Voltar para a página inicial

Transporte de água: saiba como proceder

Modificado em: outubro 5, 2023

Em algumas regiões do país, o transporte de água é extremamente necessário para suprir o consumo humano, comercial e na agricultura. Isso acontece devido aos longos períodos de seca, que provocam situações graves e comprometem as atividades pessoais e profissionais.

Além disso, o transporte de água também é uma atividade útil para fazendeiros, que necessitam de água disponível em pontos distintos da propriedade — ou seja, é um serviço simples e muito importante para o andamento das atividades em diversas vertentes do agronegócio.

Contudo, embora seja um processo de baixa complexidade, você pode ter dificuldades se não conhece o procedimento adequado. Pensando nisso, continue a leitura deste post e veja informações relevantes para acertar na hora de fazer o transporte de água e garantir processos seguros, rápidos e eficazes!

Como funciona o transporte de água no Brasil?

O transporte de água é um serviço comum no Brasil, utilizado tanto nas grandes cidades quanto nas propriedades rurais. Trata-se de uma atividade classificada de acordo com o objetivo do uso da água, que pode ser para consumo humano ou outros fins.

Quando é indicada para consumo humano, a água deve ser potável e ter o transporte regularizado para evitar contaminações. Em outras palavras, é obrigatório que o veículo e tanque estejam em perfeitas condições de uso, garantindo a devida higienização.

Para os demais casos, é importante também que a água tenha boas condições e os veículos estejam regularizados. Inclusive, para evitar transtornos e contaminações, e utilizar um recurso de qualidade, de acordo com as necessidades e expectativas.

Quais são as formas para o transporte de água?

Para realizar o transporte de água, é possível contar com métodos diferentes, que se encaixam perfeitamente nas necessidades. Sendo assim, é fundamental considerar os seus objetivos e identificar formas que sejam econômicas e ofereçam ótimo desempenho e segurança.

Veja, a seguir, quais os modais de transporte de água disponíveis!

Caminhões-pipa

Todo mundo deve conhecer os famosos caminhões-pipa que, volta e meia, circulam pelos jornais transportando água pelas regiões mais carentes do nordeste, por exemplo. Eles também fazem o transporte em regiões de extrema seca no cerrado, principalmente em períodos de queimadas.

Bombas e tubulações

O uso de bombas e tubulações é uma solução que se encaixa em algumas situações, no entanto, tem um custo elevado e maior possibilidade de complicações. Além disso, o sistema exige manutenções e, se for em longas distâncias, pode tornar-se inviável, considerando o custo-benefício e as características da região.

Uso de tanques vinílicos

Outra forma bastante interessante é utilizar um tanque que pode ser acoplado no seu caminhão de carga. O tanque, que tem a possibilidade de ser comprado por tamanho e capacidade, vai ser colocado na parte traseira do seu caminhão, ou caminhonete.

Você pode conseguir encontrar tanques a preços acessíveis, com ou sem bombas capazes de levar até 450 litros de água. Ainda existem tanques menores, mas o mais importante é entender que é possível o transporte de líquidos sem necessariamente ter um caminhão-pipa.

Quais os cuidados para realizar o transporte de água?

Para realizar o transporte de água com segurança é indispensável tomar alguns cuidados, seja para consumo humano ou não. Trata-se de medidas para assegurar a qualidade e garantir um uso adequado, sem riscos para a saúde ou materiais.

Sendo assim, antes de realizar o transporte, seja em caminhões-pipa, tanques vinílicos ou tubulações, tenha atenção aos seguintes fatores:

  • respeite a capacidade do caminhão ou tanque;
  • faça inspeções na tubulação;
  • resolva todo tipo de vazamento;
  • estude a rota do transporte com antecedência;
  • conte com soluções especializadas;
  • tenha atenção às leis;
  • certifique-se da qualidade da água;
  • colete em fontes regularizadas.

Embora seja uma atividade simples, o transporte de água deve ser realizado com ações profissionais e bem planejadas. Afinal, é preciso evitar acidentes, prejuízos e garantir que todo o processo aconteça de acordo com os melhores padrões.

Como é a legislação para o transporte de água potável?

