Voltar para a página inicial

Tanque circular de peixe: quando é indicado?

Modificado em: maio 31, 2023

Tanques circulares são utilizados para cultivar organismos aquáticos. É uma excelente opção para aplicação em ambiente rural, pois utilizam de forma eficiente o espaço disponível, gerando, assim, maior produtividade. Também podem ser utilizados para reservatórios de água.

Quando é direcionado para cultivo de animais, esse tipo de tanque oferece um amplo sistema para criação de diferentes organismos aquáticos, como peixes, camarões, crustáceos etc. É uma boa forma de otimizar o tempo destinado ao cuidado com o cultivo, porque sua limpeza é fácil, evitando o surgimento de parasitas e outras ameaças que prejudicam o ambiente do tanque circular de peixe.

Para entender mais sobre esse tipo de produto, nesta matéria, explicamos o que é tanque circular, os detalhes, seus benefícios e suas aplicações. Confira!

O que é um tanque?

Um tanque é um local específico para armazenamento de líquidos. Pode ser colocado na superfície do solo, como um tanque suspenso, ou na parte interna do solo, escavados. Ambos podem servir como reservatório. Os tanques suspensos são mais facilmente aplicáveis.

Já os escavados demandam mais tempo para aplicação, por precisarem de uma mão de obra maior para escavação e ajuste dos tipos de filtração mecânica. Independentemente do tipo, é possível aplicar na área rural para diferentes tipos de cultivos.

Para que serve o tanque circular?

Um tanque circular tem a função de armazenar no meio líquido organismos aquáticos para o cultivo. Eles são suspensos e têm um sistema próprio de filtração, feitos de forma mecânica, biológica e gasosa. A forma de filtração mecânica tem a função de eliminar os resíduos sólidos. A biológica utiliza amônia e nitrito que passam por um processo de oxigenação.

A filtração gasosa tem o objetivo de eliminar o dióxido de carbono da água, o qual é substituído por oxigênio. Esse tipo de filtração tem a função de reduzir a necessidade de trocas frequentes da água, tornando o tanque circular mais sustentável e econômico. Dessa maneira, o tanque circular de peixe é muito utilizado no ambiente rural para a criação de organismos aquáticos.

 Em quais culturas ele é indicado?

Para cada tipo de cultura, o tanque circular exige uma especificidade. O sistema de cultura possível no tanque circular é diverso. Pode ser utilizado para cultivar diferentes organismos aquáticos, como peixes, camarões, crustáceos, rãs, entre outros. A forma circular otimiza o espaço para cultivo dos animais, cabendo uma quantidade maior em menores áreas, além de proporcionar um habitat infinito para os peixes alojados nele, já que apresentam movimentos circulares no cardume.

Por esse motivo, é o ideal para o confinamento de animais aquáticos em comparação com os tanques retangulares ou de outros formatos. Eles podem ser utilizados em piscicultura, carcinicultura, ranicultura, reservatórios e outros tipos de armazenamento. A seguir, falaremos um pouco sobre cada tipo de cultura indicada para tanques circulares.

Piscicultura

A piscicultura é o cultivo de peixes e pode ser aplicada em tanques circulares suspensos. Os animais ficam em situação de confinamento e controle populacional. É um processo de cultivo de alto crescimento no Brasil. O peixe mais cultivado na piscicultura é a tilápia e traíra. Porém, o pirarucu, o tambaqui e outros também podem ser encontrados.

É caracterizado como uma atividade aquícola, na qual o cultivo é feito em meio aquoso. Nesse tipo de cultivo, é importante prestar atenção às características da água, como temperatura e oxigenação.

Outro cultivo no mercado é o de peixes ornamentais, sendo comercialmente bem valorizados. É uma atividade importante para a geração de empregos no país, quando os animais vão para o mercado, passando por um processo de manejo e conservação adequados até o cliente final.

Carcinicultura

A carcinicultura está relacionada à criação de camarão. É outro cultivo adequado de ser feito em tanques circulares. O camarão tem um valor bem valorizado no mercado, tornando seu cultivo vantajoso para os produtores. É uma atividade antiga e comum no Brasil. Pode ser feito o cultivo marinho tanto na água salgada, quanto na água doce. É uma das formas mais lucrativas de cultivo de animais aquáticos em cativeiro.

Ranicultura

A ranicultura é a criação de rãs em situação de confinamento e cultivo. Ainda é pouco popular no Brasil, pois faz parte de um nicho de carnes mais exóticas. Todas as partes podem ser utilizadas na comercialização, desde a carne para o consumo humano, até as partes gordurosas, para a produção de cosméticos, e a pele para desenvolvimento de acessórios.

É uma atividade em crescimento no mercado interno brasileiro, sendo comum encontrar a rã-touro no cultivo.

Reservatório

O reservatório é um meio de armazenamento de qualquer tipo de produto possível de ser conservado em tanques, como grãos, sementes, ou reservas de água da chuva. Para locais com escassez de água, é uma forma positiva de armazenamento.

Tem grande capacidade de acumular recursos e grande benefício para o abastecimento hídrico de zonas rurais. Essa água pode ser aproveitada tanto para consumo humano, quanto para regar plantações, hidratar animais, entre outras várias funções possíveis.

Como escolher um bom tanque circular de peixe?

Para escolher um tanque circular de peixe ideal, é importante selecionar uma empresa especialista no produto. Isso porque isso garante que o produto será de alta qualidade e ajuda na durabilidade do produto. Também é necessário verificar o espaço disponível, para selecionar o tamanho do tanque ideal para o local.

Além disso, verificar a sua capacidade de estocagem e circulação é importante no momento da escolha. A qualidade da lona do tanque circular de peixe é mais uma característica a ser analisada.

Agora que sabe todos os detalhes sobre tanque circular de peixe, é notável que é um meio ideal para o cultivo de forma isolada de peixes, camarões, rãs e outros tipos de produtos. Isso porque seu formato oferece uma otimização do espaço para armazenamento. Existem formas específicas para filtração e bombeamento da água que reduzem a necessidade de trocas constantes, tornando o processo de cultivo mais prático e sustentável.

Achou o conteúdo relevante? A Sansuy é especialista em tanque circular de peixe. Entre em contato conosco para obter mais informações!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

Selecione o assunto do seu interesse

    Banner Tanque Circular

    Materiais Gratuitos