Voltar para a página inicial

Já ouviu falar na técnica de mulching? Veja as principais vantagens!

Modificado em: maio 31, 2023

Variações de temperatura, pragas e outros problemas sempre atrapalham o desempenho das lavouras. É por isso que agricultores precisam informar-se sobre novos métodos e tecnologias para evitar grandes perdas. Uma estratégia que merece destaque é a técnica de mulching, que se caracteriza por fazer coberturas no solo ao redor das plantas para protegê-las.

Esse procedimento, além de preservá-las de diferentes agentes climáticos, como tanto o excesso de frio como o de calor, apresenta inúmeros benefícios que potencializam os resultados do seu cultivo. Da mesma forma, ele contribui para a redução de custos e de trabalho com a produção.

Neste post, você vai conhecer detalhes sobre essa técnica, saber para o que ela serve, suas vantagens e o que você precisa considerar para aplicá-la da maneira correta. Acompanhe a leitura!

Afinal, o que é a técnica de mulching e como ela funciona?

Você que trabalha com o plantio, provavelmente, já conhece a técnica de mulching, uma vez que ela acontece na natureza. Mulching é um termo em inglês que significa uma cobertura criada no solo pelas folhas mortas que caem de uma mesma ou outras plantas ao redor. Por isso, esse método é também conhecido como cobertura morta ou seca.

Como se sabe, o mulching orgânico tem o objetivo de manter o solo preservado e úmido. Como resultado, ele colabora para a melhoria desse ambiente e o fortalecimento das plantas.

Na agricultura moderna, a técnica de mulching procura usar essa ideia original combinada com outros materiais para garantir a proteção do solo e do cultivo, impedindo que plantas e raízes sofram e murchem tanto com o excesso de frio como o de calor, por exemplo.

Na prática, o processo consiste em fazer uma cobertura com um filme plástico, que pode ter diferentes colorações e funções, para justamente reduzir a perda de água e controlar adequadamente vários aspectos, como o clima, umidade, infestações, entre outros fatores que agridem a lavoura.

Quais são as principais vantagens dessa técnica?

A técnica de mulching tem sido uma grande aliada dos agricultores e é benéfica em vários sentidos. Conheça algumas de suas vantagens a seguir.

Controla a temperatura e a umidade

Em grande parte do país, o solo pode desgastar-se devido ao excesso de calor. O uso de uma cobertura plástica evita que isso aconteça, apresentando uma proteção que diminui a evaporação e a irradiação solar. Consequentemente, é mais fácil controlar a temperatura, reduzir a perda de água e manter o solo úmido.

Em regiões frias do Brasil, a técnica de mulching também é muito útil, já que evita que a água se expanda e a temperatura fique muito baixa a ponto de apodrecer ou congelar as raízes.

Colabora para diminuição de pragas e ervas daninhas

Coberturas no solo dificultam a germinação de ervas daninhas e a proliferação de insetos e outras pragas — em grande parte atraídos por esses inços. Trata-se, então, de uma forma mais barata e eficiente de controle desses danos, além de ser sustentável e causar menos impacto ao meio ambiente.

Aumenta a fertilidade do solo

Além de manter a região úmida, a técnica de mulching evita a perda de nutrientes, melhorando a qualidade e fertilidade do solo. Temporais intensos, por exemplo, podem danificar as plantas e arrastar uma grande parte da camada superficial da terra, que contém alto teor de matéria orgânica. Com a cobertura, isso não acontece, e o terreno fica mais fértil.

Impede o contato direto dos frutos com o solo

Uma vantagem que contribui para a melhora na qualidade da colheita é que coberturas plásticas inibem o contato dos frutos diretamente com o solo e ainda estimulam seu amadurecimento. Isso ocorre porque esse contato pode acelerar o processo de apodrecimento. No mais, o plástico ajuda a manter frutas e legumes limpos, potencializando sua conservação.

Como aplicá-la da melhor forma?

Na técnica de mulching, uma cobertura de plástico filme de espessura fina é aplicada em contato com o solo, funcionando como uma barreira física. Para incorporá-la de modo eficiente em sua lavoura, o agricultor precisa considerar as condições climáticas de sua região e outros fatores, a fim de escolher o material mais adequado. Os tipos mais conhecidos de mulching são os seguintes.

  • Preto e branco: controla a umidade e faz com que a planta consiga reter mais líquido. A camada branca atua como reguladora, reduzindo o aquecimento e a temperatura, e é indicada para o verão ou locais quentes. A cor branca também reflete a luz, aumentando a eficácia do controle de pragas e do processo de fotossíntese.
  • Preto: tem alta durabilidade, é bem versátil e de fácil aplicação e manutenção. É uma excelente alternativa para regiões frias, pois equilibra a temperatura.
  • Preto e prata: a cor prata também reflete luz e controla a temperatura do solo. Um de seus maiores ganhos é contribuir para evitar que folhas, flores e frutos queimem.

Para empregar essa técnica, geralmente, coloca-se tiras do plástico formando linhas de cultivo ou diretamente sobre os canteiros. O custo de implantação é muito baixo, e seu uso apresenta um ótimo custo-benefício, especialmente ao se analisar todas suas vantagens para as plantações. Se o processo for bem executado, a cobertura plástica apresenta também alta durabilidade.

Além das questões que mencionamos, que viabilizam o controle do clima e o crescimento saudável das plantas, a técnica de mulching favorece o meio ambiente — por repelir pragas e insetos naturalmente, colabora para que não seja necessário o uso intensivo de pesticidas — e otimiza o custo da produção. Afinal, com ela, o consumo de água e fertilizantes é reduzido, visto que esses bens são conservados.

A técnica de mulching é um recurso que deve ser considerado por fazendeiros modernos que desejam apostar em estratégias para impulsionar os resultados de suas lavouras e, de quebra, gerar economia e mais praticidade na produção. Com uma instalação descomplicada de uma cobertura plástica, o agricultor protege o solo e suas plantas e sai ganhando com benefícios que atuam para maximizar a qualidade do cultivo.

Você gostou deste conteúdo? Se sim, não deixe de acompanhar outras postagens e novidades! Curta nossa página no Facebook e confira nossas atualizações por lá!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

Selecione o assunto do seu interesse

    Banner Tanque Circular

    Materiais Gratuitos