Voltar para a página inicial

3 questões para avaliar lona para tanque de peixes!

Modificado em: maio 31, 2023

A lona para tanque de peixes é um item imprescindível para alguns tipos de criadouros, como os escavados. Tais espaços são excelentes para criar seres aquáticos, mas é necessário avaliar alguns aspectos sobre eles. Por isso, neste texto, vamos explicar um pouco sobre eles.

Para tal, vamos apontar quais peixes podem ser criados em tanques de lona, os cuidados necessários para isso e como escolher o melhor para seu negócio. Na conclusão, vamos apontar alguns materiais para a impermeabilização desses reservatórios.

Fique conosco e entenda como proporcionar o melhor espaço aquicultura!

Quais peixes criar em tanques de lona?

A infraestrutura vai possibilitar um desenvolvimento saudável do ser vivo. Alguns peixes não são indicados para um tipo ou outro de tanque devido às suas características de convívio, tamanho, espaço para nadar pela água, entre outras.

Os tanques de lona não tendem a ser tão limitados nesse sentido, porém, é importante conhecer as espécies que melhor se adéquam a esse tipo de reservatório.

Os peixes podem apresentar demandas relacionadas a temperatura, tamanho e técnicas de manejo, por exemplo. Por isso, é indispensável um ambiente capaz de contemplar as dimensões dos animais, levando em consideração a quantidade deles no espaço, além dos métodos de manejo.

Algumas espécies são mais alocadas nessa categoria de tanque graças à compatibilidade delas com tal ambiente. São elas:

  • pacu;
  • tilápia;
  • pirarucu;
  • garoupa;
  • tabatinga;
  • tambaqui.

Além disso, você pode levar em conta o gasto de criação e produção com as espécies. Algumas exigem mais despesas que outras, isso porque podem comer mais ou demandar mais custo na produção. Então, entre os peixes ideais para tanques de lona, é interessante conferir sempre quais são mais rentáveis.

Quais os cuidados necessários?

Criar peixes não é uma tarefa simples. Afinal, essas criaturas vivem na água, um ambiente um pouco mais difícil de lidar, já que não estamos tão acostumados com ele.

Por isso, é indispensável atentar-se para alguns aspectos do espaço, a fim de manter os peixes saudáveis. Confira quais são eles!

Tamanho do tanque

Como já citado antes, esse aspecto é importante para contemplar o tamanho e o número de seres marítimos, conforme a dimensão e o convívio de cada espécie.

Por isso, é necessário manter-se atento ao tamanho atingido por cada peixe, pois isso vai possibilitar acertar as dimensões ideais do reservatório. Se esse espaço for muito pequeno, por exemplo, o deslocamento e o desenvolvimento dos peixes serão dificultados.

A extensão dele ainda interfere na alimentação dos animais. Ao manejar a ração, ela deve ser alcançada por todos os seres no tanque. Se isso não ocorrer, os peixes podem sofrer com falta de nutrientes, o que vai atrapalhar o crescimento e a saúde deles.

Qualidade da água

Alguns peixes tendem a nadar frequentemente pelas áreas mais baixas do ambiente, outros mais próximos à superfície. Por isso, a qualidade da água deve se manter nele por completo. O nível do líquido também precisa apresentar padrões apropriados, o que impede a contaminação gerada pelas fezes dos peixes e resquícios de ração.

Tal padrão adequado depende da filtragem frequente da água. Para tanto, devem ser empregados dispositivos como o filtro e a bomba. Desse modo, o líquido pode ser, de modo contínuo, trocado, possibilitando condições ideais de criação.

A qualidade hídrica tem que ser monitorada constantemente, a partir de padrões essenciais da piscicultura, já que o descuido acarreta um desequilíbrio e prejudica as condições básicas para a sobrevivência dos peixes, implicando a morte deles.

Como escolher a lona para tanque de peixes?

Não é qualquer item que serve para compor os viveiros dos peixes. A lona deve apresentar certas características, assim, ela vai propiciar a qualidade do tanque e, por consequência, um ambiente adequado para os animais.

Por isso, agora vamos falar de atributos indispensáveis na hora de comprar a lona ideal para o seu criadouro de peixes. Confira a seguir!

1. Verificar a qualidade do material

Lonas de qualidade precisam apresentar uma resistência e durabilidade elevadas. Elas não podem rasgar facilmente nem se desgastar rápido, senão, a água pode ser contaminada, por causa do rasgo na peça.

Por essa razão, você deve escolher materiais fortes, como o PVC. Tal componente é leve, o que facilita a manipulação na hora de criar a estrutura. Além disso, sua capacidade de vedação é muito efetiva, já que é um item bastante resistente, durável e evita infiltrações.

O PVC também consegue realizar um isolamento térmico, evitando oscilações de temperatura para mais ou para menos. Isso é importante para manter a água em uma condição térmica agradável para os peixes. Confira os demais benefícios desse material:

  • é flexível;
  • é fácil de manusear;
  • é resistente ao fogo;
  • não apresenta porosidade;
  • impede o desenvolvimento de bactérias;

2. Pesquisar sobre o fabricante

A empresa precisa ter renome em seu ramo. Para descobrir isso, pesquise sobre ela no site de busca. Leia as informações na página dela na internet, confira os produtos, comentários dos clientes (se houver), entre outros aspectos.

Hoje em dia, as redes sociais também são um parâmetro importante para avaliar como a empresa lida com os clientes. Muitos deles vão até as páginas das empresas e leem os comentários dos consumidores. Por isso, não descarte esse canal para avaliar a autoridade da fornecedora.

3. Avaliar o tipo de tanque

O reservatório pode ser escavado ou elevado. A lona, aqui, tem papel importante, porque nos tanques escavados, ela vai impedir o contato do solo com a água, logo não pode apresentar chance de infiltração, evitando contaminações no líquido.

Já nos elevados, as lonas vão ser aplicadas como bolsões suspensos, suportados por estruturas de metal.

Qual a lona ideal para criação de peixes?

A Vinimanta é uma peça indispensável na composição de estruturas elevadas ou escavadas. Constituída de PVC, ela apresenta versatilidade, leveza e tenacidade. Além disso, com sua maleabilidade, ela se adéqua muito bem a diferentes oscilações no solo, tornando os tanques escavados mais regulares.

Como isolante térmico, a Vinimanta é ideal, não somente por ser composta de PVC, mas por contar com aditivos, estabilizantes e plastificantes — que são capazes de melhorar seu isolamento térmico, além dos atributos já citados. Confira mais vantagens dela:

  • impermeável;
  • longa durabilidade;
  • elevada tenacidade;
  • baixo índice de dilatação térmica;
  • inodora e atóxica, ou seja, pode entrar em contato também com água potável sem contaminá-la.

Agora você sabe como escolher a melhor lona para tanque de peixes. Esse fator é crucial para compor um ambiente adequado, conforme a quantidade de animais e o tamanho deles, possibilitando o desenvolvimento e a convivência corretos. Portanto, não deixe de se atentar a isso!

Além da Vinimanta, oferecemos outros itens para a criação de peixes e piscicultura no geral. Não perca tempo e confira nossos produtos. Visite nossa loja!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

Selecione o assunto do seu interesse

    Banner Tanque Circular

    Materiais Gratuitos