+55 (11) 2139-2888 [email protected] Voltar para a página inicial
ACESSAR LOJA
+55 (11) 2139-2888 [email protected]
×

6 cuidados para realizar transporte de bebidas em segurança

Modificado em: maio 31, 2023

A rotina dos profissionais envolvidos no setor de transporte de cargas é exigente. Caminhoneiros, por exemplo, trabalham de sol a sol e são cobrados por sua pontualidade, pela conservação dos produtos e pela capacidade de adaptação às diferentes condições climáticas e estruturais. No âmbito do transporte de bebidas, o cenário não muda.

Esse tipo de logística é extremamente rentável, ou seja, trata-se de uma excelente oportunidade. Em média, aliás, mais de 10% do preço final dos líquidos para consumo acaba destinado aos seus processos de distribuição, evidenciando a atratividade.

Se você quer conhecer as melhores dicas para ingressar nesse mercado ou simplesmente evoluir profissionalmente, não perca esta oportunidade. Continue a leitura deste post e confira 6 cuidados para realizar um transporte de bebidas em segurança!

1. Dirija na velocidade adequada

Conforme mencionado acima, a conservação da carga está entre os grandes pontos de atenção dos profissionais do transporte logístico. Ao carregar bebidas, a condução dentro dos limites de velocidade da via em questão garantem, além da segurança de todos, o bom estado dos produtos.

Dirigir com cautela do início ao fim da jornada, aliás, não é uma dica apenas para caminhoneiros, mas os benefícios se destacam nesse ramo, pois a mecânica do veículo sofre menos e o consumo de combustível cai significativamente. Isso acontece porque motor, pneus, freios e o sistema de transmissão recebem menos exigência.

A fragilidade das bebidas aumenta tais necessidades. Prejuízos como a quebra de garrafas, sobretudo em estradas de qualidade ruim (algo comum no Brasil), geram contratempos bem incômodos de resolver. Ao motorista, então, cabe respeitar as orientações de velocidade e entrar nas curvas com a calma devida, garantindo uma boa distância dos demais veículos.

2. Planeje a rota

O transporte de bebidas requer doses suficientes de organização. Pudera: são itens pesados e de deslocamento muitas vezes complexo dentro de um espaço como a carroceria do caminhão. Nesses casos, o planejamento da rota agiliza vários processos que integram a logística de distribuição da carga.

Geralmente, os vasilhames chegam cheios e são recolhidos já vazios. Quando a rota de entrega é bem organizada, o peso é mais bem distribuído.

Outra vantagem do planejamento é a fuga de ruas recheadas de buracos, um risco tremendo para produtos que estão em embalagens de vidro, por exemplo. Além disso, é possível impedir o tráfego em vias íngremes, o que não somente dificulta as entregas, como as tornam demoradas. E mais: indo direto ao ponto, economiza-se combustível.

3. Armazene as bebidas conforme a embalagem

Mesmo que todas as bebidas sejam classificadas em um só categoria, dentro dela existem alguns subgrupos. Cada embalagem demanda um empilhamento distinto, conforme as peculiaridades apresentadas.

Nesse tipo de transporte, muitas das garrafas são feitas de vidro, conforme já observamos. Em função disso, elas podem quebrar com facilidade. Produtos comuns, como cervejas e refrigerantes, ainda têm um agravante: a gaseificação, o que eleva a pressão interna. Esses são exemplos de cargas que devem permanecer longe de vibrações e do calor.

A diferenciação por embalagem exige cuidados ligados ao estado de conservação dela antes do carregamento. Ao entrar na carroceria, tudo fica sob tutela do caminhoneiro, aumentando a importância de realizar o armazenamento conforme as características específicas. Garanta que nada fique “se batendo” no espaço dedicado ao transporte.

4. Utilize a Vinilona Sider Sansuy

Um bom caminhoneiro sabe muito bem dos riscos envolvidos no transporte de cargas. Da umidade à sujeira, passando pelos problemas de luminosidade, é essencial que manter a limpeza da carroceria, acomodando as bebidas adequadamente. A Vinilona Sider Sansuy, nesse cenário, cumpre um papel importantíssimo.

Formada por fios de poliéster de alta tenacidade, a Vinilona Sider são cortinas para caminhão do tipo sider, servindo também para implementos rodoviários e ferroviários (vagões), oferece efeito retardante de chamas, resistência a rupturas tanto longitudinais quanto transversais, resistência a rasgos nos mesmos sentidos, entre outras vantagens.

Além disso, ela é revestida com laminado PVC flexível, facilitando bastante os processos logísticos. Há efeitos contra a radiação ultravioleta e a proliferação de fungos. Para limpar, basta aplicar água na superfície, aplicar as substâncias indicadas, esfregar e enxaguar.

Os produtos da Sansuy favorecem o transporte seguro de bebidas. No caso, o carregamento e o esvaziamento da carroceria podem acontecer por trás ou pelas laterais.

5. Transporte no veículo ideal

Todo modelo de carroceria é melhor para determinado tipo de carga. A carroceria baú e a graneleira são dois exemplos interessantes: apresentam alta eficácia em determinados contextos, mas não para o caso da logística de bebidas. O ideal é a carroceria furgão sider.

Esse tipo de carroceria também é conhecido como modelo lonado. Certos mesmo são seus benefícios: a manipulação pela traseira ou pelas laterais, conforme vimos anteriormente, facilita a carga e a descarga das bebidas. Tudo o que é preciso é contar com empilhadeiras de boa qualidade para acelerar o processo de distribuição.

Na etapa em que se esvazia o espaço de armazenamento, é importante se atentar à capacidade de transporte do local, além dos aspectos já citados. Quanto mais rapidamente ocorrerem as ações logísticas, melhor, mas lembre-se: nunca acelere passos sem a garantia de total segurança.

6. Tome cuidados ao carregar e descarregar

Dando sequência aos atos específicos de distribuição, que representam a atividade-fim de toda a viagem do caminhoneiro com bebidas, a palavra-chave é cuidado, mas poderia ser atenção ou algo semelhante. Trata-se de um momento crítico que, sem destreza, pode gerar danos sérios.

Evitando colocar em risco as precauções tomadas ao longo das etapas anteriores, o profissional deve condicionar a carroceria e impedir que muitas pessoas manejem os produtos em conjunto.

Buscando reduzir a chance de acidentes de trabalho, de quebras das garrafas e de entregas em endereços errados, a calma desempenha função crucial. Isso começa já ao estacionar o caminhão, fugindo de locais proibidos ou temporários. A partir daí, com atenção e respeitando as orientações de cada entrega, o processo continua.

O transporte de bebidas, portanto, é um âmbito capaz de garantir lucratividade aos profissionais envolvidos. Para isso, as dicas trazidas ao longo do conteúdo são fundamentais. Desde os cuidados técnicos na direção até a última remessa de entregas, esvaziando a carroceria, o condutor precisa de planejamento, organização e foco.

O que achou do texto? Foi útil para você? Ficou com dúvidas? Aproveite a visita ao blog da Sansuy e entre em contato conosco!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

icon_newsletter

Selecione o assunto do seu interesse

    vinilona_cinza_20_2_1

    Materiais Gratuitos