar a qualidade da forragem mesmo após a abertura do silo. Por isso, não deixe de seguir nossas dicas para preservar a saúde do seu rebanho.

Agora compartilhe este artigo em suas redes sociais e mostre aos seus parceiros do campo como abrir o silo da forma correta!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

icon_newsletter

Selecione o assunto do seu interesse

    Banner Tanque Circular

    Materiais Gratuitos