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Veja agora mesmo como treinar funcionários da sua loja de lonas para toldos

Modificado em: junho 6, 2024

Treinar funcionários é uma ação fundamental para manter toda a equipe engajada e motivada. Com preparo adequado, o colaborador retém toda a informação necessária para desenvolver atividades com maior competência.

Assim, investir em capacitação traz excelentes resultados para a sua loja de lonas para toldos: produtividade, destaque entre os concorrentes, aumento das vendas, fidelização de clientes.

Para acertar no processo de aprimoramento, existem algumas dicas importantes que podem ser seguidas, como reconhecer as necessidades de treinamento, identificar as fraquezas, buscar um treinador capaz de sanar todas as dúvidas.

Neste artigo, serão apresentados pontos importantes que você precisa considerar para promover treinamentos efetivos. Acompanhe!

Reconheça as necessidades de treinamento

Essa etapa é primordial para que você consiga definir as suas ações. Faça um diagnóstico para verificar quais são as necessidades da sua equipe de colaboradores. Identifique o que motivou a procura por treinamentos para elaborar um programa que entregue resultados satisfatórios.

Se essa etapa não for realizada, é muito provável que o tempo de todos será desperdiçado com informações irrelevantes e que o projeto ficará desestruturado. Antes de elaborar o seu plano de ação, defina:

  • qual será o foco do treinamento;
  • se a equipe aprenderá a trabalhar com uma nova ferramenta, estratégia, método de trabalho;
  • se o treinamento será uma ação de reciclagem;
  • quais são os conhecimentos necessários para a realização do trabalho com sucesso;
  • se a capacitação será direcionada para um setor específico.

Observando aspectos como esses, você conseguirá estruturar todas as etapas do seu programa de treinamento e nivelar as informações oferecidas.

Apurando as necessidades, você saberá o grau de conhecimento dos seus colaboradores, por exemplo, sobre as lonas. Não adianta fazer um treinamento para explicar a usabilidade de um produto se o seu funcionário não conhece nem o material de composição, que é o elemento principal de uma mercadoria.

Identifique as fraquezas

Acompanhe a rotina dos funcionários e analise o rendimento deles por meio de relatórios de desempenho individual e coletivo, avaliações de clientes, reclamações e planos de metas.

Com esses dados em mãos, é possível identificar os pontos de melhoria, além de ter uma oportunidade de obter conhecimento sobre questões que possam se agravar no futuro.

Busque treinadores adequados

Para otimizar o processo de aprendizagem, é interessante que a empresa invista em um profissional capaz de esclarecer as dúvidas de todos os colaboradores. Você pode contratar uma empresa especializada em treinamentos ou buscar essa pessoa no seu próprio estabelecimento.

Faça essa escolha de acordo com o propósito e a habilidade a ser desenvolvida na capacitação. O responsável pela preparação precisa:

  • oferecer espaço para que os colaboradores obtenham todas as informações de que precisarem;
  • fazer com que a equipe se sinta à vontade para fazer perguntas;
  • saber identificar a abordagem adequada para as pessoas que serão o alvo da transmissão do conhecimento.

Avalie o aprendizado após treinar funcionários

Não basta apenas oferecer informações, é preciso ter um método para avaliar os resultados antes e depois do treinamento. Para isso, utilize análises de desempenho a fim de criar metas e acompanhar a evolução da sua equipe. Além disso, realize testes e avaliações para saber se todo o conhecimento foi absorvido.

Após o treinamento, ofereça uma tarefa que exija que os funcionários usem o que acabaram de aprender. É uma excelente estratégia para consolidar o aprendizado e mostrar o que ainda precisa ser trabalhado.

Tenha líderes exemplares

A forma mais efetiva de colocar tudo o que foi aprendido nos treinamentos é contar com a prática exemplar dos líderes. Afinal, os gestores de uma empresa são responsáveis pelo desenvolvimento de todo o processo de trabalho do cotidiano. Por isso, o líder é visto pela equipe como um modelo a ser seguido e copiado.

A pessoa que ocupa esse cargo precisa estar comprometida com a aprendizagem e qualificação constantes, pois as atitudes de um gestor podem impulsionar ou desmotivar as ações produtivas dos funcionários.

Dê feedback periodicamente

Use o feedback como uma ferramenta para deixar os seus funcionários cientes do próprio trabalho e incentivá-los à constante capacitação. É uma maneira de o colaborador saber se está realizando as atividades corretamente ou se precisa melhorar.

Quando precisar dar um feedback, faça-o de maneira particular e profissional. Se houver algum problema, exponha a situação, aponte soluções e ofereça suporte para o funcionário. Mas lembre-se de oferecer esses retornos não somente para revelar falhas. Porque também é importante desenvolver maneiras de reconhecer as conquistas dos colaboradores.

Otimize as informações internas

Você pode aproveitar o material intelectual existente na sua loja para elevar o conhecimento dos colaboradores. Invista em sistemas de comunicação interna para incentivar os funcionários a registrarem e compartilharem soluções. Essa estratégia potencializa a resolução de demandas, já que todos distribuem e assimilam mais conhecimento específico sobre as práticas da empresa.

Impulsione habilidades específicas

Invista em treinamentos com foco no aprimoramento das atividades realizadas no cotidiano. Nesse caso, os funcionários já estão familiarizados com o assunto e o engajamento e a motivação para o aprendizado são grandes.

Com essa proposta, o colaborador aprende de forma prática tudo o que vive na sua rotina dentro da empresa. Ela pode ser usada para padronizar os processos do dia a dia e informações.

Alinhe treinamento e cultura da empresa

A cultura de uma empresa é um conjunto de fatores que determinam o modo como o trabalho será desenvolvido. Treine a sua equipe de acordo com os valores e objetivos do seu empreendimento, não foque apenas em repassar informações.

Por exemplo, se a sua loja trabalha com produtos que visam a conservação ambiental, destaque esse ponto e mostre como ele é relevante. Se a sua empresa é reconhecida por oferecer autoatendimento, ressalte a importância de um serviço de qualidade e do bom relacionamento com o cliente.

Torne o treinamento empolgante

Um dos maiores desafios ao promover ações de aperfeiçoamento é ampliar a visão dos funcionários para que eles se dediquem a aprender e se envolvam durante o processo de aprendizado. Alguns colaboradores pensam que é perda de tempo ou que já conhecem todo o trabalho e não precisam complementar o seu conhecimento.

Para reverter essa situação, promova treinamentos específicos para cada função, apresente técnicas interessantes e atualizadas sobre a área de cada grupo e incentive o aperfeiçoamento das habilidades pessoais úteis para a vida do colaborador.

Treinar funcionários é uma prática essencial para que a sua empresa alcance resultados melhores e aprimore os processos internos. É necessário realizá-la com frequência mesmo que você já esteja satisfeito com o desempenho da sua equipe, pois o treinamento regular ajuda a manter as habilidades e conhecimentos em dia.

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