O transporte de água potável é uma atividade que merece mais atenção, pois se trata de um recurso para consumo humano. É indispensável garantir que a água chegue ao destino com qualidade e livre de contaminações que possam colocar a saúde em risco.

Nesse sentido, a principal lei que deve ser considerada é a Portaria N° 888 do Ministério da Saúde — que trata sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.

Os principais pontos relacionados ao transporte de água potável em caminhão-pipa e tanques são:

  • o carro-pipa deve ser exclusivo para transporte de água potável;
  • é preciso realizar inspeções periódicas nos sistemas e soluções de abastecimento;
  • é preciso ter a autorização para o fornecimento de água para consumo humano de uma autoridade de saúde pública;
  • deve constar o documento com identificação do SAA ou SAC onde o carro-pipa foi abastecido;
  • manter as condições higiênico-sanitárias do carro-pipa exigidas pela autoridade;
  • abastecer o carro-pipa exclusivamente com água potável;
  • é proibido transportar água potável em tanque compartimentado com outras cargas;
  • é necessário realizar análise laboratorial para atender todos os padrões de qualidade da água.

Todos esses pontos previstos na portaria devem ser rigorosamente atendidos para garantir um transporte regularizado. São medidas indispensáveis para evitar riscos de contaminações que podem causar danos sérios à saúde pública.

Quais os riscos de transportar água inadequadamente?

Todo o transporte de água deve ser conduzido de forma regularizada e dentro de todos os aspectos previstos em lei. Avaliar esses requisitos é substancial para evitar problemas e prejuízos que afetam tanto o cliente quanto o motorista.

Diante disso, não ter cuidado com o transporte e conduzir o processo irregularmente pode gerar multas em caso de abordagem das autoridades. Inclusive, com a apreensão da carga e maiores problemas e custos para liberar o veículo.

Além disso, quando o objetivo for o transporte de água potável, não atentar para os requisitos legais é uma situação ainda mais delicada. O risco de contaminações pode ser elevado e colocar a saúde das pessoas e animais que a consumirem em risco.

Portanto, realizar o transporte de água de acordo com as leis e com qualidade é a melhor alternativa para um trabalho de excelência. Sobretudo, reduzindo todos os riscos para entregar o recurso no destino de acordo com os melhores padrões.

Qual é a melhor opção para transportar água?

Para transportar água com eficiência, é preciso pensar nos seus objetivos, recursos e nas características do terreno. Assim, é possível ter soluções adequadas, sem ter grandes gastos, garantindo uma água de qualidade para utilizar para consumo próprio, ou nas atividades profissionais.

Para isso, a Sansuy oferece soluções modernas, resistentes e versáteis, que facilitam muito o transporte de água. Além dos reservatórios estacionários, a empresa produz o reservatório móvel em diversas dimensões e capacidades, capaz de solucionar problemas em diversos cenários.

Nesse sentido, você pode utilizar os seguintes itens para o transporte e armazenamento de água:

  • Viniliq pipa 450 litros: ideal para pick-ups e carretinha;
  • Viniliq pipa 700 litros: ideal para pick-ups de grande porte;
  • Viniliq pipa 1000 litros: ideal para furgões e caminhonetes abertas;
  • Viniliq pipa 4500 litros: ideal para caminhão toco;
  • Viniliq pipa 6000 litros: ideal para caminhões truck.

Sendo assim, é uma solução resistente, durável e que atende muito bem às atividades de transporte de água. Além disso, é leve e fácil de manusear, mantendo a água sempre limpa e livre de contaminações. Basta ter cuidado para acomodar o tanque da forma correta no veículo.

Podemos concluir que o transporte de água é uma atividade que exige cuidados e deve ser realizada da forma correta para evitar complicações e desperdícios. Por isso, escolha uma alternativa que ofereça bom custo-benefício e seja ideal para suprir todas as suas demandas.

Gostou do post? Agora que você aprendeu mais sobre o transporte de água, não perca tempo e entre em contato conosco. Conheça nossas soluções para transportar água com eficiência, praticidade e muita economia!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

Selecione o assunto do seu interesse

    Materiais Gratuitos