+55 (11) 2139-2888 [email protected] Voltar para a página inicial
ACESSAR LOJA
+55 (11) 2139-2888 [email protected]
×

8 cuidados para o transporte de cargas refrigeradas com segurança

Modificado em: maio 31, 2023

O transporte de cargas refrigeradas é uma atividade importante para o setor alimentício e deve ser desenvolvida seguindo critérios específicos. Trata-se de um serviço que faz a logística de produtos perecíveis e congelados, por isso, é indispensável ter cuidados especiais.

Nesse sentido, todo transporte de refrigerados deve acontecer de forma planejada e com condições apropriadas para preservar a carga — além de atender aos requisitos legais e sanitários, garantindo que os produtos se mantenham em perfeitas condições até a comercialização.

Afinal, como executar esse serviço da maneira correta? Se deseja entender melhor sobre o assunto, vamos ajudar! Continue a leitura deste post e veja 8 cuidados para ter excelência no transporte de cargas refrigeradas e evitar sérios transtornos!

A importância dos cuidados com as cargas refrigeradas

Os serviços de transporte são indispensáveis para a economia nacional e responsáveis por abastecer setores comerciais e industriais. Sendo assim, é fundamental desenvolver atividades precisas, com qualidade e atenção aos requisitos legais. É preciso ter ainda mais atenção quando se trata do transporte de cargas refrigeradas, pois são produtos perecíveis e congelados — que exigem uma margem de temperatura ideal e boas condições de higiene para serem transportados sem riscos.

Assim, a falta de cuidados e de uma estrutura adequada para o transporte pode gerar o aumento da temperatura — fator que causa a perda das mercadorias —, causando contaminações e, até mesmo, colocando a saúde dos consumidores em risco. Portanto, é essencial garantir a integridade adequada para o transporte por meio de boas práticas e atenção às leis da ANVISA e do trânsito. Com todos os cuidados e planejamento, será possível fazer fretes com toda segurança e entregar o melhor ao cliente.

As legislações sobre o transporte de cargas refrigeradas

Além das exigências da Vigilância Sanitária, a NBR 14701/2001, em vigor desde 2002, determina critérios para o transporte de cargas refrigeradas. A norma regulamenta questões importantes sobre todo o processo, como a temperatura ideal e condições para transporte. Em vista disso, é indispensável avaliar a norma antes de começar qualquer atividade do transporte de cargas refrigeradas. Inclusive, para evitar danos aos produtos e problemas com as fiscalizações nas rodovias, comprometendo o seu trabalho.

8 cuidados para o transporte de cargas refrigeradas

Os cuidados para o transporte de cargas refrigeradas são imprescindíveis e não devem ser negligenciados, pois interferem na qualidade dos produtos. Sendo assim, todo profissional precisa manter uma rotina de ações preventivas para garantir entregas de qualidade.

Em outras palavras, os profissionais que conduzem o transporte de cargas refrigeradas precisam ter atenção redobrada. Principalmente, por se tratar de produtos alimentícios, que precisam chegar até o destino mantendo as características produtivas, sem contaminações e apropriados para o consumo.

Nos próximos tópicos, veja algumas dicas valiosas para oferecer um bom serviço de transporte de cargas refrigeradas!

1. Cuide da manutenção do baú

Para evitar riscos e causar a deterioração da carga, é muito importante que o baú esteja com a manutenção em dia. Portanto, crie um cronograma de manutenções preventivas e certifique-se de que o baú trabalha com precisão, higienizado e com todos os equipamentos funcionando bem.

2. Atente-se à roteirização da carga

A roteirização da carga é uma estratégia importante para fazer entregas rápidas, econômicas e ainda reduzir os riscos. Portanto, quando transportar cargas refrigeradas, dedique um tempo para organizar as rotas e escolha caminhos seguros e livres de trânsitos pesados.

3. Fique atento às condições do veículo

Para fazer o transporte de cargas refrigeradas, é importante que o seu veículo esteja em boas condições e atenda a todos os requisitos. É necessário ter um bom isolamento térmico, equipamentos adequados, paredes lisas, piso vedado e impermeável.

4. Armazene a carga corretamente

Outro ponto importantíssimo, e que você precisa ter cuidado, é em relação ao correto armazenamento da carga. Quando as mercadorias são mal acondicionadas, o risco de comprometer a integridade dos produtos é elevado, por isso, é uma situação que merece atenção.

Sendo assim, é importante avaliar as seguintes questões:

  • limite máximo para o empilhamento;
  • o baú deve atender às exigências da ANVISA;
  • espaços para a circulação de ar;
  • refrigeração do veículo deve ser iniciada 15 minutos antes do carregamento;
  • distribuição de pesos e volumes;
  • higienização frequente do baú.

5. Avalie o processo de refrigeração

A refrigeração é um sistema que precisa de cuidados especiais, principalmente em relação à manutenção. Como o veículo passa por longas rotas e uma rotina de trabalho intensa, é importante assegurar que a refrigeração funciona bem — evitando danos à integridade e aos valores nutricionais dos produtos.

6. Cuide da manutenção do caminhão

Os cuidados com o transporte de cargas refrigeradas não devem se restringir apenas ao baú, mas a mecânica do caminhão também é crucial. Portanto, faça as manutenções de acordo com as especificações do fabricante e garanta que o caminhão esteja sempre em ótimas condições.

7. Monitore a temperatura do baú

Cada tipo de carga tem uma especificação de temperatura ideal para manter os produtos preservados. Sendo assim, monitore a temperatura durante todo o trajeto, para garantir que ela se mantenha nos níveis ideais, a fim de evitar danos e conduzir entregas com alto desempenho.

O planejamento é essencial para uma logística segura

Como você viu até aqui, por meio de práticas simples, é possível fazer o transporte de cargas refrigeradas da maneira correta e segura. Além de preservar as mercadorias, contribui para oferecer um frete de qualidade aos clientes e evitar diversos transtornos.

Nesse contexto, estabelecer um bom planejamento é a melhor alternativa para conduzir um transporte livre de riscos. Sobretudo, contribui para garantir que os produtos perecíveis e congelados sejam entregues em perfeitas condições para o consumo.

Portanto, não deixe de adotar boas práticas e todos os cuidados para preservar a carga e o veículo durante todo o transporte. Assim, você vai evitar riscos sérios e que podem causar a deterioração dos produtos e contaminações, levando a prejuízos consideráveis.

Podemos concluir que o transporte de cargas refrigeradas é uma atividade que deve ser executada com cuidados específicos e atenção, para evitar transtornos. Afinal, o transporte é um fator que vai influenciar diretamente na qualidade do produto que o cliente encontra no mercado.

Gostou do post? Se deseja continuar a aperfeiçoar seus conhecimentos, assine a nossa newsletter! Receba conteúdos e novidades incríveis diretamente no seu e-mail!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

icon_newsletter

Selecione o assunto do seu interesse

    vinilona_cinza_20_2_1

    Materiais Gratuitos